InícioGraduaçãoGestão da QualidadeCurso de Gestão de qualidade: qual a duração?

Curso de Gestão de qualidade: qual a duração?

Toda empresa que pretende se manter competitiva no seu mercado precisa ter um processo de gestão de qualidade excelente. Além disso, o processo é importante para melhorar a satisfação dos fornecedores, colaboradores, parceiros e investidores. Por isso, as empresas vêm investindo cada vez mais em profissionais especializados nessa área e o mercado de trabalho está se desenvolvendo cada vez mais. Então, o curso de Gestão de Qualidade é uma excelente oportunidade de ensino. 

Durante a formação, o estudante é preparado para lidar com todas as fases da fabricação e venda de produtos ou serviços. Além de aprender as habilidades para avaliar a qualidade em todo processo produtivo e minimizar as falhas durante a produção. 

Caso essa tenha interesse nessa área, durante esse artigo você vai poder conhecer a profissão e como a formação em Gestão de Qualidade. Confira com a gente todos os detalhes da graduação! 

O que é Gestão de Qualidade? 

Em primeiro lugar é importante esclarecer o que é Gestão de Qualidade e qual a importância da ferramenta para os negócios. Em resumo, a técnica preza pela excelência e qualidade em todos os setores do negócio. 

Dessa forma, a ação busca dirigir e controlar todos os processos organizacionais. Como, por exemplo,  finanças, contabilidade, gestão de pessoal, gestão de dados e outros setores. O intuito do ato é melhorar os serviços oferecidos pela empresa, superar as expectativas dos clientes e garantir o melhor ambiente para os funcionários. 

Nesse sentido, a técnica torna possível transformar a empresa a se sobressair no mercado. Além de auxiliar no planejamento, na valorização dos setores e em tornar o negócio mais flexível, ágil e competitivo.   

Entretanto, para alcançar todos esses objetivos é preciso seguir os princípios da gestão de qualidade e utilizar as ferramentas para elevar o nível de eficiência da empresa. Estão entre os princípios de gestão de qualidades: 

Liderança;

Abordagem de processos;

Engajamento das pessoas;

Tomada de decisões baseado em dados;

Foco no cliente;

Gestão de Relacionamentos;

Melhoria contínua.

Vale ressaltar que durante todo o processo de gestão de qualidade é importante que toda equipe trabalhe em conjunto em busca das melhorias. Desse modo, é possível alcançar os benefícios para empresa, colaboradores e clientes.  

Curso de Gestão de Qualidade 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade conta com cinco semestres e duração de cerca de dois anos. Nesse meio tempo, a graduação prepara o estudante para atuar em todas as rotinas administrativas de uma empresa e nos processos de fabricação e comercialização de produtos e serviços. 

Além disso, a graduação tem o foco em gestão empresarial, desenvolvimento de avaliações sistemáticas de procedimentos, práticas e rotinas internas – seguindo todas as normas e padrões internacionais. Ainda vale se ressaltar que a formação prepara o profissional para trabalhar em todos os setores da fabricação e comercialização de produtos ou serviços. 

Durante a graduação, os alunos terão contato com disciplinas de Sistemas de Gestão, Estatística e Auditoria de Processos. Os estudantes ainda têm contato com a parte prática durante os dois anos de faculdade. 

Desse modo, ao final da formação o estudante sai apto a planejar sistemas de gestão de qualidade e a desenvolver avaliação dos procedimentos e rotinas de uma empresa. 

Disciplinas nos cursos 

Durante a graduação de Gestão de Qualidade são ministradas aulas principalmente voltadas para ciências humanas e para atuação profissional. Entre os assuntos tratados no curso estão, por exemplo, estratégia, gestão, consultoria, staff, qualidade e processos. 

Os estudantes ainda vão aprender a planejar, avaliar e gerenciar pessoas e operações. Além de se responsabilizar sobre certificações de qualidade, em assuntos sobre meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade corporativa socioambiental. 

Dessa forma, entre as principais disciplinas da graduação são: 

Auditoria de Sistemas de Qualidade;

Controle Estatístico da Qualidade;

Estratégia e Processos Organizacionais em Qualidade;

Gestão de Projetos e Pessoas;

Legislação Empresarial Aplicada; 

Metrologia e Controle Geométrico;

Qualidade e Sistemas de Produção; 

Sistemas de Gestão – Normas;

Sociedade Brasileira e Cidadania.

Ainda é importante ressaltar que o Ministério de Educação (MEC) exige que as instituições de ensino tenham laboratório de informática e laboratório de controle de qualidade à disposição dos estudantes. Dessa maneira, os alunos entram em contato com a parte prática da formação durante as aulas.  

Mercado de trabalho em Gestão de Qualidade 

Após formado, o profissional de Gestão de Qualidade conta com um mercado de trabalho amplo e com boas oportunidades para profissionais qualificados. Sobretudo, porque o especialista pode exercer a função em diversas áreas, como por exemplo, nos setores de educação, saúde e serviços financeiros. 

Entretanto, o departamento que mais conta com oportunidades de trabalho é o setor de Indústria. Por conta do mercado está cada vez mais exigente com certificados de excelência, as empresas estão investindo cada vez mais em gestores de qualidade.  

Como dito, o tecnólogo em Gestão de Qualidade pode atuar em empresas dos mais diversos segmentos ou em órgãos públicos. Entre algumas das principais funções que o profissional pode assumir após se formar estão: 

  • Auditor Interno;
  • Analista de Sistema de Qualidade;
  • Supervisor de Processos de Qualidade;
  • Assistente de Controle de Processos;
  • Analista de Planos e Reorganização de Processos;
  • Gerente de Qualidade.

O profissional ainda pode ser responsável pela gestão de processos e projetos em áreas de meio ambiente, responsabilidade social e desenvolvimento de políticas de integração.

Principais características do profissional

O profissional de Gestão de Qualidade tem um papel de importância para que uma empresa possa atingir os objetivos estabelecidos. Dessa forma, as principais características para um um gestor de tecnologia são liderança, organização, capacidade de trabalhar bem em equipe. Também é preciso ter interesse por vendas, por comércio e facilidade para fazer cálculos e lidar com números.

Ainda é importante para o tecnólogo identificar os processos que necessitem de melhorias, cumprir  os padrões e normas de qualidade e analisar os métodos de trabalho de uma organização.  Além de treinar os profissionais da empresa, implementar as mudanças necessárias para empresa e realizar auditorias internas.

Por fim, o profissional é essencial para manter uma empresa competitiva e com excelência nos serviços que oferece ao público. Então, ficou interessado na área de Gestão de Qualidade? Não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre a área. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.