InícioDicasOrientação vocacionalTeste vocacional: como escolher a profissão que combina com você?

Teste vocacional: como escolher a profissão que combina com você?

O teste vocacional pode ser um grande aliado na escolha de carreira. Mesmo que você já tenha em mente o curso superior que irá fazer, por exemplo, é sempre válido ter uma certeza maior. Nesse sentido, esse artigo procura esclarecer melhor tudo o que você precisa saber sobre o teste vocacional

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta que contribui para a pessoa definir sua escolha de carreira. Embora muitos já tenham alguma noção, é bom ter uma maior certeza.

Diante disso, as etapas para a submissão do teste são bem simples. Confira:

  • Escolha um teste online ou presencial: em alguns sites é possível realizar o teste e ter o feedback na hora. Certamente um teste vocacional muito interessante é o da Anhanguera. O Giro de Profissões aplica o teste em forma de game e tem ganhado a simpatia de estudantes bem como do público em geral.
  • Reflita antes de responder: antes de tudo faça uma jornada de autoconhecimento antes de dar o ok na resposta. Mesmo que demore mais um tempo, é importante que você tenha bastante consciência das alternativas que irá marcar. Em síntese, isso influencia o resultado final.
  • Avalie o resultado: logo após ter o resultado em mãos é fundamental fazer uma auto avaliação. Com o intuito de refletir, questionar e verificar se é isso mesmo, o feedback final é a grande cereja do bolo. Também é válido discutir com alguém próximo se aquele resultado realmente combina com você ou não.

É importante salientar que o teste vocacional mistura habilidades, competências e afinidades para apresentar o resultado final. Não se trata de uma escolha definitiva de carreira, mas sim possibilidades que mais combinam com você.

E quais são os benefícios?

De fato, o teste vocacional traz benefícios que podem ajudar e muito nas escolhas profissionais. Mesmo que não traga respostas definitivas, é por intermédio dele que muitas definições podem surgir. Ele pode agregar na sua vida da seguinte forma:

  • Definir área de interesse: com o intuito de definir entre Humanas, Exatas e Biológicas, qual dessas você se encaixa melhor, o teste vocacional já consegue direcionar melhor. Por outro lado, procura definir algumas habilidades e competências dentro da área que mais combina com seu estilo. Isso vale como ponto de partida para depois decidir para qual área você vai investir mais.
  • Autoconhecimento: de acordo com sua evolução no teste, o autoconhecimento vai se fortalecendo. Em resumo, ele é fundamental para definir melhores escolhas de vida bem como o futuro profissional.
  • Planejamento de futuro: é provável que com o resultado do teste vocacional você já possa identificar melhor um futuro. Assim, o planejamento é o primeiro passo para definição de qual curso superior irá cursar. Logo após, o planejamento de futuro se inicia, com metas e objetivos iniciais para estabelecer um foco e um caminho a seguir.
  • Identificação de interesses: juntamente com o resultado do teste vocacional em mãos, é possível também identificar interesses. Isso vale como forma de agregar na escolha de carreira. Por exemplo, se o teste afirmar que sua área de afinidade é as humanas, é possível unir uma carreira de jornalismo ao aprendizado de línguas, por exemplo. Juntamente com a graduação é possível aprender novas línguas.

Qual é a profissão que mais combina com você?

Com o intuito de auxiliar você com a resposta dessa pergunta, separamos umas dicas importantes:

  • Avalie sua personalidade: mais uma vez, o autoconhecimento surge como ponto chave na busca pela profissão mais certa. Em síntese, fazer uma auto análise, conversar com pessoas a respeito são passos importantes para avaliar. Dessa forma, fica mais fácil verificar qual seriam as opções de carreira que mais combinam com sua personalidade.
  • Faça testes: o teste vocacional é parte fundamental para que o caminho profissional seja traçado com mais segurança. Além disso, há vários testes disponíveis, seja com acompanhamento de um psicólogo ou online em sites confiáveis
  • Pesquise o mercado de trabalho: certamente a informação nesse caso é tudo. Ainda mais que as profissões vão se adaptando e modificando com o passar do tempo. Juntamente com sua pesquisa, é parte dela verificar as competências e habilidades que estão em alta no mercado de trabalho. Embora o diploma seja um diferencial, esses dois pontos contribuem e muito para ter uma carreira de sucesso.
  • Liste os prós e contras: embora você tenha em mente qual caminho seguir, essa dica pode ajudar a decidir melhor. Separe algumas profissões as quais possui maior afinidade. Logo após, busque informações sobre os prós e contras de cada uma. Além disso, faça isso também a partir de ideias pessoais suas a partir do que você sabe e acredita sobre elas. Isso vale como exercício de afunilar suas escolhas além de ter uma visão maior de qual carreira seguir.

Como escolher um bom curso superior

Com o teste vocacional feito e com uma ideia já clara do que cursar é hora de escolher o curso superior. Antes de tudo, é muito importante ingressar em universidades credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação).  

Posteriormente, estude as formas de ingresso, tempo de curso, valores e quais as recomendações de ex-alunos. 

Isso vale como forma de decidir qual o melhor local para concluir o ensino superior. Além disso, verifique opções de pagamento para grades curriculares semipresenciais e EAD. Geralmente há uma diferença em termos de valores sobre essas duas modalidades, dentro daquilo que você se adapta melhor também.

Universidades como a Anhanguera e Unopar oferecem ainda descontos significativos para quem fez o Enem. Com o intuito de auxiliar o aluno no ingresso do curso superior, há essa política de descontos, entre outras.

Gostou do post? Então vamos começar já a pesquisar sobre o mercado de trabalho. Confira aqui nesse post sobre como os tecnólogos estão sendo vistos pelas empresas. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.