InícioPós-graduaçãoFaculdades para quem quer ser mestre ou doutor

Faculdades para quem quer ser mestre ou doutor

Após a faculdade o estudante tem a opção de se tornar mestre ou doutor. Assim, ele aprofunda os conhecimentos obtidos na graduação.

Muitos não sabem o que devem fazer para dar esse passo na vida profissional. Por isso, descubra como fazer mestrado e doutorado, e quais são as melhores faculdades.

Diferenças entre mestrado e doutorado

Há diferenças entre os termos mestrado e doutorado. Então, é importante definir qual você quer fazer para começar a sua busca.

Mestrado

É um curso feito de análise e pesquisa. Além disso, é a melhor opção para quem quer se tornar professor. Assim, o aluno que quer ser mestre ou doutor precisa saber quais são seus objetivos.

Também existem os mestrados profissionais. Ou seja, a atenção é maior, na prática, visão analítica e conhecimentos teóricos.

Os cursos têm em média dois anos. Então, o aluno precisa fazer pesquisas, revisões bibliográficas e leituras. Além disso, ele tem um orientador que ajuda com o trabalho do mestrado.

Você só consegue o título de mestre quando aprovarem sua dissertação de mestrado. Ou seja, um trabalho com as observações da pesquisa.

Doutorado

O foco maior do doutorado é o campo de pesquisa. Então, se tem dúvida entre ser mestre e doutor comece a pensar no que prefere.

A duração do doutorado é em média quatro anos. Além disso, o aluno precisa fazer mais atividades fora da aula do que no mestrado.

O estudante tem que apresentar uma dissertação de doutorado para uma banca. Então, ele recebe o título de doutor quando o trabalho for aprovado. Parecido com o que acontece na graduação com o TCC.

Depois do doutorado existe o pós-doutorado. A duração varia com o país, porém, no Brasil fica na média de dois anos. Além disso, é como um estágio em que o aluno aplica todo conhecimento do doutorado.

E a pós-graduação?

Alunos com dúvida entre ser mestre ou doutor podem não saber onde entra a pós-graduação. Porém, ela inclui também o mestrado e doutorado.

Muitos falam pós-graduação para se referir a especialização. Além disso, ela pode ser dividida em dois grupos:

  • Lato sensu;
  • Stricto sensu.

São duas pós-graduações mais importantes em cada grupo. O MBA e a especialização faz parte do lato sensu. Por outro lado, o mestrado e doutorado ficam no stricto sensu.

Vantagens de ser mestre ou doutor

Um acadêmico com títulos como mestre ou doutor é mais respeitado. Além disso, outros alunos costumam vê-lo com admiração.

Os pontos positivos de realizar um mestrado ou doutorado são enormes. Afinal, o estudante está aprofundando seu conhecimento. Mas, há também outras vantagens como:

  • Maior reconhecimento profissional e acadêmico;
  • Ter as melhores vagas do mercado;
  • Maior rede de contatos;
  • Tornar-se um especialista;
  • Melhor salário.

Quem quer se tornar professor de faculdade pode gostar do mestrado. Doutores também podem dar aulas, porém, a duração do curso para ser mestre é menor.

Para decidir basta comparar os pontos positivos de cada pós-graduação. Mas, leve mais em conta qual é o seu objetivo profissional. As vantagens não mudam tanto de um para outro.

Fazer doutorado antes do mestrado

Quem quer ser mestre ou doutor costuma acreditar que o mestrado vem antes do doutorado. Muitos pensam até que é uma regra. Porém, isso não é verdade.

Você pode escolher fazer o doutorado antes. Mas, muitos decidem começar pelo mestrado pela dificuldade. Afinal, se tornar doutor exige mais do que ser um mestre.

Ter a maturidade para um doutorado logo após a graduação não é tão fácil. Então, escolher a especialização, MBA ou mestrado ajuda a chegar até o PhD.

Os próprios programas de doutorado preferem quem já fez mestrado. Mas, talvez você consiga uma vaga se o seu projeto de pesquisa for muito bom. Não é impossível de acontecer.

Lembre-se: para se tornar mestre ou doutor é preciso estudo e dedicação. Então, pode ser difícil conseguir juntar com trabalho e outros estudos. Portanto, pense bem antes de decidir se é o caminho que você quer seguir.

Faculdades para quem quer ser mestre ou doutor

O estudante também precisa decidir em qual instituição fará a pós-graduação. Então, surgem dúvidas sobre quais são as melhores quando o assunto é mestrado ou doutorado.

É importante escolher uma faculdade conforme os objetivos de estudo. Mas, algumas se destacam mais do que outras.

O MEC e o Inep mostram os dados de qualidade das melhores instituições. Veja quais são as faculdades para mestrado com melhores notas:

  • Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF);
  • Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper);
  • Centro Universitário Senai Cimatec (SENAI);
  • Escola de Ciências Sociais (CPDOC);
  • Faculdades Integradas de Vitória (FDV).

A maioria delas, com exceção do Insper e SENAI, também são as melhores do doutorado. Porém, há outros nomes importantes. São eles:

  • Escola de Economia de São Paulo (EESP);
  • Universidade Tiradentes (UNIT);
  • Centro Universitário de Brasília (UNICEUB);
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Estudar para ser mestre ou doutor fora do país

Ser mestre ou doutor pode ser uma ótima oportunidade de estudar fora do Brasil. Além disso, muitas instituições oferecem bolsas que ajudam a pagar as despesas.

Fazer mestrado ou doutorado no exterior tem muitas vantagens profissionais. Por exemplo, algumas delas são:

  • Maior reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Aumenta a fluência em outro idioma;
  • Melhora a rede de contatos (networking);
  • Maior autonomia, autoconfiança e responsabilidade.

Para entrar é preciso ficar atento ao processo seletivo. Lembre-se: as aulas no hemisfério norte começam entre agosto e setembro.

É preciso um exame de fluência na língua do país em que você estudará. Depois, querem saber qual é a sua defesa do projeto de pesquisa. Em alguns casos também é pedido um portfólio.

Melhores bolsas para fazer mestrado ou doutorado no exterior

Algumas faculdades têm bolsas de estudos para alunos estrangeiros que querem ser mestre ou doutor. Conheça algumas das melhores opções:

  • Australian Government RTP Scholarship, na Austrália;
  • Clarendon Fund Scholarships na Universidade de Oxford, no Reino Unido;
  • Fulbright Foreign Student Program, nos EUA;
  • KUT PhD Scholarships in Engineering for International Students, no Japão;
  • Schwarzman Scholars, na China.

Como decidir entre ser mestre ou doutor?

Agora você já sabe a diferença entre as pós-graduações e quais são as melhores instituições. Mas, pode ser que ainda esteja com dúvida em qual caminho seguir.

Analise muito bem seus interesses, motivações e objetivos. Além disso, veja quais são as exigências do mercado e pesquise sobre sua área. Essas duas atitudes já podem te ajudar a escolher.

Outra dica é conversar com profissionais que já passaram por essa etapa. Afinal, eles sabem bem como é estar no seu lugar.

É importante saber quanto você pode investir para ser mestre ou doutor. Ambos podem ocupar bastante tempo do seu dia, então, é bom se preparar.

Corra atrás dos seus objetivos e observe tudo o que ainda pode conquistar. O mestrado ou doutorado trazem muitas vantagens para sua vida profissional. Então, talvez a pós-graduação seja de grande ajuda para alcançar as suas metas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.