InícioGraduaçãoAdministraçãoO que é o raciocínio analítico e por que é importante para o curso de Administração?

O que é o raciocínio analítico e por que é importante para o curso de Administração?

Quer saber o que é o raciocínio analítico e por que é importante para o curso de Administração? Nós montamos esse post para te ajudar a entender melhor essa questão. Portanto, se essa é uma área do seu interesse fique conosco e leia até o final.

Muitas das competências necessárias para uma profissão podem ser aprendidas, treinadas e praticadas. Afinal, é para isso que existem as faculdades. Todavia, apesar da capacitação sempre existem pessoas que têm uma maior facilidade, para determinados assuntos. Ou até mesmo, que preferem trabalhar em determinadas áreas. 

Por isso, é sempre importante buscar saber mais sobre a área que você está interessado. Obter informações sobre o tipo de capacitação necessária e também entender se é algo no qual você quer trabalhar

O que é o raciocínio analítico?

Inicialmente, é importante fazer uma diferença. Precisamos salientar que raciocínio lógico e analítico são duas coisas diferentes. No primeiro, a pessoa avalia as condições que lhe foram apresentadas para chegar em uma conclusão.

Entretanto, no raciocínio analítico a pessoa é apresentada com condições e parâmetros aos quais ela precisa questionar. Duvidar, desmontar e remontar, os conceitos apresentados, para então chegar a uma conclusão. Ou seja, o raciocínio analítico te faz pensar mais. Analisar todas as opções, tudo que lhe é apresentado. Ele não resulta em uma conclusão rápida e apressada, mas sim em algo pensado e refletido a fundo.

Existem diversas formas de desenvolver o seu raciocínio analítico. Confira na lista abaixo algumas sugestões que separamos para te ajudar:

  • Jogue Xadrez, ou qualquer outro jogo de lógica, que te ajuda a pensar mais à frente;
  • Leia livros, principalmente livros de estratégia e de gestão, um muito conhecido desse ramo é o Arte da Guerra de Sun Tzu;
  • Continue aprendendo, treine a sua mente, não deixe de estudar, ou de aprender ou tentar coisas novas;
  • Desenvolva suas habilidades de observação.

Raciocínio Analítico e o curso de Administração

O profissional formado no curso de Bacharel em Administração precisa saber lidar com diversas situações no seu dia a dia de trabalho. Nesse sentido, é imprescindível que ele tenha ferramentas de raciocínio analítico para ajudar na análise de suas opções, e para encontrar soluções inovadoras.

Um bom administrador, independente da área em que trabalha, precisa saber analisar as situações do dia a dia, avaliar interações com outras pessoas. Além disso, também precisa encontrar oportunidade de melhora nos procedimentos adotados, e tudo isso exige uma boa dose de raciocínio analítico. 

Pensando nisso, a maioria das faculdades que oferece o curso de Administração buscam incluir em sua grade de aulas opções de classes que ajudam o aluno a desenvolver o seu raciocínio analítico dentro das mais variadas situações.

Entre essas matérias podemos citar as diversas variações de planejamento, como estratégico, logístico, financeiro, de marketing e outros. Além de matérias como processo de criatividade e raciocínio lógico.

Nesse caso, o objetivo é sempre deixar o aluno o mais preparado possível para o mercado de trabalho. Que ele tenha todas as ferramentas que ele vai precisar para saber analisar situações, encontrar soluções criativas e exercer bem o seu trabalho.

Onde estudar Administração?

Se você está pensando em cursar Administração como seu curso de graduação, uma boa opção é conhecer um pouco mais a instituição em que deseja completar o seu curso. Sendo assim, fizemos aqui uma lista para você de instituições do grupo Kroton que oferecem o curso.

Na graduação da Anhanguera, por exemplo, as competências são complementadas com o entendimento do mercado de trabalho e do contexto das empresas. Esse é um grande ponto a ser analisado na hora de escolher a sua faculdade. Ela precisa de matérias sólidas, sim, mas também precisa de situações reais. Oportunidades de aprendizado que realmente preparem o aluno com as ferramentas necessárias para enfrentar o mercado de trabalho.

Outro ponto muito importante de se avaliar na hora de escolher a sua faculdade é a avaliação que ela tem pelo MEC. O Ministério da Educação e Cultura registra todos os cursos que cumprem com os seus requisitos para poderem oferecer um diploma que seja reconhecido por todas as demais instituições de ensino. Além disso, o órgão realiza periodicamente avaliações da qualidade de ensino da instituição.

Assim como é possível verificar se a instituição é credenciada com o MEC, também é possível verificar qual a avaliação do curso. Prezar por um ensino de qualidade, te ajuda a se cercar das melhores chances que você precisa para poder buscar novas oportunidades e conseguir seguir com os seus planos.

A graduação em Administração é normalmente indicada para as pessoas que buscam novas oportunidades de trabalho e, de preferência, com uma boa remuneração. O foco da maioria das pessoas que buscam essa graduação é para conseguir melhorar de vida. Trata-se de uma formação generalista com inúmeras áreas de atuação e diferentes tipos de trabalho. 

Por que isso é importante para o curso de Administração? 

Por fim, voltamos para a nossa pergunta inicial, para te lembrar o motivo de estarmos falando sobre tudo isso. Sendo assim, um pequeno resumo pode nos ajudar a assimilar todas as informações antes apresentadas.

O raciocínio analítico é a capacidade que o ser humano tem de olhar para as situações, para todas as suas variáveis, suas consequências, todas as possibilidades, questionar todas as condições apresentadas e então criar uma solução nova.

Essa habilidade se mostra muito importante não apenas no curso de Administração, mas também na nossa vida diária. É capaz de ajudar na tomada de decisão e a encontrar soluções criativas, ou inesperadas, para todos os problemas que se apresentarem.

Na hora de escolher uma faculdade, seja para fazer o curso de Administração, ou qualquer outro, certifique-se de escolher uma instituição de qualidade. Se a opção for realmente por fazer o Bacharel em Administração, que a faculdade te ajude a treinar e praticar o seu raciocínio analítico. E também que ela te apresente situações do dia a dia para que você possa escolher qual a área que deseja seguir e realmente usar o seu tempo na faculdade para se preparar para isso.

Veja algumas de nossas outras matérias que também podem te ajudar a decidir se o curso de Administração é mesmo para você. Uma delas te dá 5 dicas para encarar esse desafio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.