InícioGraduaçãoCiência de DadosArquitetura de Dados EaD: tudo o que você precisa saber

Arquitetura de Dados EaD: tudo o que você precisa saber

O curso de Arquitetura de Dados EaD ensina ao aluno os procedimentos de armazenamento e processamentos de dados, além de saber como organizá-los de forma produtiva. De maneira geral, a Arquitetura de Dados na modalidade EaD é uma graduação no nível bacharel, mas que também está disponível em pós-graduação,

O profissional pode se capacitar após ter uma formação anterior, como Engenharia, Física ou Matemática. O caminho desse estudo se destina ao indivíduo que pretende montar estratégias, de acordo com as necessidades da empresa em que está inserido.

Durante o processo educativo, o aluno de Arquitetura de Dados EAD irá aprender a planejar, projetar e implementar soluções de infraestrutura de dados corporativos e vai criar projetos para o sistema de gerenciamento de dados de uma determinada organização. Neste post, você terá todas as informações do curso de Arquitetura de Dados EaD.

Como funciona o curso de Arquitetura de Dados EaD?

Normalmente, os cursos oferecidos pelo mercado na área de Arquitetura de Dados tratam da Ciência de Dados. Eles são desenvolvidos por profissionais com conhecimentos importantes para entender, analisar e implantar os conhecimentos da graduação

Conforme o mercado de trabalho evolui com o advento das novas tecnologias em nossa realidade, ocorre a necessidade de formar profissionais capazes. Eles precisam ter habilidades e competências que trazem diversos diferenciais competitivos para a carreira de um indivíduo.

Para que um aluno tenha sucesso em Arquitetura de Dados EaD, é preciso saber desenvolver aplicações que sejam baseadas em Inteligência Artificial. Isso também agrega a importância de conhecimentos em linguagens de codificação essenciais.

É fortemente recomendado que o estudante tenha conhecimentos prévios em determinados assuntos de TI. Além de conhecer Data Pipelines e ETL, que são aplicações que ajudam a dividir e classificar dados virtuais de maneira organizada e estruturada.
Agora, veja alguns conhecimentos que o aluno adquire ao estudar Arquitetura de Dados EaD:

Fundamentos da Arquitetura de Dados

Aqui você aprenderá sobre os fundamentos da Arquitetura de Dados. De início, aprenderá as características de uma boa Arquitetura de Dados e como aplicá-las em qualquer negócio. Logo depois, será ensinado sobre a modelagem de dados. Onde os alunos aprendem como normalizar dados e criar um ERD profissional, que serve para o design do banco de dados.

Projeto de sistemas de dados

Com esse conhecimento você aprenderá a projetar uma Arquitetura de Dados corporativa. Isso acontecerá após a avaliação dos ativos de dados e suas características. Muitas das instituições instruem os alunos a construir um armazém de dados baseado em nuvem, para facilitar o acesso às fontes de dados. Também será possível aprender a construir relatórios através de relatórios e consultas feitas em SQL.

Sistemas de Big Data

O aluno aprenderá como ajudar empresas e organizações a lidar com grandes quantidades de dados. Serão passados conhecimentos sobre arquitetura interna de várias ferramentas de Big Data. Nesse sentido, essas ferramentas funcionam de forma interna para proporcionar um armazenamento distribuído, baseado em tolerância de falhas e escalabilidade.

Quais habilidades a Arquitetura de Dados EAD ajuda a desenvolver?

Um profissional formado em Arquitetura de Dados EaD ajuda as empresas em geral a entenderem as suas principais necessidades. Outra forma de atuação é criar uma plano com a finalidade de construir uma estrutura integrada de dados. Com fácil acesso e seguro, que estejam alinhadas à estratégia geral da organização.

Um arquiteto de dados procura levar em consideração todas as fontes de dados que envolvem as operações de negócios. Além disso,  busca descrever um projeto que integre, centralize e mantenha os dados intactos. Do mesmo modo, os arquitetos de dados trabalham em conjunto com os engenheiros de dados que são os responsáveis em testar as arquiteturas de dados.

Práticas no curso de Arquitetura de Dados EaD

  • Conhecimentos em desenvolvimento de sistemas, incluindo o ciclo de vida e requisitos para gerenciamento de projetos, técnicas de design e teste.
  • Compreensão em modelagem preditiva, processamento de linguagem natural e análise de texto, além do Aprendizado de Máquina, ou Machine Learning.
  • Competência em modelagem e design de dados, o que inclui o desenvolvimento SQL e administração do banco de dados.
  • Conseguir implementar tecnologias simples de gerenciamento de dados e relatórios. Assim como os fundamentos de bancos de dados colunares. Aqui podem ser incluídas a visualização de dados estruturados e não estruturados.
  • Habilidades em visualização, aprendizado de máquina e mineração de dados.
  • Aprender linguagens de programação como Python, C /C + +, Java e Pearl.

Podemos dizer que, um profissional que estudou Arquitetura de Dados EAD tem a tarefa de coordenar e colaborar com outro profissionais da área.. Para isso, precisa ter aptidões como uma comunicação eficaz, gerenciamento de equipe, liderança e solução de problemas.

Como é o mercado de trabalho para quem faz Arquitetura de Dados EAD?

Os trabalhos para os arquitetos de dados estão em alta demanda nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa recente do site Even.com, existe uma grande variedade de vagas disponíveis no segmento. Isso inclui áreas como serviços financeiros, saúde, consultoria, produtos farmacêuticos, e tecnologia.

Após uma rápida análise nas descrições das vagas de emprego é possível saber quais serão as principais responsabilidades do profissional. Elas incluem: criar roteiros de transformação de Inteligência de Mercado, desenvolver e sustentar uma estratégia de dados, saber implementar, entre outras.

As empresas e organizações contratantes estão em busca de profissionais com diplomas de bacharelado em Ciência da Computação, Ciência de Dados, Ciência da Informação. A maioria procura alguém que possua experiência na área. Então ao entrar no curso de Arquitetura de Dados EaD, busque estágio e adquirir experiência o quanto antes.

Para que um profissional da área tenha sucesso, é preciso que ele seja inovador, experiente e motivado. Além de ter excelentes habilidades interpessoais e forte senso de colaboração. Pelo caráter da função, ter proficiência em comunicação escrita e verbal também pode fazer toda a diferença durante a aplicação dos conhecimentos deste trabalhador especializado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.