InícioGraduaçãoFaculdade de História: saiba como é este curso

Faculdade de História: saiba como é este curso

A cada minuto que passa, a humanidade produz vestígios que ao longo do tempo se tornam itens datados, situados no passado. São incontáveis fotografias, textos, documentos, construções e tudo o que possamos imaginar. 

Neste post, nós vamos mostrar para você como é a faculdade que prepara os profissionais que lidam com o passado, pesquisando e interpretando a ação humana ao longo do tempo. Se interessou? Então embarque com a Voomp e conheça a faculdade de História!

Como é a faculdade de História?

A preocupação com o resgate do passado não é nada nova. Pelo menos desde a antiguidade há registros da tentativa de reconstituir eventos históricos, transmitidos de forma oral. No entanto, ao longo do tempo, as formas de investigar o passado mudaram significativamente. A partir do século XX, as faculdades de História começaram a surgir com seus debates e metodologia própria.

Atualmente, o curso de História é oferecido em diversas universidades do Brasil, sendo responsável por formar pesquisadores e principalmente professores para atuar no ensino escolar. De modo geral, o curso é bastante teórico e com significativa carga de leitura. Ou seja, o aluno graduando em História deve ter uma boa capacidade interpretativa e bastante disciplina e aptidão para leituras e discussões.

Outra característica da faculdade de História é que se trata de um curso que dialoga frequentemente com outras ciências. É muito comum que alunos de História estudem questões de Ciências Sociais, Filosofia e Antropologia

Apesar do caráter teórico de boa parte das matérias, os alunos realizam algumas práticas ao longo do curso. Elas podem ser feitas em arquivos, museus, escolas e bibliotecas. Por fim, a faculdade de História pode ser cursada em caráter de bacharelado ou licenciatura, tanto de forma presencial como EAD

Como é a licenciatura em História?

O curso de licenciatura em História é o que forma profissionais habilitados para atuarem no ensino básico. Em relação ao curso de bacharelado, os alunos estudam os mesmos conteúdos teóricos sobre os diferentes períodos do tempo, no entanto, a abordagem leva em consideração a aplicação dos conteúdos em sala de aula

A licenciatura também implica na presença de matérias especiais sobre educação. Ao longo da jornada universitária, os graduandos debatem sobre teorias da educação, práticas docentes e metodologias de ensino

Também é previsto que os alunos do curso de licenciatura realizem estágios supervisionados em instituições de ensino. A prática busca contemplar experiências com ensino fundamental, ensino médio e atividades em espaços não-formais de ensino, como bibliotecas, cinemas e exposições.

Este é um curso que pode ser realizado totalmente através do sistema de ensino à distância. Ou seja, você pode realizar leituras, debates, elaborar projetos e materiais didáticos estudando como e onde quiser.

O que se estuda na faculdade de História?

Diferente do que se possa imaginar, no curso de História os alunos estudam muito mais do que datas e personagens históricos. Nesta graduação, os alunos estudam problemas historiográficos sobre acontecimentos do passado, normalmente divididos em períodos. Ou seja, os alunos estudam questões sobre Pré-História, Antiguidade, Idade Medieval, Idade Moderna e Contemporânea. 

São matérias que contemplam eventos históricos fundamentais para compreendermos a atual situação cultural, social e econômica de nossa sociedade. São estudados fenômenos internacionais, como a Revolução Industrial, e fenômenos nacionais, como a colonização portuguesa na América. 

Também é muito comum que faculdades valorizem conhecimentos regionais. Portanto, se você cursar História em uma instituição no sul do Brasil, você encontrará matérias sobre a história desta região. Obviamente, se você cursar em uma instituição do Nordeste, os estudos sobre história local serão diferentes.

Além dos fenômenos históricos, graduandos em História aprendem técnicas e metodologias de pesquisa e investigação do passado. São estudadas as diferentes naturezas das fontes históricas, bem como o modo de abordá-las. 

Confira algumas matérias presentes no curso de História – Licenciatura em faculdades como a Unime, Anhanguera e Unopar!

  • História Antiga
  • História Contemporânea: do Século XVIII ao XIX
  • História da África
  • História da América
  • História do Brasil Imperial
  • História e Cultura Dos Povos Indígenas
  • História Medieval
  • História Regional
  • Metodologia do Ensino de História
  • Patrimônio, Museus e Arquivos
  • Produção e Análise de Material Didático
  • Teorias da História

Quanto tempo dura uma faculdade de História?

O curso de História costuma ter uma duração média de 4 anos em caráter de licenciatura. Já no curso de bacharelado em História, a duração da faculdade pode ser um pouco menor, chegando a 3 anos e meio. Isso depende de como a instituição de ensino elabora a grade curricular.

Essa diferença de tempo entre as modalidades ocorre especialmente em razão das matérias de educação presentes no curso de licenciatura. São conteúdos que não estão previstos no curso de bacharelado, portanto, sua duração é menor.

Durante o tempo de graduação, os alunos deverão integralizar todas as matérias e realizar outras atividades. Além dos estágios, é exigida a participação em atividades complementares como palestras, congressos e participação em projetos. Ao final, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre algum tema da História. 

Como é o mercado de trabalho para historiadores?

Normalmente, alunos formados no curso de licenciatura em História encontram bastante oportunidades em escolas de ensino básico, em nível fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas você sabia que o campo de atuação é muito mais amplo para historiadores?

Por ser um curso com caráter multidisciplinar e que promove o trabalho com acervos documentais, historiadores são profissionais aptos para atuarem em instituições arquivísticas. O mesmo ocorre em museus, onde os historiadores podem desenvolver pesquisas sobre objetos museológicos ou atuar como guias educativos. Em museus, os profissionais também podem realizar curadoria de exposições.

Historiadores também podem prestar serviços de consultoria para produções culturais. Sabe aquele filme de época que você adora? É bem provável que um historiador estivesse envolvido na produção! 

O profissional formado em História tem a opção de seguir a carreira como pesquisador. Isso pode ocorrer seguindo a carreira acadêmica ou então em empresas de arqueologia. Outro tipo de serviço de pesquisa realizado por historiadores são as investigações genealógicas, onde o profissional realiza uma pesquisa sob demanda.

Enfim, historiadores podem seguir por vários caminhos profissionais depois de formados. Seja na área da educação, da cultura ou da pesquisa. E você, curtiu? Fique ligado aqui na Voomp para conhecer mais sobre as faculdades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.