O profissional de Ciência da Computação é o responsável pelo desenvolvimento de programas e softwares de acordo com a necessidade do cliente, você pode até já saber isso. Mas quais matérias exatamente compõem a grade curricular de Ciência da Computação?
De modo geral, esse cientista da computação precisa desenvolver sua capacidade de resolver problemas e projetar soluções em computadores, trata-se de uma área bastante ligada a exatas. Então, se você tem habilidade com cálculo e estáticas talvez seja uma opção bem atrativa para você.
Muitos estudantes podem despertar o interesse em seguir nessa carreira, mas por onde devem começar? Será que as matérias do curso de Ciência da Computação têm a ver com o que eu quero? Essas dúvidas serão tiradas nesse conteúdo. Fique ligado!
O que você verá neste artigo:
Grade curricular de Ciência da Computação
Antes de tudo, a Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno aprenderá durante o curso. Além disso, a Ciência da Computação faz parte das áreas de exatas.
Nesse sentido, o estudante precisa ter aptidão com números, uma boa base de matemática e gostar de raciocínio lógico. Mas, não se preocupe, ao longo do curso você será testado para estar apto aos desafios do mercado de trabalho.
Mas, como você verá a seguir há uma variedade bastante ampla de disciplinas abordadas no conteúdo. Esse perfil mais multidisciplinar tem objetivo habilitar o profissional:
- A investigação e desenvolvimento de conhecimento na área de computação;
- A análise e modelagem de problemas;
- Gestão e desenvolvimento software;
- Gestão de equipes;
- Implementação de sistemas de computação.
Quais as matérias de Ciência da Computação?
Vale lembrar que a grade curricular pode variar bastante conforme a faculdade escolhida. Assim como a modalidade escolhida. A seguir, as disciplinas que você poderá encontrar no curso de Ciência da Computação oferecido pela faculdade Anhanguera.
A matriz curricular de Ciência da Computação é formada pelas seguintes disciplinas:
- Algoritmos E Estrutura De Dados
- Algoritmos E Estrutura De Dados Avançado
- Algoritmos E Técnicas De Programação
- Análise De Computabilidade E Complexidade De Algoritmos
- Arquitetura E Organização De Computadores
- Arquiteturas Paralelas E Distribuídas
- Atividades Complementares
- Compiladores
- Computação Em Nuvem
- Computação Gráfica E Processamento De Imagens
- Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Computação
- Ed – Cultura Digital
- Ed – Desenvolvimento De Carreira
- Ed – Design Thinking
- Ed – Empregabilidade
- Ed – Marketing Digital
- Ed – Mindset Ágil
- Ed – Projeto De Vida
- Engenharia De Software
- Estágio Supervisionado I
- Estágio Supervisionado Ii
- Física Geral
- Fundamentos Da Inteligência Artificial
- Internet Das Coisas
- Linguagens Formais E Autômatos
- Lógica E Matemática Computacional
- Matemática Discreta
- Métodos Matemáticos
- Métodos Numéricos Aplicados
- Modelagem De Dados
- Opcional eu
- Ii opcional
- Programação Em Banco De Dados
- Programação Orientada A Objetos
- Programação Orientada A Objetos Ii
- Projeto De Software
- Redes De Computadores
- Segurança Da Informação E De Redes
- Sistemas De Computação E De Informação
- Sistemas De Telecomunicações
- Sistemas Digitais E Microprocessadores
- Sistemas Distribuídos
- Sistemas Embarcados
- Sistemas Operacionais
- Sociedade Brasileira E Cidadania
- Trabalho De Conclusão De Curso I
- Trabalho De Conclusão De Curso Ii
Principais disciplinas de Ciência da Computação
Em quase todas as graduações existem algumas disciplinas que são essenciais ao curso. Existem matérias assim em Ciência da Computação? Essa é uma das dúvidas bastante comuns dos futuros graduandos, continue acompanhando essa e outras dúvidas abordaremos aqui.
A princípio, nos primeiros anos a grade curricular de Ciência da Computação se assemelha muito a graduação de Engenharia, apesar da graduação não ser do grupo das engenharias existem bastantes semelhanças. Além disso, nos primeiros períodos terá acesso a disciplinas de cálculo, física e programação.
Destacamos aqui algumas das principais disciplinas do curso.
- Algoritmos de Programação
- Lógica Matemática
- Inteligência artificial
- Estrutura de dados
Perfil do estudante de Ciência da Computação
Antigamente, era bastante comum ter um perfil muito parecido de tecnologia, muitas vezes ligado a pessoas introspectivas com uma enorme capacidade analítica de cálculo. Todavia, o perfil mudou bastante nesta área absorvendo muito bem essas mudanças buscando cada vez mais profissionais multidisciplinares.
Confira algumas competências comuns do perfil para quem sonha em cursar Ciência da Computação:
- Gostar de desafios
- Gostar de inovação
- Ser organizado devido ao volume informações e dados
- Visão mais interdisciplinar
Agora que você sabe um pouco mais sobre o perfil, que tal saber como está o mercado de trabalho? A pandemia trouxe algum prejuízo ao setor? Então, continue acompanhando.
Mercado de trabalho
Portanto, para quem se interessa em cursar Ciência da Computação temos boas notícias, trata-se de um mercado bastante aquecido, onde a falta de mão obra, ou seja, o mercado consegue absorver quase todos os alunos dessa graduação.
Conforme o levantamento da GeekHunter, o mercado de tecnologia teve aumento de 310% de vagas em 2020, e mesmo com a pandemia conseguiu crescer mais do que a maior dos setores brasileiros, ficando atrás de apenas alguns setores como Saúde.
Ainda assim, segundo a International Data Corporation (IDC) Brasil, o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 7% em 2021 conforme a estimativa.
Ainda mais, houve um verdadeiro “boom” por profissionais que atuam na área de inteligência artificial principalmente, em startups e empresas de inovação para analisar e modelagem de sistemas. Esse profissional é extremamente versátil dado que pode atuar nos mais diversos segmentos, tanto âmbito privado como público.
Gostou do que viu sobre a grade curricular do curso de Ciência da Computação? Então, saiba que para se formar Ciência da Computação sem comprometer o orçamento, o ideal é pesquisar meios de obter uma bolsa de estudos. Há também outros programas que concedem descontos e outros benefícios ao aluno. Confira aqui!