InícioGraduaçãoDireitoComo se destacar na Advocacia?

Como se destacar na Advocacia?

Primeiramente, para saber como se destacar na advocacia é preciso se formar com sucesso na faculdade de Direito. Além de conseguir passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Todo advogado que exerce a sua profissão tem um diploma e passou na prova da OAB. Então, com apenas isso não será possível você se destacar no meio de tantos outros. Mas, o que você deve realizar para se destacar no meio de milhões de advogados que fizeram a mesma coisa do que você? Como você deve saber, apenas o básico não fará você se destacar na advocacia. Para isso é necessário ir além e saber fugir do que é óbvio na profissão.

De maneira geral, todo mercado tem concorrência e isso é bom, pois cada empresa ou profissional compete por clientes. E isso não difere no ramo da advocacia. Antigamente, apenas recém-formados costumavam ter esse tipo de pensamento. No entanto, a realidade mudou, o que não quer dizer que ficou tudo mais fácil. De modo algum, cada vez mais a concorrência na área fica maior. Ocasionalmente, por um lado, isso acaba dificultando o acesso ao mercado de trabalho.

Por outro lado, estimula o desenvolvimento constante dos profissionais da advocacia. Além disso, essa concorrência a longo prazo, torna o mercado mais saudável e melhor. Então, o primeiro passo para descobrir como se destacar na advocacia é ter bastante dedicação e força de vontade em todos os clientes atendidos. Isso será o seu diferencial na hora de atender um novo cliente ou fidelizar um que você já possui. E, talvez seja essa a diferença que facilitará os meios para você conseguir se destacar na advocacia.

Ofereça um atendimento personalizado para se destacar na Advocacia

Inicialmente, quando um cliente começa a procurar um advogado pela primeira vez, é natural que o profissional de advocacia não saiba quais são as suas demandas. Além de não saber quais as suas necessidades e até mesmo porque está sendo procurado. Por essa razão, você deverá estar pronto para servir essa pessoa o melhor possível.

Busque ter o máximo de sinceridade a respeito das possibilidades de atendimento. Evite inventar ou deixar de entender falsas promessas. Aliás, se você quer se destacar na advocacia deverá dar o direcionamento correto ao cliente. Em outras palavras, caso o cliente esteja procurando algo que não seja de sua especialidade. A melhor opção é deixar claro e indicá-lo a outro profissional.

Então, se no futuro o cliente precisar de seu serviço, certamente ele irá se lembrar da sua cordialidade e, possivelmente, retornará a fazer negócios. Assim, do segundo atendimento em diante, você deve chamar o cliente pelo nome e ter uma noção do seu caso antes de pegar os papéis. Para isso, procure reservar ao menos 10 minutos antes de cada reunião para lembrar o processo do cliente. Pois, se seu cliente tiver que ficar te atualizando constantemente sobre o próprio processo, você não estará desempenhando o papel da melhor maneira.

Outro fator essencial para ter um bom atendimento é a explicação de forma simples e clara. Ou seja, tente usar o máximo de termos não jurídicos para explicar a situação em que o processo se encontra. Em seguida, faça o máximo que puder para ensinar os clientes a se portarem no tribunal da melhor maneira. Alguns clientes ficam indecisos com a roupa que vão usar ou quais palavras devem evitar. Então, assuma uma postura bem didática e procure sempre tranquilizar o cliente antes dos julgamentos.

Busque ter empatia

Geralmente, a empatia é bastante usada como uma boa ferramenta na advocacia. Ela é a habilidade de entender os sentimentos de outras pessoas. Conforme o livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, a sua principal fonte é o autoconhecimento. Então, só é possível entender os sentimentos dos outros quando se entende os seus próprios.

Frequentemente, para entender os sentimentos dos outros é necessário estar atento às formas não verbais de expressão. Um bom exemplo disso são os gestos, a forma de olhar, cruzar os braços e até mesmo o ritmo respiratório da pessoa. Portanto, para se destacar na advocacia, é primordial que sejam desenvolvidas formas de entender as emoções de seus clientes. Visto que, a maior parte da comunicação não é feita em palavras.

Dessa maneira, é possível notar se o cliente em questão procurou você porque está com raiva do antigo empregador e quer algum dinheiro de volta, por exemplo. Nesse contexto, com a empatia, você também pode perceber se seu cliente está escondendo algo, ou então se está mentindo em algum ponto da história que está contando.

Logo, se colocar no lugar do cliente é fundamental para se destacar na advocacia. Deste modo, busque meios para desenvolver seu autoconhecimento como terapia, livros,e outros conhecimentos parecidos.

Use softwares de gestão como diferencial para se destacar na advocacia

Ocasionalmente, os sistemas de computador garantem com que muitos processos fiquem mais automatizados. E no ramo da advocacia, onde é necessário ter muita organização e compromisso, ter uma ferramenta dessas para te ajudar sem dúvidas é um diferencial. Em suma, a tecnologia pode ajudar bastante o trabalho de um advogado, independente do seu setor de atuação.

Usando softwares de gestão, o profissional da advocacia terá mais tempo para focar em ações estratégicas e em como resolver os casos de seus clientes com efetividade. Por isso, para se destacar na advocacia, os escritórios profissionais costumam investir em softwares que automatizam sua gestão como um todo.

Além disso, também é possível economizar bastante tempo, direcionado em gerenciar a burocracia da profissão. Tudo isso usando programas de computador inteligentes que realizam boa parte do serviço para você. A seguir, confira alguns dos principais benefícios que um software de gestão pode trazer para o ramo de advocacia:

  • Aumento da escalabilidade do negócio
  • Controle de modernização de elevadores
  • Controle financeiro
  • Software adequado ao seu uso

Enfim, esperamos que com as dicas citadas anteriormente, você possa se destacar na advocacia tanto na aquisição de novos clientes, quanto na fidelização dwe antigos. De maneira geral, investir no desenvolvimento pessoal e do negócio é o melhor caminho para se diferenciar em um mercado tão competitivo.

Assim, fique atento às oportunidades de desenvolvimento e sempre se lembre de aplicar algumas das ações citadas no artigo. Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.