InícioGraduaçãoDireitoFaculdade de Direito: dicas para encarar o curso

Faculdade de Direito: dicas para encarar o curso

Já decidiu qual será seu curso no ensino superior? Se pretende ingressar na área da advocacia, este conteúdo é perfeito para te auxiliar na hora de encarar essa graduação. Separamos algumas dicas para você que quer entrar no curso de Direito e pretende saber sobre como enfrentar os desafios dessa faculdade tão requisitada no Brasil!

Mas antes de qualquer coisa, vamos entender como funciona a graduação em Direito, com uma breve contextualização sobre o curso. Continue a leitura.

Como funciona a graduação em Direito?

O curso de Direito é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. O objetivo dessa graduação é formar profissionais preparados para atuar junto às normas e leis do país, a fim de assegurar os direitos e deveres do cidadão, seja no âmbito da advocacia, no campo jurídico ou da promotoria. 

Já em relação à grade curricular, a maior parte das disciplinas tratadas na faculdade de Direito são teóricas, o que exige que o aluno tenha bom desempenho com a leitura e dedique-se a estudar profundamente os conteúdos.

Além do diploma da faculdade, o estudante formado em Direito deve ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para poder exercer sua função profissional. 

Mas, agora que já mostramos brevemente como funciona o curso, está na hora de mostrarmos as dicas, não é mesmo?

Então, confira os próximos tópicos!

10 dicas encarar o curso de Direito

O Brasil é o país que mais possui faculdades de Direito em todo o mundo. Porém, as vagas ainda são muito disputadas pelos estudantes.

Este fato deve-se à amplitude do mercado e também às grandes oportunidades de garantir um retorno financeiro estável para o profissional formado na área. 

Pensando nisso, trouxemos 10 dicas para você que quer ingressar no curso de Direito, mas ainda não está tão ambientado a essa profissão.

Pratique muito a leitura

Ao se deparar com uma quantidade enorme de textos e artigos, não se assuste. E, como já citamos, o curso de Direito é, em grande parte, teórico. 

Por isso, é essencial que você tenha o costume de ler diversos conteúdos, de modo a ambientar-se a essa prática antes mesmo de ingressar na faculdade.

Entenda o vocabulário do curso de Direito

Além de muita leitura, o vocabulário específico do curso de Direito é parte essencial para que você se desenvolva bem durante a graduação.

Em função disso, pesquise sobre os termos técnicos e busque maneiras de tornar sua compreensão facilitada. 

Desse modo, ficará muito mais prático de você otimizar seu tempo lendo artigos sem precisar revisar inúmeras vezes o conteúdo estudado.

Seja organizado e dedicado

Assim como em qualquer faculdade, a organização e a dedicação são essenciais para se dar bem no curso de Direito. 

No entanto, devido à grande carga teórica do curso, é indispensável que você esteja comprometido em buscar conhecimento e consiga encarar a graduação de forma eficiente.

Acrescente seu conhecimento com outros conteúdos

Não precisa se dedicar apenas ao estudo voltado para a área do Direito. Toda leitura é válida para aumentar seu desempenho.

Também, é importante manter-se antenado a outros assuntos relevantes para o convívio social.

Sendo assim, busque conteúdos que te agradam e ajudem a te motivar. Repertório, se buscado em fontes confiáveis, nunca é demais.

Mantenha seu foco

A abundância de conteúdo pode te atrapalhar na preparação para uma prova. Mas, com atenção e preparo, as coisas tendem a dar certo.

Portanto, é importante que você se mantenha focado em um assunto por vez e entenda como sintetizar o conteúdo na hora de estudar. Faça anotações do jeito que achar melhor para entender.

Não se perca com o senso de urgência

É importante que você saiba definir suas prioridades para cursar Direito. Assim, antes de querer estudar tudo sobre o curso, é essencial saber por onde deseja começar e quais são os caminhos a seguir. 

Ademais, se você pensa que, por ter muita matéria teórica, tudo deverá ser lido de maneira veloz, está enganado. Sempre divida suas tarefas conforme as necessidades que você encontra durante o estudo. 

Dessa forma, crie seus cronogramas. Estes, além de te orientarem com a ordem dos estudos, te relembram sobre as suas prioridades.

Não se compare a outros alunos

Assim como em outros cursos muito requisitados, a competição, infelizmente, acaba sendo um assunto em pauta durante a graduação. Mas lembre-se, cada aluno possui um método de estudo que julga ser mais eficiente para si.

Por isso, em hipótese alguma compare seu nível de conhecimento com o de outros estudantes do curso de Direito. Somente você pode descobrir qual a melhor forma para otimizar seu desempenho, basta manter sua dedicação. 

Não deixe de se divertir

Apesar de passar a impressão de ser um curso muito sério, é importante que você se divirta durante o curso de Direito.

Divida suas horas de estudo de acordo com sua rotina, mas não deixe de separar um tempo para diversão.

Além de dedicar-se aos estudos, é importante que você tire seu tempo para descansar e aproveitar os momentos de lazer.

Assim, seu aprendizado se torna muito mais saudável e produtivo. E, pode render para além do que você imagina.

Não se cobre de resultados imediatos

O curso de Direito desenvolve o conhecimento do estudante desde o início da graduação até a inserção no mercado de trabalho. Pensando nisso, não se cobre de resultados imediatos.

Dessa forma, estabeleça metas que te ajudem a sempre buscar formas de melhorar seu entendimento no campo do Direito. 

Participe de eventos e workshops 

Se você pretende se ambientar ao mercado de trabalho e já sair da faculdade preparado para atuar no campo do Direito, uma ótima dica é participar de eventos e workshops relacionados a essa faculdade.

Dessa maneira, além de entender mais a fundo o funcionamento da profissão, você pode visualizar, na prática, seus objetivos na área.

Outras dicas para o curso de Direito

Além de todas essas dicas acima, é essencial que você busque maneiras de tirar suas dúvidas durante as aulas. Por esse motivo, não deixe de questionar os professores.

Além disso, não desanime caso não consiga alcançar seus objetivos de primeira. Todos, até os mais experientes, alcançam as vitórias por etapas. 

Por fim, o mais importante é que você se mantenha equilibrado psicologicamente. Assim, você poderá aproveitar a graduação para alcançar seus objetivos. Por isso, busque diversificar suas experiências e criar contatos que te auxiliem no decorrer do curso.

Conseguiu acompanhar todo o conteúdo? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo. E, se quiser ficar por dentro de outros conteúdos relacionados ao curso de Direito, acesse aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.