InícioDicasOrientação vocacionalQual o perfil do estudante de Gestão Portuária?

Qual o perfil do estudante de Gestão Portuária?

Você já ouviu falar sobre o curso de Gestão Portuária? Caso a resposta seja não, saiba que essa graduação forma profissionais preparados para lidar com coordenação de portos e em empresas de transporte marítimo.

Ficou interessado em saber mais sobre o curso de Gestão Portuária? Então, está no lugar certo! O blog da Voomp preparou um artigo com todas as informações que você precisa saber sobre essa formação universitária. Além disso, poderá conhecer o perfil do estudante que opta por ingressar no curso da área e as principais habilidades para se destacar no mercado. 

Por isso, siga lendo o texto e descubra tudo sobre a formação e a área de trabalho em Gestão Portuária. Então, vem conosco! 

Qual a duração do curso de Gestão Portuária?

Primeiramente, é preciso esclarecer que a graduação de Gestão Portuária é um Curso Superior de Tecnologia. Ou seja, após completar a formação o estudante da área recebe o diploma de tecnólogo. Contudo, é importante ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como graduação completa, igualmente ao bacharelado, por exemplo. 

 Atualmente no Brasil existem três categorias de diplomas de nível superior, são eles: o de bacharel, de tecnólogo e de licenciado. Ainda conforme as diretrizes do MEC, os três diplomas são válidos em todo o território nacional. Sendo assim, são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que tem como exigência formação superior. Além de garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender as demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão. 

Além de ensinar as habilidades para desempenhar uma determinada função em sua área de estudo. Já os cursos de bacharelado contam com um  currículo escolar mais amplo e com mais conteúdos teóricos ao longo da formação superior. 

Por isso, entre as principais vantagens do Curso Superior de Tecnologia está o período necessário para formação. O tecnólogo torna possível o estudante adquirir um diploma de nível superior em menor tempo do que os cursos mais tradicionais. Enquanto, as graduações de bacharelado e licenciatura demoram cerca de quatro a cinco anos para formação. O curso de bacharelado precisa de cerca de dois anos.  

Então, o Curso Superior Tecnológico em Gestão Portuária conta com três semestres. Ou seja, cerca de um ano e meio  para a formação completa do estudante.

Como é o curso de Gestão Portuária? 

O Curso de Gestão Portuária tem o objetivo de formar profissionais capacitados para executar funções ligadas ao planejamento estratégico e gestão de pessoas. Além de técnicas portuárias, finanças e comércio. Dessa forma, a graduação é perfeita para os estudantes com vontade de trabalhar nos setores de portos e empresas de transporte marítimo. 

Além disso, durante a formação acadêmica o estudante tem a oportunidade de construir as habilidades necessárias para lidar com  gestão de empresas, comércio nacional e internacional. Ainda aprende a trabalhar com gestão em portos e inovações na gestão empresarial.

Por isso, o Curso de Logística é dividido em duas grandes áreas de conhecimento ao longo dos semestres. Durante um primeiro momento a graduação apresenta uma formação básica. 

Dessa forma, os primeiros semestres contam com disciplinas mais generalistas, que auxiliam o estudante a entender todos os campos do setor de Gestão Portuária. Além de preparar o aluno para futuramente trabalhar em qualquer setor de atuação da área. 

Então, durante o curso são ministradas aulas voltadas para  logística, legislação portuária, operações navais, importação e exportação. Os estudantes do curso de Gestão Portuária também têm contato com conteúdos sobre gestão. Com, por exemplo,  fundamentos de administração, comunicação empresarial e ética trabalhista.

Ainda vale ressaltar que as instituições de ensino oferecem o curso de Gestão Portuária tanto na modalidade de ensino presencial ou a distância (EAD). Dessa forma, cabe ao estudante pesquisar e decidir qual formato de aprendizagem melhor se adequá a sua rotina e expectativas para a graduação.  

Qual a grade curricular do curso?

Então, o curso de Gestão Portuária conta com disciplinas básicas relacionadas a área e com disciplinas específicas para atuação profissional. Como, por exemplo, aulas voltadas para o Agenciamento Marítimo. 

Dessa forma, se você quer conhecer o que é estudado durante os semestres da graduação, confira abaixo a grade curricular completa da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

 Agenciamento Marítimo

 Análise De Custos

 Comércio Internacional

 Economia Para Negócios

 Equipamentos Portuários

 Gestão Ambiental

 Gestão Das Operações Portuárias

 Legislação Aduaneira E Marítima

 Marketing Para A Inovação

 Planejamento Estratégico Portuário

 Processos Logísticos

Qual o perfil do estudante do curso de Gestão Portuária?

Então, como em toda graduação, o estudante do curso de Gestão Portuária conta com características importantes entre si que auxiliam a se destacar no setor. Dessa forma, listamos habilidades importantes para você poder encontrar sucesso no mercado de trabalho de Gestão Portuária.  

 Trabalhar em equipe

 O gestor portuário precisa trabalhar com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas. Dessa forma, gostar de  trabalhar em equipe é um diferencial do estudante do curso de Gestão  Portuária. Por isso, é importante usar o período da graduação para desenvolver essa habilidade.

Comunicação

O profissional do setor de Gestão Portuária está sempre lidando com pessoas. Seja através dos clientes ou através dos colegas de trabalho. Por isso, é essencial que o estudante aproveite o período da faculdade para desenvolver essa habilidade. Dessa forma, a apresentação de seminários durante a graduação pode ser uma ótima chance para treinar a comunicação. 

Gostar de tecnologia 

Atualmente, a maior parte das análises e relatórios desenvolvidos pelos gestores portuários são realizadas através de softwares e aplicativos específicos. Por isso, o estudante da área precisa ter afinidade com tecnologia e procurar sempre se atualizar sobre as novidades no setor. 

Conclusão

Então, você gostou de conhecer melhor o curso de Gestão Portuária? Está pensando em investir na formação  e dar o primeiro passo para sua futura carreira profissional? Enfim, espero que sim e que o artigo tenha elucidado as dúvidas sobre a formação na área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.