InícioGraduaçãoAdministraçãoConheça Gestão de Pessoas, disciplina de Administração

Conheça Gestão de Pessoas, disciplina de Administração

A Gestão de Pessoas é uma das muitas disciplinas do curso de Administração. Representa uma abordagem estratégica para o gerenciamento de pessoal. Para isso, utiliza estratégias efetivas e eficientes para prover à empresa o máximo possível de vantagem quanto aos seus competidores.

A Gestão de Pessoas estuda a melhor forma de maximizar o potencial de cada funcionário, sempre visando uma melhor performance no exercício das suas funções. O profissional de Administração aprende diversas capacidades necessárias para lidar com todos os problemas do dia a dia de uma empresa. E a grande maioria desses problemas é identificado dentro da gestão de pessoas. 

Se você quer entender um pouco mais sobre a gestão de pessoas, e sobre como essa capacidade é ensinada dentro do curso de Administração, então este artigo é para você! Leia até o final e descubra mais sobre esta matéria do curso de Administração.

Como estudar Administração

Considerada uma formação generalista, o curso de Administração é o único que permite ao profissional trabalhar em praticamente todas as áreas. Por isso, muitas pessoas escolhem essa formação. Se esse é o seu caso, na hora de escolher onde estudar Administração, lembre-se de buscar instituições com boas avaliações. E, acima de tudo, que sejam reconhecidas e autorizadas a ofertar a formação.

Entre as faculdades credenciadas no MEC a oferecer o bacharelado em Administração, separamos 3 instituições do grupo Kroton que podem ser do seu interesse:

As faculdades citadas oferecem o curso em 3 modalidades: presencial, semipresencial e EAD. Isso mesmo, são 3 opções para você escolher a que melhor se encaixa com a sua rotina, sua necessidade e o que você busca em uma faculdade.

Além da própria matéria de Gestão de Pessoas, existem algumas outras disciplinas no bacharelado em Administração que preparam o aluno para trabalhar nessa área. Listamos algumas delas aqui para você:

  • Comportamento Organizacional
  • Ed – Democracia, Ética E Cidadania
  • Ed – Desenvolvimento De Carreira
  • Ed – Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Estratégia Empresarial E Negociação
  • Ética, Política E Sociedade
  • Gestão De Pessoas
  • Gestão Do Conhecimento
  • Gestão Organizacional
  • Homem, Cultura E Sociedade
  • Modelos De Gestão
  • Processo De Criatividade

Além das matérias teóricas, o curso também oferece simulações de situações reais nas quais o aluno aprende na prática as soluções para as principais situações que pode encontrar na rotina de trabalho.

Gestão de Pessoas em Administração?

Muitas pessoas se confundem ao pensar que o curso de Administração é um curso de exatas. Apesar de ter, sim, muitas matérias dessa área,  a sua base é nas Ciências Humanas. E vamos ser sinceros, não existe nada mais humano do que gestão de pessoas, certo?

Toda empresa precisa de boas estratégias de planejamento, gestão, direção e controle, principalmente quando falamos de pessoas. Não é à toa que a maioria das boas empresas para se trabalhar possuem um departamento de recursos humanos criado exclusivamente para a gestão de seus funcionários.

Para uma empresa funcionar, precisa de pessoas. E um funcionário na função certa e propriamente motivado pode ajudar a transformar qualquer negócio. Funcionários contentes tendem a produzir mais e a ajudar empresas.

Administrar uma empresa não é cuidar apenas da parte de negócios, de números e planilhas, de buscar tecnologias ou inventar novidades na área. Administrar uma empresa é, acima de tudo, cuidar de pessoas. Saber posicionar os funcionários nas funções certas, nas quais suas qualidades serão melhor aproveitadas, é fundamental em qualquer ramo de negócios.

Além da contratação e da demissão

Quando se fala em gestão de pessoas dentro de uma empresa, ou em recursos humanos, o que todos pensam é nos responsáveis pela contratação e demissão de funcionários. Porém, quando se estuda mais sobre a área é possível entender que a gestão de pessoas vai muito mais além.

Um bom gestor sabe como ajudar os seus funcionários. Hoje em dia, por mais que a internet e a tecnologia tenham transformado as formas de trabalhar de muitas empresas, as pessoas ainda são um ponto crucial para o bom funcionamento de qualquer negócio. 

Um funcionário pode ser contratado para uma função por parecer perfeito para executá-la, porém, na prática, pode ser que ele acabe não sendo um bom encaixe para a vaga. Uma boa gestão de pessoas não vai simplesmente mandar esse funcionário embora. 

Aplicando técnicas que são aprendidas no curso de Administração, mais especificamente na matéria de Gestão de Pessoas, um bom líder saberá identificar quais os problemas no encaixe do funcionário. O que está acontecendo, por que o candidato ideal não está funcionando nesse ambiente. Muitas vezes, o problema pode estar no ambiente em si, na forma como o funcionário trabalha. Afinal, pode ser um problema na comunicação da equipe. Sendo assim, as possibilidades são infinitas.

Saber identificar e corrigir os problemas te permite ter uma equipe que trabalha em sincronia e sintonia. Além de tudo, te permite agregar valor ao seu grupo, e deixar as pessoas que estão trabalhando ali se sentindo valorizadas, apreciadas. Acima de tudo, elas vão entender que são ouvidas. Ou que podem esboçar problemas que serão resolvidos. Isso te permite, inclusive, prevenir problemas, ou evitar grandes conflitos antes mesmo que eles aconteçam.

Trabalhando com pessoas

Valorizar seus funcionários é muito mais do que apenas fazer o básico esperado de uma empresa. Pagar salários em dia e oferecer todos os benefícios que o funcionário tem direito são obrigações da empresa. Isso você deve fazer independente de qualquer coisa. 

Portanto, o que você faz quando pensa em lidar com pessoas na empresa? Nesse caso, você aprende a valorizar seus funcionários. Assim, aprende a identificar possíveis crises e a lidar com elas antes que aconteçam. Além disso, você sabe como garantir a motivação dos seus colaboradores para que eles estejam sempre entregando o seu melhor para a empresa e para si mesmos.

Por fim, se você gosta de trabalhar com pessoas, então talvez essa seja uma boa área para você trabalhar. E o melhor de tudo é que pode fazer isso cursando Administração. Ou seja, não precisa buscar nenhum outro curso para exercer essa função.

Se você gostou dessa matéria, não deixe de conferir as outras que temos sobre o curso de Administração e que irão te ajudar a decidir definitivamente se esse é o curso certo para você!

Leia mais sobre o curso de Administração: 

O que é o raciocínio analítico e por que é importante para o curso de Administração?

Qual é o preço do curso de Gestão de Recursos Humanos?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.