InícioGraduaçãoQuímica5 mandamentos para o curso de Química

5 mandamentos para o curso de Química

O curso de Química ensina ideias que estão por toda parte. Logo, durante os cinco anos de faculdade, os alunos aprendem a dominar várias aptidões.

Essa graduação também possui princípios e valores que, do mesmo modo, constroem um bom químico. Agora, você confere no artigo a seguir quais são os mandamentos da área.

Os três níveis da Química

Ao longo do curso de Química, o aluno verá muitos conceitos sobre a área. Nesse sentido, ela possui três níveis de estudo, dados como essenciais, sendo eles:

• Microscópico: diz respeito aos átomos, elementos que compõem toda a matéria que os olhos não veem;
  • Macroscópico: aqui já se trata de fatos maiores, sobretudo, os quais é possível ver;
  • Simbólico: quando a Química aceita os eventos naturais com o uso de símbolos, fórmulas e equações.

Mitos sobre o curso de Química

Há muitos mitos que dizem sobre esse curso e o ensino. Então, conheça aqui alguns deles e veja como eles não fazem sentido algum.

Só quem quer lecionar se forma na área

Na verdade, não é bem assim, já que existem várias funções para o químico formado. Portanto, apesar de ser uma opção, não é a única para os graduados na área.

A falta de opções para estudar

Outro mito, afinal, a graduação em química é fácil de achar. Não apenas isso, como existem modelos de ensino para licenciatura e também bacharelado.

O curso de química ser difícil demais

Caso se preocupe com o curso ser difícil, saiba que não é bem assim. Porém, não é uma faculdade que você deve deixar de lado, então dedique-se ao máximo.

Não é uma área com muito valor

Quem disse isso não deve ter muita noção da importância da área no cotidiano. Afinal, muitas empresas valorizam muito o químico.

Vilã da natureza

O mito dela ser a vilã do meio ambiente, por fim, também não confere. Ao contrário, a área possui um segmento próprio para a natureza: a Química Verde.

Química verde e seus conceitos

Caso não conheça esse termo, o melhor a fazer é saber mais sobre ele. Assim, veja a seguir quais são os 12 princípios da Química Verde:

1. Precaução: evitar produzir resíduos tóxicos;
  2. Eficiência Atômica: unir o maior número de átomos reagentes na peça final;
  3. Síntese Segura: Elaborar formas sintéticas sem elementos tóxicos;
  4. Criar sempre produtos seguros;
  5. Usar solventes e derivados o mínimo possível;
  6. Manter o uso eficaz de Energia;
  7. Priorizar fontes de Matéria-prima de caráter renovável;
  8. Fugir da criação dos derivados sintéticos;
  9. Preferir catalisadores para acelerar as reações;
  10. Produtos biodegradáveis, ou seja, que a própria natureza recicla;
  11. Manter a questão de poluição sempre em análise;
  12. Aplicar as ideias com foco em evitar acidentes.

5 mandamentos para o curso de Química

Agora que você já conhece alguns elementos da área, hora de seguir. Dessa forma, confira abaixo os cinco mandamentos para os alunos no curso de Química.

1. Saber os detalhes da formação pessoal;
  2. Entender os princípios e leis da Química;
  3. Estar sempre em busca de novas bases;
  4. Investigar os processos naturais;
  5. Ser curioso e, dessa forma, saber aplicar o que sabe.

A seguir, veja cada um desses mandamentos. Bem como, o que eles trazem para o dia a dia do aluno e quais seus benefícios.

1 – Saber os detalhes da formação pessoal

O primeiro mandamento diz sobre o estudo do aluno e sua formação pessoal no curso. Ou seja, a meta aqui é formar uma pessoa com conceitos sólidos.

Estão incluídas nisso aptidões para uso prático e domínio dos recursos. Além disso, é importante melhorar o que sabe em Matemática e Física para:

• Formar e descrever;
  • Arranjar e interpretar os desfechos.

Outro atributo válido é o de o senso crítico para analisar o que aprende. Por fim, é ideal saber agir de modo autônomo, mas também saber trabalhar em equipe.

2 – Entender os princípios e leis da Química

Aqui trata-se de entender os conceitos ligados à área no curso de Química. Dessa maneira, o aluno deve aprender sobre o que faz os elementos químicos e físicos.

Faz parte dessa norma saber sobre os compostos e prever e como se comportam de modo físico-químico e:

• Aspectos da reatividade;
  • Mecanismos e se estão estáveis.

Outro ponto deste tópico se relaciona com estar sempre atualizado sobre tecnologia. Por fim, é preciso ter a área como construção humana sob quesitos culturais, políticos e socioeconômicos.

3 – Buscar novas ideias durante o curso de Química

Algo essencial para o aluno do curso de Química é sempre buscar novas ideias. Assim como os textos, que devem ser lidos de maneira correta.

Outras formas de dados exibidas também devem ser levados em conta, tal como:

• Tabelas e gráficos;
  • Símbolos e expressões.

Neste tópico, por exemplo, inclui a aptidão para essas funções, lidando com outros idiomas. Além disso, é necessário saber se comunicar nessa língua estrangeira (inglês ou espanhol).

4 – Investigar as reações naturais no curso de Química

Esse tópico diz que o aluno deve ser capaz de investigar em prol da ciência. Do mesmo modo, saber notar regularidades, controlar variáveis e entender as previsões.

Tal ação influencia no modo como a pessoa se adapta ao que o mercado requer. Portanto, é essencial saber analisar e aplicar as tecnologias para adaptá-las à essa dinâmica.

As revisões, dessa forma, devem ser feitas com qualidade, quantidade e em aspectos:

• Químicos e físico-químicos;
  • Químico-biológicos sobre os compostos.

O que foi descrito nesta norma se relaciona com os planos e uso dos laboratórios. Logo, o aluno deve dedicar-se para obter os estudos de domínio dessa base.

5 – Ser curioso e saber aplicar o que sabe

O quinto mandamento, enfim, fala de algo que vale para toda a comunidade científica. Trata-se de ser curioso para analisar e pesquisar dentro dos limites éticos.

Após formado, o aluno deve ter, sobretudo, ciência da importância da profissão pelo viés social. Além disso, também deve ser capaz de aplicar o que sabe nas políticas ambientais.

Ele, nesse sentido, deve ter sob controle os processos químicos que ocorrem em áreas como:

• Indústria e vendas;
  • Marketing e segurança;
  • Gestão pública.

Isso é válido para onde quer que sejam aplicados conhecimentos de Química no dia a dia.

Mais do que mandamentos para o curso de Química

Ao longo deste texto, você viu quais os mandamentos do curso de química. Contudo, pôde ver que as ideias são mais do que dicas para os alunos.

São ideias, portanto, ditam o rumo do ensino atual para todos. Então, tenha em mente essas palavras para manter sua motivação ao longo da faculdade.