InícioGraduaçãoEconomia5 mandamentos para o curso de Economia

5 mandamentos para o curso de Economia

O curso de Economia está ficando cada vez mais famoso entre os estudantes. Muitas pessoas estão em busca de seguir essa profissão, ainda que não conheçam tudo sobre ela. Confira esse post completo sobre o assunto e tire suas dúvidas de forma rápida e prática.

Conheça mais o curso de Economia

Na faculdade o aluno aprende tudo relacionado ao desenvolvimento da economia. Ainda, ele vai entender melhor como ela afeta a vida das pessoas de maneira direta. Tudo isso analisando os sistemas econômicos e seus integrantes.

É por isso que quem faz esse curso vai estudar as coisas de maneira bem abrangente. Assim, o aluno vê desde a parte da produção até a chegada ao consumidor. Portanto, note que isso vai muito além de matemática pura.

A duração do curso é em torno de quatro anos, e você se dedica em média 3.600 horas. Além disso, ao final da graduação o profissional está apto para trabalhar no setor público e privado.

Os 5 Mandamentos para o curso de Economia

Essa é uma formação bem complexa, de modo que você precisa estar ciente de alguns pontos. Os chamados mandamentos existem para os alunos tenham uma noção completa do que esperar.

Também são dicas de como encarar o curso de maneira mais eficiente. Portanto, conheça quais são eles logo abaixo.

  1. Saiba a diferença entre Economia e Ciências Econômicas;
  2. Una ciências exatas à ciências humanas;
  3. Dedique-se à matemática, uma disciplina essencial;
  4. Tenha um perfil analítico e estratégico;
  5. Conheça bem o mercado de trabalho e as oportunidades.

Nos tópicos seguintes você vai ficar por dentro de cada um deles de maneira mais detalhada. Assim, perceba como esses mandamentos são importantes na hora de considerar fazer esse curso.

1 – Saiba a diferença entre Economia e Ciências Econômicas

É comum encontrar pessoas que achem que esses termos se referem a mesma coisa. No entanto, isso está longe de ser verdade, e você precisa aprender a diferença entre eles. Então, a economia é caracterizada como um fenômeno por si só.

Ela forma um grupo de interações que acontecem dentro do mercado financeiro. Isso, claro, sempre aplicado de maneira mundial. Já as Ciências Econômicas são definidas como um conjunto de conhecimentos.

São acumulados e aplicados no dia a dia. Assim, o grande objetivo é analisar e compreender a Economia em si. Infelizmente, muitos estudantes ainda confundem e acreditam que esses são dois cursos diferentes.

De toda forma, as Ciências Econômicas é o que se estuda dentro da formação em Economia. Então, esse é o primeiro mandamento que todo entusiasta dessa graduação precisa saber.

2 – Una Ciências Exatas à Ciências Humanas

O curso de Economia aborda diversos assuntos ao longo da sua duração. Assim, o aluno que acredita em uma formação mais restrita a apenas uma área vai ficar frustrado.

Na verdade, aqui o estudante precisa lidar com as ciências exatas e humanas ao mesmo tempo. Além disso, você só se tornará capaz de compreender os aspectos econômicos se tiver noção de tais áreas.

É por isso que desde o começo o aluno precisa se preparar para lidar com elas. Então, de nada adianta só se dar bem nas disciplinas de cálculo. As matérias mais sociais têm o mesmo grau de importância na formação do profissional em economia.

Principais disciplinas do curso

Caso decida que vai seguir essa carreira, tenha certeza de que o curso é bem puxado. Ainda, a grade curricular é bem abrangente e exige muito estudo. Conheça as principais matérias desta graduação.

  • Cálculo;
  • História do Pensamento Econômico;
  • Administração;
  • História Econômica Geral;
  • Contabilidade;
  • Finanças;
  • Macro e microeconomia;
  • Formação Econômica do Brasil;
  • Análise de Dados.

3 – Dedique-se à matemática, uma disciplina essencial

Para muitos alunos, as disciplinas de humanas são mais fáceis de compreender. No entanto, como foi dito acima, só isso não é o bastante. Economia é um curso que tem muito cálculo, e você precisa entender como cada um deles é feito.

É por isso que o terceiro mandamento é focado na matemática. Agora, o fato dessa matéria estar presente no curso não é motivo para desânimo. Isso no caso dos alunos que não se consideram bons nela.

Não desista e pratique muito

Lembre-se de que tudo é questão de prática e acredite, oportunidades é o que não falta no curso. Assim, você vai treinar cálculos matemáticos o tempo inteiro. Além disso, antes mesmo de entrar na faculdade você já pode começar sua preparação.

Caso a sua situação seja inversa, e você não se considere bom em ciências humanas, calma. Então, apesar de diferente, a lógica é a mesma aqui.

Dedique-se às disciplinas que exigem mais de você. Agora, é claro que tudo isso só se aplica a pessoas que de fato sonham em cursar Economia.

4 – Tenha um perfil analítico e estratégico para o curso de Economia

Apesar da prática ser um fator importante, o perfil do candidato ao curso conta muito. Dessa forma, ele precisa ter seu olhar mais estratégico e analítico. Ainda, tenha em mente que as oportunidades no mercado de trabalho dependem disso.

O profissional da área precisa ser capaz de estudar fenômenos e comunicar seus resultados. Além disso, esse perfil é essencial para aqueles que desejam trabalhar dentro de empresas.

5 – Conheça bem o mercado de trabalho no curso de Economia

Uma das coisas mais interessantes sobre esse curso, é que ele te prepara para várias possibilidades. No entanto, para ter acesso a elas, você precisa conhecer muito bem o mercado de trabalho e como ele funciona.

É possível trabalhar em seguradoras, bancos, corretoras, entre outros. Ainda, nos momentos de crise, os profissionais do ramo são mais requisitados. Dessa forma, encontrar um emprego na área não é tão complicado.

O setor acadêmico também é uma ótima oportunidade. Assim, o aluno de economia tem várias opções na qual ele precisa considerar antes de decidir sobre o trabalho dos sonhos.

Vá em busca da sua profissão dos sonhos

Até aqui você já sabe tudo sobre os mandamentos do curso de Economia. Agora é a sua vez de dar o próximo passo na sua carreira profissional. Então, caso goste desse ramo, comece logo a se preparar para entrar em uma faculdade de renome.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.