InícioGraduaçãoQuímica5 mitos sobre o curso de Química

5 mitos sobre o curso de Química

Existem muitos mitos sobre o curso de química, dificultando a verdadeira visão sobre a formação. Então, é preciso saber quais são eles e como é a realidade. Por isso, o texto a seguir apresenta fatos sobre a graduação.

Como é o curso de química?

A certificação pode ser oferecida nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Assim, estando presente na maioria das universidades públicas e privadas do Brasil. Logo, é fácil conseguir uma matrícula no ramo.

Durante o aprendizado, estudam-se assuntos como a composição e a transformação da matéria. Com isso, sendo uma ciência em constante transformação. Exigindo, também, dinamismo e versatilidade de seus profissionais.

No curso de química são proporcionadas muitas opções de atuação. Como, por exemplo, as indústrias, laboratórios e escolas, que empregam sempre químicos. Além disso, também pode-se investir em uma carreira como pesquisador ou professor em universidades.

Os profissionais são formados para investigar e realizar experiências e análises com propriedade. Mas, não é apenas isso, eles aprendem composições e transformações de cada substância.

Pode-se escolher entre uma graduação em bacharelado ou licenciatura. Ou seja, como professor que desempenha atividades relativas à pesquisa e desenvolvimento, no primeiro. Enquanto o segundo, é aquele que pode dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

No mercado de trabalho, a área de atuação é estendida, principalmente, para indústrias. Assim, o curso de química prepara para estar preparado para supervisionar a produção. Também, aplicar testes e pesquisar novos materiais.

Por que saber quais são os mitos sobre o curso?

Existem muitos motivos para ser necessário saber quais são os maiores mitos sobre a graduação. Já que, entendê-los e descobrir a realidade por trás de cada um, ajuda na hora de visualizar o seu funcionamento.

Manter em mente que fatos verídicos sobre determinada profissão garante que a escolha do que usar seja feita com base nos mesmos. Com isso, as oportunidades de decidir errado são menores.

O curso de química passa por muitos julgamentos por se tratar de uma matéria em que algumas pessoas têm dificuldade. Mas, é interessante se lembrar de que, com uma boa explicação e estudo, as coisas ficam mais fáceis.

Ao se pensar com calma, é possível identificar alguns mitos quando são ditos. Afinal, boa parte deles são visões de pessoas que não se encantam pelo conteúdo. Assim, prejudicando a verdade sobre o mesmo.

Sabendo de cada um desses fatores, fica aparente a necessidade de conhecer a formação de verdade. Por isso, a leitura desse texto se faz interessante para quem deseja descobrir se ela realmente vale a pena.

5 mitos sobre o curso de química

Entre todos os mitos sobre o curso de química, existem cinco que se destacam. Então, neste tópico, traremos cada um deles e a verdade por trás. Veja a seguir:

1- Apenas quem quer ser professor se forma na área

Uma das maiores mentiras que rondam a formação é a de que todos que a tem viraram professores. Afinal, é possível exercer a mesma em várias áreas, como já apresentado. Logo, não os formandos não atuam apenas em escolas.

2- Não existem muitas faculdades com o ensino

É muito fácil encontrar universidades que disponibilizam o curso. Assim, dando a opção de escolha entre o bacharelado e a licenciatura. Com isso, permitindo que o aluno decida qual realmente satisfaz as suas expectativas.

3- É difícil conseguir se formar em química

O curso de química não é complicado. Precisando, apenas, de dedicação e estudo para obter um bom aprendizado. Portanto, não é impossível conseguir alcançar o diploma no mesmo.

4- A formação não é valorizada

Um químico tem propostas de diferentes tipos de trabalho. Porque, trata-se de uma profissão importante para qualquer área, por isso, se faz necessária. Então, a graduação é valorizada por diversos tipos de empresas.

5- A química é a vila no meio ambiente

As pessoas costumam acreditar que ela é uma das maiores vilãs quando se trata da poluição. Mas, a realidade é que é uma grande aliada para o desenvolvimento de materiais orgânicos ou reutilizáveis. E, além disso, para a produção de biodegradáveis.

Dúvidas comuns sobre o curso de química

Como no caso dos mitos, existem, também, dúvidas sobre o curso de química. Por isso, este tópico visa acabar com as mais comuns. Com isso, é possível conhecer um pouco mais sobre essa formação.

Existe um perfil para quem se forma na área?

A área exige profissionais com posturas dinâmicas no mercado industrial ou acadêmico. Ou seja, que tenha algumas capacidades importantes. Logo, veja a seguir algumas delas:

  • Capacidade de se manter sempre atualizado sobre os avanços tecnológicos;
  • Saber usar os equipamentos e materiais;
  • Dominar mais de um idioma;
  • Buscar formação contínua.

Como é o mercado de trabalho?

O curso de química prepara o profissional para muitas coisas. Assim, o mercado de trabalho oferece possibilidade de atuação em indústrias de vários tipos. Além disso, pode haver vagas em laboratórios, centros de pesquisa e escolas.

No Brasil, há inúmeras indústrias disponíveis. Já que, o país é responsável por produtos cosméticos, calçados e de limpeza.

A grade curricular é muito difícil?

Existem muitas matérias que fazem parte da grade curricular. Mas, é interessante compreender que haverão algumas que, de fato, serão um pouco mais difíceis. O que é normal dentro de qualquer graduação.

Ao fazer o curso de química, é importante saber que haverão conteúdos que irão precisar de atenção. Contudo, mantenha em mente que é algo normal e que ocorre em todos os tipos de formação.

Faça o curso de química!

Após a leitura do texto, é possível entender como realmente funciona esse tipo de faculdade. Portanto, se é algo que se enquadra com os seus gostos, é interessante apostar na mesma.

Como apresentado, é uma formação que proporciona muitas opções de carreira. Além disso, ajuda o meio ambiente e a produtividade das coisas. Por esse motivo, é interessante para quem gosta de se manter engajado.

Fazer a matrícula em um curso de química é fácil. Já que, existem oportunidades em universidades de diversos locais. Assim, a própria pessoa determina o que é melhor para ela e vale a pena tentar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.