InícioGraduaçãoFilosofiaO que é Filosofia Clínica?

O que é Filosofia Clínica?

A Filosofia Clínica é um campo extremamente notório e de alto prestígio. No entanto, poucas pessoas sabem sobre o que realmente trata. É por isso que o produzimos esse conteúdo! Aqui, você vai encontrar as informações necessárias para entender mais sobre essa área.

Você provavelmente deve conhecer um pouco sobre a Filosofia, não é mesmo? Isso porque se trata de um campo do conhecimento que estuda, por meio da análise racional, a existência humana e o saber. É por isso que sempre esteve e sempre estará presente na nossa sociedade. O filósofo Gilles Deleuze (1924-1995), por exemplo, reforça a Filosofia como a disciplina responsável pela criação de conceitos. Dessa forma, reitera-se, ainda mais, a indispensabilidade desse estudo para a vida de todos os indivíduos.

A prática do profissional adepto desse campo, diferentemente da de psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas, consiste na estruturação de pensamento do paciente. Dessa forma, o filósofo consegue trabalhar com suas questões interiores e, muitas vezes, existenciais.

Agora que já introduzimos o tema, podemos avançar para os próximos tópicos. São esses, respectivamente, uma introdução sobre o campo e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Filosofia Clínica, ambas disponibilizadas pela ANFIC e alguns exemplos de instituições renomadas que oferecem a graduação em Filosofia, caso você se interesse pelo curso e esteja no período pré-vestibular. Vamos lá?

Filosofia Clínica: ANFIC

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, disponibilizadas pela ANFIC, esse campo da Filosofia é “a Filosofia Acadêmica direcionada à clínica terapêutica, realizada unicamente por filósofos reconhecidamente formados. Nesse sentido, é o uso do conhecimento filosófico aplicado à psicoterapia, ou seja, se configura como uma atividade filosófica aplicada à terapia do indivíduo”.

O documento ainda acrescenta ao campo a possível concepção de um princípio metodológico que tem como objetivo conjugar ciência e vida, academia e cotidiano e conhecimento e comportamento. Ademais, trabalha nas fronteiras “da história da filosofia, da antropologia filosófica e da filosofia cognitiva, conjugando procedimentos terapêuticos com filosofia naturalizada”.

Em extensão, considerando que nenhum dos saberes preenche, isoladamente, a insatisfação humana, a Filosofia Clínica, visando contemplar a singularidade existencial, pretende:

  1. suplantar o fiscalismo;
  2. suplantar o psicologismo;
  3. suplantar o normativismo filosófico.

Sobre a formação e suas respectivas exigências, considera-se importante salientar algumas mudanças nos últimos tempos. Em suas origens, quanto à formação, exigia-se, rigorosamente, uma formação acadêmica em Filosofia.

No entanto, diante de uma repercussão considerável dos seus ensinamentos, diversos profissionais – com diferentes formações – passaram a se interessar pelo campo. É por isso que a estrutura da formação se reajustou, expandindo-se e alcançando demais profissionais de outras áreas do conhecimento humano. Destarte, hoje, não é necessário possuir uma graduação em Filosofia para explorar esse campo.

Todavia, muitos ainda recomendam uma formação superior em Filosofia antes de se dedicar a esse campo.

Diretrizes Curriculares Nacionais

Veremos, a seguir, alguns tópicos retirados das Diretrizes Curriculares Nacionais com o objetivo de aproximá-lo ainda mais do presente tema:

Os Cursos de Formação em Filosofia Clínica reconhecidos pela ANFIC seguem três naturezas distintas:

Diretrizes Curriculares Nacionais I

1. Cursos Livres de Formação Fundamental – abertos a graduados em qualquer área:

A. Formação em Fundamentos da Filosofia Clínica – correspondente à titulação de Especialista em Filosofia Clínica:

Essa modalidade de curso visa, exclusivamente, a Formação Teórica em Metodologia da Filosofia Clínica. O portador dessa titulação poderá fazer uso dos saberes da Metodologia da Filosofia Clínica em sua respectiva área de atuação profissional, não podendo, todavia, intitular-se Filósofo Clínico.

O Curso de Formação em Fundamentos da Filosofia Clínica deverá exigir média sete (07) e deve conter, no mínimo, a seguinte grade curricular, com carga horária total de 432 horas-aulas:

  • Introdução
  • Historicidade
  • Exames Categoriais
  • Estrutura de Pensamento
  • Submodos Informais
  • Cadernos Médicos I: Neurociência
  • Cadernos Médicos II: Psiquiatra
  • Cadernos Médicos III: Farmacologia
  • Ética profissional
  • Filosofia Cínica Aplicada
  • Disciplina Optativa
  • Legislação
  • Metodologia da Pesquisa Filosófica
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo científico; Relatório acadêmico; Projeto de aplicação; outros.

B. Formação em Prática da Filosofia Clínica – correspondente à titulação de Filósofo Clínico.

Essa modalidade de curso visa a Formação Teórica e Prática em Metodologia da Filosofia Clínica. O portador dessa titulação poderá fazer uso dos saberes da Metodologia da Filosofia Clínica em sua respectiva área de atuação profissional e na prática terapêutica, podendo intitular-se Filósofo Clínico.

Tendo realizado o Curso de Formação em Fundamentos da Filosofia Clínica, o(a) aluno(a) ingressa no Curso de Formação em Prática da Filosofia Clínica, o qual deverá exigir média sete (07) e deve conter, no mínimo, a seguinte grade curricular, com carga horária total de 700 horas-aulas (sendo destas 400 horas-aulas destinadas à Fundamentação Filosófica da Filosofia Clínica):

  • Fundamentação Filosófica da Filosofia Clínica;
  • Submodos como Procedimentos Clínicos;
  • Clínica Didática;
  • Estágio Supervisionado.

Diretrizes Curriculares Nacionais II

2. Cursos Livres de Aprofundamento Profissional – abertos somente para Filósofos Clínicos:

Essa modalidade de curso visa a difusão do conhecimento da Filosofia Clínica, em vista do enriquecimento pessoal e profissional, tendo como pré-requisito a conclusão do curso de formação em Prática da Filosofia Clínica. Fica a cargo da CNAA, posteriormente, estruturar esses cursos, nomenclaturá-los e atribuir sua grade curricular mínima.

Diretrizes Curriculares Nacionais III

3. Curso Livre de Formação Continuada – abertos a toda a comunidade, independente de graduação acadêmica.

Essa modalidade de curso visa a difusão do conhecimento da Filosofia Clínica, em vista do enriquecimento pessoal e profissional, sem exigência de graduação acadêmica. Não possui exigência de carga horária mínima e pode contemplar as diversas temáticas da Filosofia Clínica e suas dimensões transdisciplinares.

Instituições renomadas

Agora que você está por dentro do tema, para facilitar ainda mais a sua vida, decidiu trazer três instituições renomadas que oferecem o curso de Filosofia, caso você considere essa graduação. São essas a Faculdade Anhanguera, a Faculdade Pitágoras e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Independentemente da sua escolha, temos certeza que você irá construir uma carreira de sucesso e conquistar uma satisfação pessoal e profissional.

Se você gostou deste texto, gostaríamos de te convidar a explorar outros conteúdos muito interessantes! Confira, por exemplo, mais sobre o tema: saiba as diferenças entre disciplinas eletivas, optativas e obrigatórias. Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.