InícioDicasOrientação vocacionalTestes de carreiras podem ajudar na escolha do curso?

Testes de carreiras podem ajudar na escolha do curso?

Escolher o curso na faculdade pode ser um período de muitas interrogações para quem está com dificuldades de escolher qual fazer, mas testes de carreiras podem ajudar a tirar essa nuvem de dúvidas.

Chegou a hora de preencher o cadastro para fazer o vestibular. Ou, depois da prova do Enem, ver qual curso seguir. Aquela dúvida martela: qual curso devo escolher? São tantos: licenciaturas, tecnólogos, bacharelados… O que fazer?

Essa incógnita não é incomum e aflige até profissionais já formados em faculdade. Somos seres em evolução e, com ela, vem muitas interrogações sobre o que queremos fazer na nossa vida. E não é só na área profissional. Objetivos de vida influenciam muito nessa decisão.

Se é o seu caso, faça testes de carreiras. Eles podem te dar direcionamentos sobre qual carreira seguir. Pode acontecer até de, no resultado, dar mais de um curso. E eles podem ser completamente diferentes um do outro. Vamos conhecer mais de perto como funcionam.

Testes de carreiras são os testes vocacionais?

Via de regra, sim. Esses testes de carreiras são compostos de perguntas e respostas, que vão dizer um pouco mais sobre você. Não há respostas certas e erradas, mas elas contribuem para construir um pouco sobre seu perfil de carreira.

Há vários deles disponíveis de forma gratuita na internet. Eles podem dar uma boa ideia de qual caminho seguir. Mas, se preferir, há também a orientação vocacional, que é conduzida por um psicólogo. Ele vai aplicar testes de carreira mais aprofundados, e vai conhecer melhor seu perfil.

Algumas características suas ficam evidenciadas nessas conversas, e o psicólogo consegue identificá-las. Por exemplo, você pode apresentar uma tendência para a área de Biológicas, mas tem dificuldade em lidar com muitas pessoas. Isso não é um demérito, mas indica que uma boa área para seguir seja a de Farmácia, Biomedicina e até Biologia.

Como os testes de carreiras ajudam?

De várias formas. Mesmo que eles não sejam definitivos e sugiram quais cursos seguir, dão uma bela ajuda na hora de tirar aquele tempo nublado que paira nas nossas mentes.

Ele auxilia a encontrar interesses. Você pode não perceber, mas pode gostar de áreas das quais nem imaginava. Assim, o teste pode mostrar uma tendência para desenho, cuidar de pessoas, ensinar, escrever… E a lista se estende. É quando fazemos uma reflexão sobre essas habilidades e vemos quais delas nos interessam mais.

Uma vez com os interesses mapeados, eles podem dar um norte para suas decisões futuras. É como se os testes de carreiras te dessem pistas sobre quais caminhos seguir. Para quem estava no escuro, pontos de luz já ajudam na caminhada.

Uma consequência direta desse efeito é dar um freio na ansiedade. Aquele frio na barriga que aparece na hora de escolher o curso começa a dar lugar a empolgação. Com algumas áreas em mente, e analisando quais delas são mais interessantes, fica mais fácil tomar uma decisão.

Ainda não consegui me decidir: O que fazer?

Os testes de carreiras costumam dar mais de uma resposta às dúvidas. Por um lado, isso é ótimo, porque já indica quais áreas que o aluno pode seguir. Por outro, ele pode gerar outra série de dúvidas. Especialmente se os resultados mostrarem carreiras completamente diferentes.

Mas é um ponto de partida. Caso a dúvida persista, procure mais informações sobre os cursos. Veja a grade curricular, converse com pessoas que estão na faculdade e quem já se formou. Pergunte o que chama a atenção e o que é ruim na carreira.

Às vezes, uma carreira que pode te parecer chamativa pode não ser isso tudo. Podem haver disciplinas que você tem muita dificuldade. E pode ser que essa carreira tenha pontos que o teste vocacional não consegue mostrar. Há cursos que têm características similares. Se de repente Engenharia Ambiental, por exemplo, tenha a Matemática como obstáculo, que tal Biologia?

Testes de carreiras nas feiras de profissões

Entidades que representam universidades e centros de estágios costumam organizar feiras uma vez ao ano. É uma boa oportunidade para conversar com as faculdades sobre as carreiras que elas oferecem.

Veja a estrutura de cada uma, como são os laboratórios e onde ficam as instituições. Há estandes de entidades de auxílio para conseguir estágios. Elas podem ajudar com instruções sobre a área, como são os estágios e outras informações.

É uma troca de informações muito rica, que pode ajudar a definir a carreira a seguir. Dessa forma, de uma lista de duas ou três profissões, essas feiras reduzem as opções a uma só. Aí fica mais fácil se inscrever e partir para a faculdade.

E se eu mudar de ideia no meio do curso?

Mesmo depois de ter feito os testes de carreiras, você começou a faculdade e se desanimou com as aulas? Isso também acontece. Escolhas não são ciências exatas, que têm resultados definidos.

Isso não significa que os testes não funcionem. Eles indicam caminhos que auxiliam na escolha por uma carreira. Mas a realidade pode ser diferente, e aquilo que imaginávamos não se concretiza.

Não é motivo de desânimo. Nenhum conhecimento é perdido. Caso você sinta que aquele curso não é mesmo o ideal, veja outras opções. Afinal, nós amadurecemos ao longo da vida, e temos experiências que nos transformam. Não seria diferente com a carreira.

Testes de carreira mesmo depois de formado funcionam?

Sim! Mesmo depois de concluída a faculdade, e já tendo trabalhado por vários anos, podemos perder o interesse pela carreira. E isso é normal.

No começo da profissão, tudo é muito interessante, a correria, a rotina e o tipo de trabalho. Mas o tempo pode nos mostrar outras opções. A profissão pode não parecer mais atraente. O mercado não está bom. É o caso de novos testes de carreira.

Conforme vamos vivendo e aprendendo, adquirimos novas habilidades, e temos mais certeza daquilo que não gostamos. Assim, nunca é tarde para fazer novos testes de carreiras.

Você pode descobrir que tem apreço por uma área que nem imaginava. Pode fazer uma segunda faculdade e descobrir uma nova vida. Afinal, o importante é sermos felizes nas nossas escolhas e trabalhar com o que gostamos!

Então, aproveite o embalo e veja nesse outro conteúdo 7 dicas para uma alcançar uma produtividade plena.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.