InícioGraduaçãoConheça 4 aspectos positivos das faculdades particulares

Conheça 4 aspectos positivos das faculdades particulares

Está difícil escolher qual a instituição de ensino superior em que você vai estudar? Pode ser que depois deste post tudo fique mais fácil, já que vamos trazer 4 aspectos positivos das faculdades privadas que talvez ainda não chegaram ao seu conhecimento. 

É comum em nossas publicações você entender mais sobre os diversos cursos oferecidos em grandes universidades brasileiras. Todas altamente qualificadas e credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Outro ponto importante e que já foi abordado pela nossa equipe são os cursos ligados às áreas de tecnologia da informação. Se quiser saber mais sobre eles, recomendamos que navegue pela Academia Tech.

Porém, se na verdade você está ciente do curso que vai fazer, vamos logo ao que propomos trazer nestas linhas e que vai ser vantajoso tanto para os vestibulandos quanto para quem está realizando uma transição de carreira. Vale a pena também destacar que o conteúdo encaixa nas dúvidas de universitários que estão buscando trocar de campus para dar sequência aos seus estudos.

Orientações sobre os 4 aspectos escolhidos  

Nossa ideia principal é sintetizar 4 aspectos fundamentais e muito apreciados pelos estudantes de faculdades particulares. Logo, mostrar os benefícios que elas oferecem e abrir olhos e mentes desinformadas sobre o universo acadêmico mantido por fundações e grupos especializados no ensino superior.

Na verdade, pensamos em pontos práticos como a versatilidade de modalidades de ensino oferecidas, assim como o papel vital dessas faculdades na democratização da educação em diversos territórios do Brasil e nas inúmeras camadas da população.

Além disso, é pela existência das diversas universidades privadas que hoje milhões de estudantes chegaram ao mercado de trabalho com diplomas e graduações. Sem esquecer de mencionar as pós-graduações, especializações, mestrados e doutorados. 

Oportunidades e capacitação

Juntamente às diferentes modalidades de ensino oferecidas, algumas instituições de ensino superior oferecem diversos incentivos como bolsas integrais e parciais, estágios remunerados e vínculos com empresas parceiras. Tudo isso com foco na formação simultânea à preparação junto às necessidades dos setores de serviços, indústrias e segmentos.

Antigamente, o ensino superior era restrito para algumas pessoas e era oferecido em determinados centros urbanos e raramente em cidades satélites de grandes concentrações urbanas. Hoje, ele chega dentro do lar dos alunos.

O censo da educação superior no Brasil

Em recente censo realizado pelo Governo Federal, a cada quatro estudantes de graduação no Brasil, três frequentam estabelecimentos privados. Existem no país 2.608 instituições de educação superior. Dessas, 2.306 são privadas e 302 públicas. E, do total de matrículas na educação superior (8.604.526), a maior parte, 6.524.108, está na rede privada.

Em 2019, a matrícula, na rede pública, cresceu 0,1% e, na rede privada, 2,4%. Segundo o Ministério da Educação, o processo de expansão da educação superior no Brasil teve início no final dos anos 90 e encontra na rede privada o seu principal motor.

4 aspectos positivos das faculdades privadas 

1 – Ensino a Distância (EAD)

Sem dúvida, o primeiro aspecto positivo das universidades privadas é o oferecimento de quase todos os cursos nas modalidades 100% online e semipresencial

Aliás, este é um dos pontos mais avaliados no censo do ensino superior. No documento se confirma a tendência de crescimento na educação superior brasileira. Em 2019, das 16.425.302 vagas ofertadas no nível superior, 10.395.600 foram na modalidade a distância. Nos últimos 5 anos, o número de estudantes que ingressaram nos cursos de graduação presenciais diminuiu 14,3%.

Uma das IES mais pioneiras neste tipo de curso e que facilita a vida de estudantes que moram longe ou de pessoas que já estão no mercado de trabalho é a Anhanguera. Podemos dizer que está entre as poucas empresas dentro do setor educacional que desenvolve novas metodologias e pedagogias. Totalmente focadas na melhoria da qualidade do ensino superior por meio da introdução de tecnologias a serviço da formação de alunos para o mercado de trabalho.

2 – Tecnologias de última geração

Uma das grandes ‘virtudes’ das instituições de educação privadas é a disseminação da tecnologia. Tanto em sua estrutura quanto no acesso por parte dos seus alunos. Atualmente, pessoas podem cursar faculdades apenas com um smarphone. Além de terem acesso que chamamos de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA).

Basicamente, estes ambientes possuem todo o acesso às aulas, provas e conteúdos. Assim como, os acessos administrativos em estruturas em nuvem sempre atualizadas. Neste caso, alunos, professores, tutores e gestão.

Outro fato importante da tecnologia oferecida dentro das unidades de ensino dessas universidades é a infraestrutura. Com destaque para os laboratórios, equipamentos e aplicações com as últimas novidades do mercado de trabalho. O que é fundamental para a preparação dos estudantes.

3 – Trilhas de Carreira

A iniciativa Trilhas de Carreira é exclusiva de algumas instituições do Brasil (Anhanguera, Pitágoras e Unopar). E somente ingressando em uma delas você terá acesso às dezenas de disciplinas e conteúdos com foco no mercado de trabalho e aprimoramento pessoal de cada estudante.

Ou seja, o aluno de qualquer curso poderá estudar disciplinas extracurriculares que visam complementar habilidades e o currículo. Sempre conforme o curso de graduação e as necessidades do mercado.

Se você desejar saber mais sobre o que são as Trilhas de Carreiras, recomendamos que clique aqui.

4 – Diversidade de cursos e diplomas

O que mais impressiona os estudantes das instituições privadas de ensino superior certamente é a grande quantidade de cursos oferecidos. Definitivamente, um dos aspectos mais positivos para o ensino de qualidade é oferecer uma multiplicidade de modalidades.

Um fato que comprova esta questão são os cursos superiores de 02 anos focados no mercado de trabalho. E, claro, os projetos para as áreas específicas de tecnologia e inovação. O mais incrível de tudo é que pessoas que estão em transição de carreira ou desejam mudar de curso podem optar por aproveitamento de matérias. Assim como os ingressos focados para quem vai fazer sua segunda graduação.

Da Medicina ao curso superior em Segurança Pública, tudo é pensado na formação completa sem deixar de lado a prática. Em suma, uma jornada de aprendizado completa.

E você, já escolheu a universidade que vai lhe dar uma estrutura como as que mostramos acima? O que você procura e quais são as suas necessidades? Saiba mais sobre todos os tipos de cursos e áreas de atuação clicando aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.