InícioGraduaçãoMedicina5 mandamentos para o curso de Medicina

5 mandamentos para o curso de Medicina

O curso de Medicina é o mais difícil de entrar. Porém, a dificuldade não acaba junto com os estudos do vestibular. Quem estuda esta área precisa ser muito dedicado. Afinal, as matérias são difíceis e exigem muito do aluno.

Por isso, saiba quais são os 5 mandamentos para os estudantes de Medicina. Além disso, entenda mais sobre a graduação e comece a sua preparação o quanto antes para o curso.

O que são mandamentos?

Muitas pessoas conhecem essa palavra pelo significado bíblico. No entanto, é possível usar mandamentos para falar sobre diversos assuntos.

A palavra vem de “mandar” e é como uma ordem ou lei. Então, todos que fazem parte do grupo devem obedecer e respeitar. É claro que o objetivo aqui não é assustar. Afinal, não seguir essas regras não faz você ser expulso do curso de Medicina.

Esses mandamentos vão ajudar nos seus estudos como futuro médico. Além disso, também são bons para quando você se formar na área.

5 mandamentos para o curso de Medicina

Um estudante de Medicina precisa ser dedicado e focado. Desse jeito, passar pela faculdade se torna menos complicado. Porém, ainda é uma tarefa difícil.

Para ter sucesso não há como não prestar atenção nas aulas. Afinal, é preciso lidar com pacientes que precisam confiar em você e no seu trabalho. Por isso, é fundamental ser um bom aluno.

Tudo isso pode ser muito difícil de aguentar. A carga é enorme e a pressão é grande. Por isso, essa postagem vai ajudar a ter um período um pouco mais calmo.

Conheça os cinco mandamentos para o curso de Medicina. Assim, você vai aproveitar bem mais sua fase na faculdade.

1. Os pacientes são o mais importante

Talvez você não saiba o motivo deste ser o primeiro mandamento. Afinal, você deve imaginar que lidar com pacientes vem apenas depois da faculdade. Ou, no máximo, em residência ou nas práticas.

Acontece que lembrar-se de que você deve cuidar de pessoas é muito importante. Desse jeito, a sua motivação para fazer o curso aumenta bem mais. Então, sempre pense o motivo de você querer passar por tudo isso.

Alguns estudantes entram na faculdade de Medicina por motivos menos nobres. Por exemplo, dinheiro ou fama. Assim, deixam quem precisa deles de lado.

Importar-se mais com o salário vai contra o que a profissão deve seguir. Afinal, você tem que se preocupar com salvar a vida de quem precisa de cuidados.

Pensar nas pessoas ajuda a passar pelos momentos difíceis do curso de Medicina. No fim, a pressão é tanta que apenas o dinheiro não faz valer a pena continuar.

2. Depois do vestibular ainda há o curso de Medicina

Como dito antes, o vestibular não é o fim de toda exigência. Na verdade, ele reflete o quanto você vai precisar se dedicar também durante o curso. Não se preocupe com isso, você chegou até aqui. Então, continue a seguir seu sonho para se tornar um médico.

Pense no vestibular como um preparo para o curso. Ou seja, foque nos estudos e pense que fazer Medicina precisa da mesma dedicação. Por isso, se você conseguiu passar pelo vestibular, com certeza vai conseguir passar pela faculdade.

Lembre-se que os estudos não são apenas para o ENEM e vestibulares. Além disso, também não ficam apenas durante o curso. É necessário continuar até depois de estar formado.

3. Descanse quando puder, pois você merece

Muitos alunos podem achar que estudar Medicina é estudar sem descanso. Porém, isso não é totalmente uma verdade. É normal pensar desse jeito. Afinal, você se acostuma a estudar tanto que é difícil desligar. Porém, existem sim os momentos de descanso.

Ser um bom aluno de Medicina não significa esquecer de sua vida social. Ainda é possível se divertir. Além disso, a pressão é tão grande que no tempo livre os estudantes costumam aproveitar.

Relaxar também ajuda durante os períodos de prova. Então, pense em fazer algumas coisas como:

  • Meditação;
  • Tirar um tempo para si, pode ser até mesmo de 30 minutos;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Sair com os amigos;
  • Comer alimentos saudáveis.

Essas atitudes vão fazer você ficar bem mais preparado para voltar a estudar. Ainda mais, não pense duas vezes antes de aceitar algum convite para festas. Depois de tanto tempo se dedicando, você merece um descanso.

4. Não decore o conteúdo

Muitas críticas são feitas ao ensino médio. Por exemplo, em como você pode passar apenas ao decorar a matéria, e não aprender. Isso não acontece com o curso de Medicina.

Para ser um médico é preciso saber o que você estuda. Afinal, você precisa se lembrar do que aprendeu quando for exercer a profissão. Decorar não ajuda.

Você vai esquecer todo o conteúdo decorado em pouco tempo. Então, tudo o que viu só serviu para passar em uma prova.

Tente associar o conteúdo. Além disso, descubra qual é a melhor forma para estudar. Por exemplo, algumas pessoas se dão bem com mapas mentais, outras preferem fazer resumos.

Associar com o cotidiano também é uma ótima forma de aprender. Você pode associar o assunto no dia a dia. Assim, nem vai sentir que está estudando.

Não pense que nunca vai conseguir lembrar de todas as informações. No fim, a prática também ajuda muito no aprendizado.

5. Estar no curso de Medicina não é ser médico

Um aluno começa a se inserir na vida profissional por meio da faculdade. Por isso, é comum começar a pensar e agir como se fosse formado na área. Mas, lembre-se que você ainda é um estudante de Medicina, não um médico.

Isso é importante porque a prática na faculdade é muito diferente da prática no trabalho. Por exemplo, cometer erros é muito pior no trabalho. Por outro lado, eles são bem-vindos na faculdade de Medicina.

Todos os estudantes estão na universidade para aprender. Então, é preciso errar e acertar diversas vezes. Não coloque uma pressão em você que não precisa existir.

Os acertos acontecem conforme a prática. Assim, eles se tornam algo natural e os erros são bem menores. Além disso, isso vale até para a residência médica.

Tire esse peso dos seus ombros. Lembre-se: não é preciso agir como um médico, pois você não é um.

Aproveite o curso de Medicina

Fazer faculdade de Medicina é apenas uma pequena parte da sua vida. Porém, ela vai te preparar para todo o resto. Aproveite esses momentos ao máximo, pois eles passam rápido. Então, faça amizades, estude, comemore e tudo mais que tem direito.

A Medicina pode ser muito estressante com toda a pressão e exigência. Por isso, esses mandamentos vão ajudar a passar por essa fase de forma mais tranquila. Você merece relaxar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.