InícioGraduaçãoFonoaudiologiaQual o perfil do estudante do curso de Fonoaudiologia?

Qual o perfil do estudante do curso de Fonoaudiologia?

A Fonoaudiologia é uma das carreiras indicadas para quem gosta de trabalhar com pessoas, no atendimento, ajuda e aconselhamento.

Há perfis variados para profissões variadas, e é ótimo que seja assim. Dessa forma, temos pessoas com capacidade analítica, que se dão bem na área de Exatas. Há também quem goste de se comunicar, ou se interesse por leis. Tem quem goste muito de cuidar de pessoas. A Fonoaudiologia é um desses cursos voltados para essa vocação.

Afinal, essa carreira ajudará as pessoas com dificuldade de se comunicar, e em vários sentidos. Tem quem não consiga pronunciar as palavras corretamente, ou quem tenha problemas para entender o que é dito. Há aquelas que têm distúrbios neurológicos que impedem um bom entendimento do mundo ao redor. É onde entra o profissional de Fonoaudiologia.

Se você tem esse perfil de querer ajudar as pessoas e gosta de estar em contato com o público, já é um bom começo. Mas, o curso de Fonoaudiologia não se resume a isso. Há outros detalhes que o aluno precisa ter em mente para seguir adiante.

Relacionamento interpessoal

Não é que o profissional precisa ser amigo de todo mundo. Mas, é importante ter um bom relacionamento com as pessoas, e não somente com os pacientes. Essa área do curso de Biológicas exige um contato mais intenso com pessoas, e é necessário ter em mente que cada uma delas tem uma história particular.

E estamos falando de pacientes, colegas de trabalho, funcionários, acompanhantes, familiares, de todo mundo. No caso do atendimento, em especial, o profissional de Fonoaudiologia precisa saber como o paciente lida com o problema que está enfrentando, e orientar os familiares a respeito dos cuidados.

Muitas vezes, o tratamento fonoaudiológico é longo, e tanto os familiares quanto o paciente podem desanimar no meio do caminho. É onde entra o tato do fonoaudiólogo, que orientará todos a manter o foco para um bom resultado.

Interesse por comunicação

Fonoaudiologia é basicamente facilitar a comunicação entre as pessoas. Mas, não é falar o tempo todo, por exemplo. O comunicar é intensamente ligado com o ouvir. Assim, o relacionamento interpessoal, do qual falamos lá atrás, tem tudo a ver com o saber ouvir.

O paciente tem sua história de vida e dificuldades, bem como os parentes. E entender quais são essas dificuldades ajuda na hora do diagnóstico, caso seja um problema neurológico, e a fazer que ele se sinta mais seguro. Não é à toa que os fonoaudiólogos trabalhem em parceria com psicólogos. Muitas vezes a terapia é conjunta, o que torna o tratamento ainda mais eficaz.

Nutrição e Fonoaudiologia

Parecem serem áreas que não se relacionam, mas ledo engano. Uma das especialidades da Fonoaudiologia é o estudo da deglutição, como ingerimos alimentos. Podemos pensar que não, mas o jeito que mastigamos, o que comemos, como comemos e nos comportamos com a comida pode interferir muito na fala.

Crianças que tiveram uma alimentação prejudicada poderão ter dificuldades para pronunciar algumas palavras. Afinal, a mastigação é um belo exercício para a musculatura do rosto e pescoço. Caso essa atividade não seja muito bem executada, no futuro a pessoa pode desenvolver problemas na fala e até de ordem odontológica.

Assim, o profissional de Fonoaudiologia pode descobrir que o problema na comunicação de uma pessoa pode ter a ver, e muito, com o que e como ela come. E, caso for necessário, ela será encaminhada a um nutricionista para realizar a orientação correta sobre alimentação.

Fonoaudiologia e a pesquisa

O aluno pode continuar nos bancos acadêmicos e continuar seus estudos. Há especializações em áreas como a audiologia, terapia hospitalar e fonoterapia, por exemplo, mas o estudo vai bem mais além.

Ele pode se enveredar pelo mestrado e doutorado, e realizar pesquisas nessas áreas de mais interesse. O pesquisador pode descobrir novas técnicas e terapias, bem como diagnósticos de doenças ou síndromes que envolvem a comunicação.

Além disso, ele pode seguir a carreira acadêmica e lecionar nos cursos de Fonoaudiologia, ou em outras carreiras que envolvam a comunicação e a fala.

Ouvido clínico para vozes profissionais

Há um ramo da Fonoaudiologia que vem crescendo. É o aconselhamento para quem trabalha com a voz. Estamos falando de locutores, radialistas e apresentadores, que têm na voz como instrumento de trabalho.

Eles desenvolvem exercícios para manter a boa qualidade vocal dessas pessoas, para a boa pronúncia, respiração adequada e velocidade de fala.

Mas, o fonoaudiólogo pode orientar quem quer se tornar um profissional da voz. Assim, ele vai desenvolvendo um ouvido criterioso para identificar problemas na fala, sílabas mal pronunciadas, e até quando há falhas na respiração.

Como é o curso de Fonoaudiologia?

Ele é oferecido na modalidade bacharelado, com quatro anos de duração, em média. A grade curricular é bastante focada no diagnóstico e terapias vocais e de comunicação. Afinal, o profissional vai lidar com a reabilitação oral, auditiva, leitura e até escrita dos pacientes.

Fonoaudiologia não é somente exercício para a voz. A comunicação no ser humano é integrada. Assim, problemas para entender textos podem indicar distúrbios neurológicos, que podem até influenciar a fala. Com esse conhecimento apurado, o profissional pode iniciar uma terapia e encaminhar o paciente para tratamento especializado.

Dificuldades para ouvir também entram no rol de terapias do fonoaudiólogo. É ele quem conduz os exames audiológicos, prescritos pelo otorrinolaringologista. Ele saberá fazer as medições sobre a quantas anda o aparelho auditivo, para que o médico possa tomar as providências necessárias. Uma delas é também passar por terapias com o profissional da Fonoaudiologia.

O curso conta também com estágios supervisionados, em várias etapas do curso. São nesses estágios que o aluno tem contato direto com os pacientes, e vê como é o dia a dia da profissão. Há clínicas-escola, que atendem a população da comunidade, e que contam com professores orientadores. É uma das ocasiões que o graduando descobre qual área da Fonoaudiologia ele pode seguir. E, sempre lembrando, é uma carreira que lida com pessoas. Portanto, o aluno terá contato com elas, suas histórias e problemas desde a faculdade. Se é o seu perfil, esse é um curso que vai bem com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.