InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em História?

Como conseguir um estágio em História?

Quando se fala em alguém formado em História, a primeira coisa que todos pensam é em professores. Porém, existem diversas outras áreas de atuação. Por isso, um jeito de como conseguir um estágio em História é se inteirando de todas as áreas de trabalho de um profissional formado.

O aluno do curso de História desenvolve um olhar crítico e imparcial sobre fatos históricos. Além disso, ele também aprende a importância de conhecer o passado para, assim, encontrar formas de melhorar o futuro.

Sendo assim, é importante saber o que estuda um profissional dessa área e como esse conhecimento pode ser aplicado na hora de buscar um estágio. Para te ajudar, nós da Voomp resolvemos juntar todas essas informações aqui. Vamos lá?

Como conseguir um estágio em História?

Existem algumas áreas que um profissional pode trabalhar depois de formado no curso de licenciatura em História. Sendo assim, essas mesmas áreas são as em que um aluno do curso pode buscar opções de estágio.

Uma boa dica de como conseguir um estágio em História é conversar com os seus professores. Peça sugestões, indicações de instituições que contratam estagiários nas quais você pode buscar um trabalho.

A internet também pode ser uma poderosa aliada na hora de conseguir uma vaga de estágio. Primeiramente, busque por oportunidades de estágio na sua cidade, e veja as opções que vai encontrar, mas não se limite apenas à internet.

Se você conhece instituições e empresas que podem se encaixar no perfil, entre em contato e questione sobre oportunidades de estágio. Busque instituições como o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), que oferece vagas de estágio para as mais diversas áreas.

E o que faz alguém formado no Curso de História?

Para te ajudar a entender quais as áreas em que alguém que cursa uma faculdade de História pode trabalhar, e te ajudar a dar uma direção de como conseguir um estágio em História, trouxemos algumas informações de cada uma dessas áreas.

Área Acadêmica

Como já falamos antes, a primeira profissão que as pessoas pensam quando falamos de alguém formado em História, é a de professor. Após se formar, é possível dar aula em escolas. Além disso, também é possível dar aula para o próprio curso de licenciatura em História. Só não se esqueça de verificar a necessidade de alguma formação ou curso adicional para poder seguir nessa carreira.

Historiador

Quase todo aluno de História sonha em se tornar um historiador. O profissional dessa área faz, entre outras coisas, a conservação de registros históricos. Ele pode trabalhar em instituições governamentais, institutos de pesquisa e de ensino, museus e muitos outros lugares. Inclusive, um historiador pode, também, atuar como curador em museus e exposições.

Escritor

Sim! Muitos profissionais de História a entendem tão bem que precisam encontrar formas de compartilhar o que sabem com o mundo. Um jeito que muitos escolhem de fazer isso é através da escrita. Existe uma frase muito conhecida de Aristóteles que fala sobre historiadores que escolhem a escrita como seu método de compartilhar conhecimento. 

“O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido.”

Dentro dessa área, ainda existe a oportunidade de trabalhar em editoras de livros didáticos. Pode ser escrevendo livros para as escolas ou revisando as informações.

Pesquisador

Existem diversas montanhas de papéis que fazem parte da História, e que nunca foram propriamente estudados, Além disso, sem realmente estudar os documentos, é muito provável que informações importantes sejam perdidas, ou que arquivos sejam destruídos. Por isso, um historiador, quando trabalha em instituições de ensino como pesquisador, fica responsável por pesquisar, encontrar, avaliar e arquivar informações. Saber avaliar sua relevância para a História. E, acima de tudo, preservar essa informação para a posteridade.

Mais opções

Existem diversas outras profissões, nas quais um diploma de um curso superior de História pode ser bem aproveitado. Existem profissionais formados em História, que atuam como políticos, sociólogos, formadores de opinião, diplomatas e até mesmo líderes religiosos. Ainda existem diversas instituições públicas e privadas que contratam consultores formados em História para projetos de valorização, resgate e  preservação do patrimônio histórico.

Requisitos para conseguir um estágio em História

Basicamente, para poder se candidatar para qualquer oportunidade de estágio, é imprescindível que você esteja matriculado em um curso de graduação em História. Porém, essa exigência vai um pouco mais além. É preciso estar matriculado em um curso de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para te ajudar na escolha, trouxemos algumas instituições do grupo Kroton que oferecem o curso e que possuem licença emitida pelo MEC:

As faculdades indicadas oferecem o curso de licenciatura em História em formato EAD, ou seja, a distância. Isso significa que você tem a liberdade para estudar no horário que for mais conveniente para você. Além disso, também te dá a oportunidade de buscar vagas de estágio para trabalhar em qualquer horário do dia. Assim, você não precisa limitar as suas buscas.

Do mesmo modo, outra dica importantíssima na hora de encontrar um estágio é se atentar aos requisitos das vagas. Saiba analisar o seu perfil e reconhecer se o mesmo é compatível com as exigências da vaga. Seja como for, procure descobrir o que você pode fazer para se adequar às exigências. 

Disciplinas do curso de História

Existem algumas matérias do curso que não são apenas sobre História:

  • Patrimônio, Museus E Arquivos
  • Pensamento Científico
  • Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares
  • Produção E Análise De Material Didático
  • Profissionalização Docente
  • Projeto De Ensino
  • Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem
  • Sociedade Brasileira E Cidadania

Sendo assim, procure oportunidades de estágio nas quais possa utilizar as competências aprendidas nessas matérias.

Qual o preço do curso de História

Tudo o que precisa saber sobre o curso de História

4 séries que todo acadêmico de História deve assistir

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.