InícioGraduaçãoGestão da QualidadeO que é o CST em Gestão da Qualidade?

O que é o CST em Gestão da Qualidade?

Você já pensou em trabalhar diretamente na estratégia administrativa de empresas? Já tem alguma ideia do que é o CST em Gestão da Qualidade? Se a resposta for negativa, saiba que essa pode ser a opção de graduação perfeita para você.

Esse é um tipo de curso de nível tecnólogo. Ele forma profissionais capacitados para atuar na gestão de todos os processos que servem para garantir que os serviços prestados estejam seguindo as normas de qualidade para, assim, manter a satisfação de todos os envolvidos.

Ficou curioso para aprender mais sobre essa área? Então continue lendo e também descubra o que esse profissional faz e ainda como é o mercado de trabalho e como escolher um bom local para estudar.

Afinal, o que é o CST em Gestão da Qualidade?

É preciso saber o que significa CST. Bem, essa é a sigla para Curso Superior de Tecnologia. Logo, o CST em Gestão da Qualidade é um tipo de graduação, com validade de nível superior, mas que pode ser concluída na metade do tempo de um bacharelado.

Atualmente ele é oferecido na modalidade presencial em algumas instituições do país. Para se candidatar a uma das vagas, deve o vestibulando tenha concluído o ensino médio e participe de algum dos métodos de seleção.

Os mais utilizados são a avaliação pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular. Esse último ainda conta com duas variações, a tradicional e a online.

O CST em Gestão da Qualidade tem duração média quatro semestres. Ou seja, dois anos. Durante esse período o aluno tem acesso a conteúdos, e disciplinas, que o preparam para entrar no mercado de trabalho e exercer bem as atribuições da carreira que escolheu seguir.

A grade curricular é multidisciplinar. Nela é possível encontrar matérias tanto da área de humanas quanto da de exatas. Mas é preciso informar que ela não é algo que não é fixo, já que cada faculdade monta a própria. Existem, no entanto, algumas matérias comuns. Elas costumam ser:

  • Controle estatístico da qualidade
  • Auditoria de sistemas de qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de pessoas
  • Modelos de gestão
  • Matemática financeira
  • Metrologia e controle geométrico
  • Ferramentas da qualidade
  • Estratégia e processos organizacionais em qualidade
  • Qualidade e sistemas de produção, entre outras

O que esse profissional é capacitado para fazer?

Um gestor da qualidade é capacitado para atuar na estratégia administrativa de empresas. Nesse sentido, o que ele faz é pensar em questões relacionadas com a qualidade de comércios, indústrias e empresas de diversos tipos de serviço.

O trabalho dele é manter o controle de coisas como finanças, quadro de funcionários, dos dados e da contabilidade. Tudo isso para garantir que toda a produção siga os requisitos e normas de qualidade regulamentados por sistemas como o ISO (International Organization for Standardization) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para alcançar os resultados desejados ele pode fazer auditorias, que podem ser internas ou externas, desenvolver políticas de atuação e integração e fazer a gestão de projetos que beneficiem o meio ambiente, por exemplo.

Deu para perceber que é bastante coisa, não é? Por esse motivo, alguém de se formou nesse curso tem a possibilidade de agir em áreas diferentes. Algumas das mais comuns são como analista ou gestor de qualidade, coordenador, supervisor ou auditor.

Cada uma delas atua de maneira diferente. Porém, todas apresentam os mesmos objetivos, que são a saúde do local de trabalho e a satisfação dos usuários dos serviços.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no CST em Gestão da Qualidade?

Os formados no CST em Gestão da Qualidade fazem muitas coisas. Logo, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho são muitas. É preciso destacar também que esse é um setor em crescimento, com um aumento de mais de 50% no número de contratações no período de um ano.

Um gestor de qualidade pode trabalhar em empresas públicas e privadas. Um dos setores que mais empregam esse profissional é o de indústria. Ele, no entanto, não é único, visto que cada vez mais locais estão percebendo a importância dele.

Dito isso, é possível encontrar vagas em locais que oferecem serviços de saúde e até de educação. Também dá para trabalhar como autônomo, normalmente prestando assessorias.

E os salários?

O salário para um recém-formado no CST em Gestão da Qualidade costuma ser de, em média, R2.500,00. Profissionais com mais tempo de experiência podem ter uma remuneração que ultrapassa os R$5.000,00 mensais.

Destacamos, contudo, que esses valores sofrem com muitas variáveis. Região do país, tamanho da cidade, tipo de empresa e até a área de atuação são fatores que influenciam no valor dos salários. Por exemplo, alguém que trabalha como analista da qualidade pode receber até R$7.197,23 por mês.

Como escolher um bom CST em Gestão da Qualidade?

Uma das coisas que costuma assombrar os vestibulando é a escolha da instituição onde ele vai formar as bases do seu futuro profissional. A gente sabe bem que esse pode ser um processo difícil e até cansativo. Afinal, são muitas coisas para se levar em consideração.

Mas fica calmo, pois vamos te mostrar o que é mais importante para considerar na hora de decidir onde estudar. Em primeiro lugar, é necessário verificar se a faculdade tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. Apenas isso garante que o diploma será válido no Brasil.

Conferir quais as notas que o local recebe no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é outra coisa que dá uma noção se ele é realmente bom. Por último está conversar com alunos e ex-alunos para ver o que eles acham da instituição e da estrutura que ela oferece.

Hoje, existem três instituições brasileiras que apresentam pontos positivos em todos esses quesitos e ainda oferecem um curso com mensalidades que cabem no bolso. São elas:

  • Anhanguera
  • Pitágoras
  • Unopar

Após descobrir o que é o CST em Gestão da Qualidade, que tal aproveitar e conferir os outros conteúdos que nós preparamos sobre a área e ficar bem informado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.