InícioIdiomasQual é a importância do inglês no mercado de trabalho?

Qual é a importância do inglês no mercado de trabalho?

Atualmente, possuir cursos e qualificações pode não ser o suficiente para que você decole no mercado de trabalho. Em algumas áreas, conhecer uma segunda língua, especialmente o inglês, pode ser um fator que faz toda a diferença!

Neste caso, diversificar seu vocabulário com um novo idioma pode significar o surgimento de inúmeras oportunidades de trabalho. Sendo assim, neste post você irá descobrir por que o inglês é tão importante no mercado de trabalho e como você pode aproveitar isso. Confira! 

A importância do inglês no mercado de trabalho

Uma das principais características do mundo atual é a conectividade e a diminuição das fronteiras. Com o avanço e a popularização da internet, estabelecer relações com pessoas de qualquer canto do mundo tornou- se uma realidade que mudou completamente o panorama das relações de amizade, dos negócios e das oportunidades de trabalho.

Desta forma, preparar-se para participar deste movimento de globalização tem sido fundamental. E quando falamos em preparação, falamos em comunicação. Atualmente, o inglês é considerado uma língua universal, sendo o idioma mais falado no mundo

Por esta razão, saber falar inglês tem deixado de ser um diferencial para cada vez mais ser uma exigência em empresas e organizações. Afinal, dominar a língua significa ampliar significativamente as possibilidades de contato, de alcance e de aprendizado.

No mundo do trabalho, o inglês pode ser utilizado em diversas escalas. Seja para fazer negócios no exterior, realizar atividades cotidianas ou seguir se aperfeiçoando. Se você tem sonhos grandes e ainda não pensou em aprender a falar inglês, o momento é sempre o agora. Nunca é tarde para começar a aprender!

Investir em inglês é investir em si próprio

À medida em que você vai aprendendo a falar inglês, as possibilidades do seu mundo vão se expandindo. Acessar matérias, livros, notícias, novos amigos ou oportunidades profissionais, tudo são vantagens para quem ousa ser bilíngue. 

Além disso, é consenso que quem domina a língua inglesa tem mais chances de alcançar as melhores vagas de emprego, com melhores salários e mais possibilidades de desbravar o mundo. No Brasil, o índice de profissionais que falam inglês ainda é muito baixo. Possuir esta habilidade coloca você em uma posição de destaque!  

Portanto, quando você decide aprender inglês, você está plantando frutos para o seu futuro. Investir em inglês é investir em si próprio!

Como começar a aprender inglês para o mercado de trabalho?

Se você ainda não é fluente em inglês, mas deseja chegar lá, é importante considerar alguns pontos antes de colocar a mão na massa. Primeiramente, é interessante você identificar o seu nível atual para saber por onde começar. Você pode realizar testes de nivelamento como TOEFL, IELTS ou então testes online de forma gratuita. 

Ok, o seu objetivo é aprender inglês para se destacar no mercado. Contudo, em qual área você deseja atuar? Esta é uma pergunta bem importante. Afinal, você pode direcionar seus estudos de inglês para dominar um campo de atuação. Para quem deseja trabalhar com negócios, por exemplo, é importante focar no Business English.

Por fim, é interessante que você faça um planejamento, com cronogramas e objetivos. Você pode fazer isso e ainda contar com o empurrão de um curso de idiomas. Instituições como a Carnegie Brasil oferecem cursos com foco no mercado de trabalho. Interessante, não?

Inglês como requisito: conheça profissões que exigem o idioma

Saber falar inglês pode até ser um diferencial em diversas áreas. No entanto, em outras já é uma exigência. Conheça algumas carreiras que valorizam bastante profissionais com domínio da língua inglesa!

Negócios

Sem dúvidas, o universo corporativo é um dos que mais demanda profissionais fluentes em inglês. Com a globalização dos negócios, estabelecer contato com clientes, fornecedores e parceiros comerciais ao redor do mundo é essencial.

Além disso, a comunicação nesta área possui muitas expressões típicas, representadas por siglas ou abreviações. Termos como B2B (Business-to-Business) e ASAP (As Soon As Possible) são exemplos de termos que são utilizados com bastante frequência.

Tecnologia

No ramo da tecnologia, saber falar inglês é uma das habilidades básicas de quem atua nesta área. Afinal, boa parte das inovações e do desenvolvimento tecnológico são internacionais. Portanto, para manejar novas ferramentas, hardwares e softwares, é imprescindível dominar a língua inglesa. 

Isso vale para as diferentes profissões que compõem o campo da tecnologia. Sejam técnicos de informática, analistas de TI ou engenheiros de computação. 

Turismo

O turismo é outro setor em que saber falar inglês é um requisito primordial. Afinal, os serviços de turismo lidam com clientes de diferentes nacionalidades e, como bem sabemos, a língua inglesa acaba sendo o idioma utilizado para comunicar-se.

Seja trabalhando em restaurantes, hotéis, como tradutor ou como guia turístico, todas as profissões que estão nesta área exigem fluência em inglês.

Enfim, além dessas 3 áreas de atuação existem diversos cargos e áreas em que ser fluente em inglês é fundamental. Ao dominar a língua, você adquire mais independência, consegue resolver problemas, acompanhar tendências, aumentar sua rede de relacionamento e ficar ligado em tudo que rola no mundo.

Se hoje o mercado está exigente quanto à fluência em inglês, a tendência é que isso só aumente com o tempo. Portanto, a gente reforça: nunca é tarde para começar a aprender! 

A gente fica por aqui! Obrigado por acompanhar nosso conteúdo e até a próxima.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.