Antes de mais nada, chegou o momento de relaxar entre a revisão para as diversas provas da faculdade. Como? Simplesmente assistindo a uma série daquelas com história, um roteiro incrível e com capítulos que te deixam com vontade de continuar até terminar a temporada.
O Voomp sabe que toda a pessoa que gosta de um bom filme ou série fica com gostinho de “quero mais” na cabeça. Séries televisivas ou oferecidas em serviços de streaming sempre serão entretenimentos muito gostosos de curtir. Contudo, também servem para aprendermos mais sobre um determinado assunto. Neste caso, falaremos de 4 séries que todo acadêmico de História deve assistir.
Logo, você não precisa ser só um estudante do curso de História para curtir as séries que vamos indicar aqui. Afinal, séries são feitas para todo mundo. Ainda mais aquelas que fazem a gente viajar para dentro dos mundos antigos, idiomas e culturas.
Em síntese, séries que falam de períodos históricos específicos podem servir para oxigenar as mentes das pessoas que só leram livros sobre aqueles temas. Além disso, as séries para alunos que amam história devem ter a história como pano de fundo. Senão, qual seria a graça? Não concorda?
O que você verá neste artigo:
Experiência imersiva
Por isso, hoje falaremos sobre as séries indicadas para quem está no curso (e para os amantes) de História. Aliás, uma das virtudes comuns às séries históricas preferidas pelo grande público, ou pelos historiadores mais exigentes, são aquelas que oferecem a experiência imersiva.
O que significa uma experiência imersiva ?
Basicamente, uma experiência imersiva leva os telespectadores do entretenimento à vivência de algo novo. Muitas vezes, isso se dá de modo personalizado e além das expectativas mais pessimistas.
Atualmente, as séries históricas possuem um grande grupo de pesquisadores por trás das câmeras. Assim, envolvendo desde antropólogos, filólogos, historiadores, especialistas até produtores e diretores especializados em conteúdos de época, equipes de figurino e toda a gama de colecionadores, entusiastas e etc.
4 séries que todo acadêmico de História deve assistir
Enfim, chegamos à apresentação de nossas séries. Certamente, a maioria delas você já deve ter ouvido falar – ainda mais pela facilidade de acesso.
Buscamos selecionar períodos históricos diversos e não poderíamos deixar de lado também a história do Brasil. A todo estudante que estiver lendo este post do HF, saiba que existem centenas de séries incríveis para estudantes de História e para os fãs dessa disciplina.
Entretanto, esperamos não decepcionar os mais emocionados dos fãs ao escolher as 4 séries abaixo em detrimento de outras tantas. Como diria um antigo programa infantil da TV Cultura: Senta que lá vem a história!
Vikings (2013) – Netflix
O início da idade das trevas e grande destaque para o surgimento do reino dos francos na Europa estão ligados a Vikings.
Em sua sinopse, encontramos a seguinte descrição para Vikings: “segue a vida de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), o maior guerreiro da sua era. Líder de seu bando, com seus irmãos e sua família, ele ascende ao poder e torna-se Rei da tribo dos vikings. Além de guerreiro implacável, Ragnar segue as tradições nórdicas e é devoto dos deuses”.
Porém, é mais que isso. Extremamente bem ambientada, respeita aspectos culturais e linguísticos, com destaque para a expansão no cristianismo por terras nórdicas e dos reinos da Inglaterra.
Peaky Blinders (2013) – Netflix
Um clássico urbano e para quem gosta de entender o pós-guerra e a pluralidade de culturas na Grã-Bretanha durante essa época. Peaky Blinders retrata uma organização criminosa de origem cigana que se passa na cidade de Birmingham, Inglaterra, em 1919. Ou seja, é constituída vários meses após o final da Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre os anos de 1914 a 1918. A história é centrada na ambição do líder da gangue inglesa, Thomas “Tommy” Shelby (Cillian Murphy).
Destaque para as locações, os sotaques dos personagens, figurinos e o pano de fundo dos movimentos sociais ligados aos trabalhadores ingleses e outras transformações sociais ocorridas no país.
Ascensão do Império Otomano (2020) – Netflix
Saímos dos guerreiros nórdicos e das gangues inglesas para mergulhar em um dos maiores momentos do Império Otomano. E por falar em aspectos históricos, Ascensão do Império Otomano refere-se ao período iniciado com o enfraquecimento do Sultanato Seljúcida de Rum, por volta do século XIII. Por fim, termina com o declínio do Império Bizantino e a Queda de Constantinopla em 1453.
O protagonista é o sultão otomano Maomé II (Cem Yiğit Üzümoğlu), que inicia uma campanha épica para conquistar Constantinopla, a capital do Império Bizantino. Evento este que mudará o curso da história mundial dos séculos seguintes até hoje.
Diferente das séries anteriores, Ascensão do Império Otomano possui a parte dramatizada e a parte documental. Portanto, um prato cheio para quem ama documentários e a imersão proporcionada pelas séries de época.
Chiquinha Gonzaga (1999)
Definitivamente, a cara do Brasil. Chiquinha Gonzaga trata de uma grande produção que tem como pano de fundo o período da proclamação da República. Aqui em nosso post, é a mais antiga e a que traz como pano de fundo acontecimentos da história do Brasil. Uma série que marcou época, tanto pela qualidade dos atores quanto pelo figurino.
Exibida em 1999, foi baseada na vida da compositora Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga. A dupla de atrizes, Gabriela Duarte e Regina Duarte, respectivamente, filha e mãe na vida real, interpretaram a maestrina.
Moderna e independente, Chiquinha Gonzaga viveu entre a alta sociedade carioca. Era uma pessoa à frente do seu tempo e muito politizada. Nascida em 1847, acabou falecendo em 1935. Ou seja, o pano de fundo da sua história são os principais acontecimentos históricos do país. Afilhada de Duque de Caxias, herói da Guerra do Paraguai. Além disso, uma grande apoiadora das causas abolicionistas e republicanas. Sobretudo, foi a primeira grande maestrina brasileira com grandes sucessos criados e conhecidos até hoje.
Então, gostou das nossas 4 séries que todo acadêmico de História deve assistir? Aproveite e conheça mais sobre o curso de História e as diversas áreas do ensino superior em nossa home. Estamos esperando você com a pipoca!