InícioGraduaçãoHistória5 mitos sobre o curso de história

5 mitos sobre o curso de história

O curso de História possui muito conteúdo em sua grade curricular de ensino nas universidades. Porém, há também alguns mitos sobre a faculdade e até mesmo sobre o perfil dos alunos.

Nesse caso, chegou a hora de saber a verdade por trás dessas falas populares. Desde já, você conferirá quais são esses mitos e entender como foram criados.

Como é o curso de História?

Para começar, nessa faculdade o aluno aprende vários aspectos históricos sobre várias culturas diferentes. Além disso, ele torna-se capaz de:

  • Investigar arquivos antigos;
  • Realizar a comparação entre os registros;
  • Analisar as fontes de informação.

Tudo isso leva o estudante a explicar como os fatos do passado aconteceram na sociedade. Não apenas isso, ele também deve mostrar como esses ocorridos impactam no mundo atual.

Para isso, é necessário fazer muita leitura, inclusive no ensino de várias aulas teóricas. Contudo, existem também disciplinas práticas que o aluno poderá participar durante o curso de História.

Licenciatura x Bacharelado

São essas as duas modalidades de faculdade que você pode optar por fazer. Em primeiro lugar, o graduado em Licenciatura estará apto para dar aulas nas escolas. Dessa forma, o conteúdo vai se dirigir para as áreas de educação e ensino.

Quanto ao Bacharelado, o estudante é orientado a ser um pesquisador na área de História. Nesse sentido, ele terá aulas com maior foco em explorar os detalhes dos acontecimentos.

Duração do curso de História e mercado

Independente da modalidade, a duração da faculdade de História é 4 anos, ou 8 períodos. Depois, é possível optar por fazer um mestrado, que costuma durar cerca de 2 anos. Por fim, os mestres ainda podem estudar mais 4 anos e adquirir o doutorado.

Média salarial do profissional

Como já dito acima, o graduado na área tem diversas opções de atuação. Antes de tudo, o professor formado em licenciatura ganha em média R$ 2.149,00. Agora, quando ao pesquisador, o salário médio é de R$ 2.605,46.

5 mitos sobre o curso de História

Agora que você viu um pouco sobre o curso, hora de chegar ao tópico principal. Em outras palavras, é o momento de conhecer quais são os cinco mitos sobre essa faculdade:

  1. Festas todos os dias;
  2. Não tem diferença entre a faculdade e as aulas da escola;
  3. O perfil do aluno de História;
  4. História é só decoreba;
  5. Só existe uma verdade.

Caso tenha se interessado pelo que viu até aqui, confira também os detalhes desses mitos.

1 – Festas todos os dias

Essa é uma impressão que não fica só sobre o curso de História, como, em geral. Sobretudo, causada por influência das séries de TV e filmes de Hollywood existentes por aí.

De fato, existem algumas festas organizadas pelos alunos em certas ocasiões. Entretanto, não é todo dia que será possível abdicar da rotina para isso.

Ao longo do curso, você terá matérias e professores que vão cobrar muito de você. Logo, se deixar de se dedicar ou de estudar, não terá bons resultados.

Ocasionalmente, haverá como ter um tempo livre para poder curtir com amigos. Porém, saiba, desde já, que isso não será muito frequente ao longo dos anos.

2 – Não há diferença entre a faculdade e as aulas da escola

Vale lembrar que esse mito sobre o curso de História tem um pouco de verdade. Todavia, tenha em mente que aquele tempo escolar ficou no passado e não volta mais.

Muito do conteúdo da aula depende, é claro, do professor que está lecionando. Então, há hipótese de ver alguma disciplina que te lembra algum elemento daquela época.

Mas, em geral, as aulas da faculdade vão cobrar mais atenção da sua parte. Por exemplo, será preciso fazer a análise de algum documento durante algumas disciplinas do curso.

3 – O perfil do aluno do curso de História

Quem observa o curso de História do lado de “fora”, pode ter uma impressão errada. Dessa maneira, criou-se um estereótipo de aluno da faculdade que não condiz com a realidade.

O perfil ‘correto’ desse estudante inclui o interesse em estimular o seu senso crítico. Não apenas isso, como também a vontade de questionar em vários assuntos diferentes.

Vale destacar também a sugestão de reflexões sobre esses temas, além de executá-las. Por fim, ele deve sempre mostrar esse lado crítico em relação a esses conceitos.

As habilidades mais comuns

É comum observar nos alunos desse curso algumas habilidades como:

  • O domínio da linguagem;
  • A intenção de estudar o homem em vários contextos;
  • Capacidade de mostrar pontos de vista diferentes sobre História, Sociedade e Cultura.

4 – Curso de História é só decoreba

O conteúdo ensinado durante a faculdade de História pode ser muito amplo e profundo. Ou seja, não é possível decorar tudo nas aulas e nos materiais de apoio.

Como objetivo maior, o aluno precisa interpretar e aprender os conceitos que os professores passam. Portanto, a tal ‘decoreba’ não chega perto da verdade porque seria algo impossível de fazer.

Dicas para estudar História

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a ir além desse hábito. Então, confira e veja como os estudos podem simples e mais efetivos:

  1. Faça as leituras sem perder a atenção;
  2. Pesquise videoaulas sobre o assunto e assista quantas vezes for preciso;
  3. Uma forma de absorver os conteúdos é elaborar resumos sobre eles;
  4. Muitos acontecimentos históricos viraram filmes, então vê-los ajuda no estudo;
  5. Crie esquemas chamados de ‘mapas mentais’;
  6. Tente resolver alguns exercícios a respeito do assunto;
  7. Podcasts também tem bons conteúdos, então não os dispense;
  8. Cheque as informações que encontrar para evitar fake news.

5 – Só existe uma verdade

Algo que você aprende durante o curso de História é que: verdade absoluta não existe. Ou seja, todo evento histórico terá mais de um ponto de vista para explorar.

Mesmo os documentos possuem informações que mostram só o que o autor interpretou do ocorrido. Ainda mais se considerar que podem sempre surgir outros arquivos para desmentir ou confirmar.

Pode-se perceber que, ao entrar na faculdade, você deve se preparar para receber muita informação. Assim como, em outros casos, descobrir fatos bem diferentes do que você viu em momentos anteriores.

Para desmentir os boatos sobre o curso de História

Neste artigo você conferiu alguns mitos relacionados ao curso de História do ensino superior. Contudo, teve, além disso, a oportunidade de ver alguns bons detalhes sobre essa faculdade.

Em geral, todo curso tem seus mitos e verdades que só é possível saber cursando. No entanto, é essencial não se apegar a essas ideias e fazer as suas próprias descobertas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.