InícioGraduaçãoBiomedicinaQual a duração do curso de Biomedicina?

Qual a duração do curso de Biomedicina?

Inicialmente, a duração do curso de Biomedicina ao nível de Bacharelado é de quatro anos, mas também pode ser feito em cinco. Além disso, após se formar, o profissional pode seguir com uma especialização que demora mais dois anos em sua maioria.

Atualmente, o curso de Biomedicina é um dos mais procurados na área da saúde. Isso acontece, porque essa é uma área de atuação que está em constante expansão. E os setores que mais precisam de profissionais são os de diagnóstico clínico, muito com o da pesquisa e desenvolvimento.

De maneira geral, a graduação do curso de Biomedicina está dividida em dois campos principais. O Ciclo Básico e o Ciclo profissionalizante. No primeiro, são fornecidos aos alunos os conhecimentos necessários para interpretar e aplicar conceitos da biologia e da saúde. Já no segundo, são ensinados um conjunto de disciplinas que capacitam o aluno a trabalhar na gestão e responder tecnicamente por setores de clínicas.

De forma simples, como o próprio nome indica, o curso de Biomedicina trabalha com a ciência situada entre a Biologia e a Medicina. Em alguns momentos, o curso já foi conhecido como Ciências Biológicas. Que é uma modalidade médica que formará profissionais capacitados para pesquisar e diagnosticar doenças que afetam os humanos. Além de saber identificar suas causas e desenvolver tratamentos adequados para curá-las.

Assim, o biomédico é o profissional que pesquisará, identificar e combater microorganismos causadores de enfermidades. Este é o profissional que desenvolve e melhora os remédios e vacinas. Que no que lhe concerne, servem para prevenir e combater diversos tipos de doenças. Então, o aluno formado na área poderá atuar nos mais diversos tipos de pesquisa. Como a de células-tronco. Existem profissionais que fizeram o curso de Biomedicina que ajudam a resolver crimes por meio da genética forense.

Como é o curso de Biomedicina?

Podemos dizer que, o curso de Biomedicina é uma graduação de nível superior do tipo bacharelado. Além disso, a profissão de biomédico foi regulamentada em 1979 e, para poder exercê-la é obrigatório ter diploma. Essa é uma modalidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e tem registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) do estado onde atua.

Dessa maneira, o curso de Biomedicina oferecido pela maioria das instituições pode ser realizado nas modalidades presenciais, à distância e semipresencial. E também conta com disciplinas na área da Saúde, com várias atividades executadas em laboratório.

Como o conhecimento do curso é bastante amplo, normalmente, a especialidade é separada em três tipos de segmentos. Entre eles estão, as ciências da vida, ciências fisiológicas e bioengenharia. As carreiras que podem ser exercidas na Biomedicina são baseadas principalmente em pesquisas e laboratórios. Com o objetivo de melhorar e avançar o conhecimento médico.

Eventualmente, a amplitude dessa disciplina dá muitas oportunidades aos alunos se especializarem durante seus estudos. Portanto, esse é um setor que oferece muitas opções de carreira. Em outras palavras, o curso de Biomedicina é uma matéria que permite vários campos de atuação. Como cientista biomédico, você poderá cultivar embriões para fertilização in vitro, imprimir um coração 3D, ou encontrar um novo medicamento para poder combater o câncer. Assim, o curso de Biomedicina é o campo onde a biologia, a química e a transformação do mundo se encontram.

Desde já, o trabalho prático de quem é um biocientista permite que sejam desenvolvidas atividades em laboratórios e hospitais. De modo que a rotina de trabalho do aluno do curso será, em sua maioria, baseada em ambientes clínicos e laboratórios. Então, o curso de Biomedicina capacitará o profissional para ser bem versátil em qualquer tipo de organização relacionada à saúde.

O que é estudado no curso de Biomedicina?

De maneira simples, o curso de Biomedicina envolve o estudo da saúde e de doenças humanas. Em particular, várias ciências analíticas são usadas em uma abordagem multidisciplinar para investigar os processos normais da vida. Além de estudar as mudanças patológicas que ocorrem nas doenças da humanidade.

Do mesmo modo, o curso forma a base da assistência médica moderna. Que envolve rastreamento do câncer, diagnóstico de HIV, transfusão de sangue para cirurgia e intoxicação alimentar, por exemplo. Outros trabalhos realizados pelo biomédico incluem a avaliação e rastreamento de drogas e vacinas, além de um trabalho de investigação epidemiológica.

Podemos dizer que, o curso de graduação em Biomedicina, possui um currículo bastante variado. Algumas das aulas incluem a Micologia (estudo dos fungos), Parasitologia (estudo dos parasitas), Virologia (estudo de vírus) e de Protozoologia e Helmintologia (estudo de protozoários e vermes), entre outras.

Por outro lado, em relação ao corpo humano são abordados assuntos como Fundamentos de Anatomia, Genética e Embriologia, por exemplo. Também existem algumas aulas de Farmacologia e Toxicologia. Estas que, tratam da influência de substâncias químicas no organismo. Há ainda, certas aulas focadas na gestão de laboratório, controle de qualidade e responsabilidade médica focada na Biomedicina.

Portanto, o curso é focado na prática intensa, com atividades mais focadas no treinamento dos alunos em diversas partes do laboratório. Além disso, é recomendada a realização de trabalhos científicos e a participação em workshops e congressos na área.

Quais são as áreas de atuação do biomédico?

O curso de Biomedicina prepara os alunos para exercer sua função de maneira bem ampla. Pois, o mercado de trabalho para os biomédicos é variado. Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 especializações reconhecidas oficialmente por estes profissionais. Assim, você pode optar por ter uma carreira em saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, meio ambiente e alimentos.

Nesse sentido, para obter o título de especialista e conseguir atuar na profissão, é preciso realizar estágio remunerado e conseguir a habilitação no CFBM de seu estado. Em seu cotidiano, o biomédico pode realizar diferentes tarefas em hospitais, laboratórios, bancos de sangue, indústria de medicamentos e pesquisa. Então, confira algumas das opções de carreiras para graduados no curso de Biomedicina:

  • Toxicologista
  • Cientista pesquisador
  • Virologista
  • Flebotomista
  • Epidemiologista
  • Cientista clínico
  • Bioengenheiro

Por fim, se você se interessa por essa graduação, recomendamos que aprenda boas habilidades em laboratório. De maneira que você aprenda a ser confiante e competente em tarefas básicas de laboratório.

Algumas delas são: micropipetagem, titulações, preparação de lâminas de microscópio, balanceamento de uma centrífuga, entre outras.

Assim, quando for se candidatar a empregos do gênero, possuir esses conhecimentos farão toda a diferença. Comece agora a fazer o curso de Biomedicina, escolha sua faculdade e modalidade de ensino que mais facilitará seus estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.