Primordialmente, o estudante do curso de Estética e Cosmética deve ter um perfil voltado ao gosto pelo mundo dos cosméticos e estética corporal. Além disso, deve de ter interesse genuíno em promover a autoestima das pessoas através do uso de certas técnicas.
De maneira geral, como os alunos de todas as graduações de ensino superior, é preciso estudar bastante para se tornar uma boa esteticista. Além disso, saber se você tem o perfil certo do estudante do curso de Estética e Cosmética poderá te ajudar a descobrir se escolheu a carreira certa. Nesse sentido, é bom lembrar que o mercado de Estética e Cosmética vem se destacando no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, já são mais de 480 mil profissionais na área atualmente. Esses que geram um faturamento de 47,5 bilhões de reais por ano, segundo matéria da Revista Exame. Ou seja, esse grande sucesso coloca o Brasil como um dos maiores consumidores deste segmento no mundo.
Desde já, o estudante do curso de Estética e Cosmética aprende, durante o curso, a como gerar bem-estar e conservar a beleza de seus clientes. Dessa forma, o perfil do estudante de Estética e Cosmética deve ser o de uma pessoa que busca ajudar as outras através da promoção de autoestima. Felizmente, a demanda por esse tipo de profissional no mercado de trabalho brasileiro é grande. O que disponibiliza diversas oportunidades para os alunos do curso de Estética e Cosmética.
De início, essa graduação é diferenciada pelo seu curto período de duração, já que seu grau é de tecnólogo. Sendo assim, os conhecimentos adquiridos durante os estudos serão bem mais práticos. Além disso, a duração média do curso é de dois anos, perfeito para quem pretende fazer uma graduação rápida.
O que é ensinado para o estudante do curso de Estética e Cosmética?
Para muitos estudantes que saíram do ensino médio, trabalhar nesse setor é um verdadeiro sonho. No entanto, muitos deles não sabem realmente o que é ensinado durante o curso de Estética e Cosmética. Então, por não saber o que será devidamente estudado, muitas pessoas acabam deixando essa ótima oportunidade de lado.
Nesse sentido, para iniciar, podemos dizer que o objetivo principal dessa formação é capacitar o aluno em procedimentos estéticos. Dessa maneira, são realizadas aulas para desenvolver as capacidades coletivas ou individuais de cada um no momento de realizar um serviço. Consequentemente, o curso visa capacitar o profissional para que ele possa usar tecnologias e técnicas específicas do segmento. Do mesmo modo, ter conhecimento sobre a composição dos cosméticos e seus métodos de aplicação é um dos objetivos da graduação.
Enquanto os estudantes aprendem como realizar procedimentos estéticos e cosméticos, também aprenderão técnicas para gerir o relacionamento com os clientes da melhor forma possível. Outras habilidades ensinadas incluem a gestão das finanças e a capacidade de lidar com processos ligados ao curso de Estética e Cosmética. Além desses conhecimentos, o estudante também aprenderá a desenvolver pesquisas, de maneira que os conhecimentos adquiridos possam ser aprofundados cada vez mais. Isso abre portas para a realização de atividades de docência e pesquisa.
Portanto, confira algumas das matérias que você poderá estudar no curso de Estética e Cosmética, a depender da faculdade:
- Anatomia
- Biologia
- Bioquímica
- Fisiologia
- Dermatologia Estética
- Estética Facial
- Estética Corporal
- Estética Capilar
- Eletrotermoterapia
- Terapias Integrativas e Técnicas de Spa
- Recursos Terapêuticos Manuais
- Maquiagem
- Visagismo
- Imagem Pessoal
- Biossegurança
- Primeiros Socorros
De forma simplificada, estas são algumas das principais matérias que serão passadas aos estudantes do curso de Estética e Cosmética durante seu período de graduação.
Em quais áreas posso atuar?
Atualmente, uma das melhores partes de fazer esse curso é o fato de que os segmentos nos quais você poderá escolher trabalhar são bem diversos. Isso permitirá que você escolha as áreas com as quais tenha mais afinidade. Ou, então, se especializar em alguma área que seja de seu interesse. Ao fazer isso, seu leque de atuação poderá se ampliar. Ou seja, depois de fazer uma especialização em Podologia, por exemplo, será possível atender certos tipos de clientes que a formação comum não permite.
Além disso, o mercado de trabalho no setor de Estética e Cosmética disponibiliza dezenas de oportunidades aos profissionais. Dessa forma, é possível trabalhar em clínicas de estética, salões de beleza, spas, hotéis, resorts, hospitais e realizar atendimento a domicílio. Também podemos dizer que a possibilidade de empreender nessa área é grande. Simplesmente por conta do grau de independência que este profissional pode conquistar. Assim, veja algumas das áreas em que pode atuar um estudante do curso de Estética e Cosmética após se formar:
- Consultoria: o profissional poderá atuar em clínicas, ajudando os sócios a entenderem quais os novos tratamentos e quais aparelhos estão em alta, por exemplo.
- Depilação: hoje são diversos tipos de depilação, como luz pulsada, lazer, cera, linha, entre outros. O especialista pode ter domínio de todas, trazendo mais oportunidades para o lugar onde atua.
- Podologia: esse especialista tem o conhecimento e habilidade para diagnosticar e tratar os pés da melhor maneira.
- Terapia Capilar: todo tipo de excesso de químicas pode afetar o couro cabeludo. Dessa forma, o profissional deste segmento entenderá os problemas e indicará o melhor tratamento.
Qual é o perfil do estudante do curso de Estética e Cosmética?
Por fim, ao saber tudo sobre o que o curso ensinará, resta saber se você tem o perfil indicado para ter sucesso na área. Nesse sentido, uma das características mais importantes é gostar de pessoas. Pois, o profissional da área lidará com pessoas o tempo todo e saber ouvir é uma qualidade muito valorizada. Outro ponto importante é não parar de estudar, pois o ramo está constantemente se atualizando. Dessa maneira, é preciso se manter por dentro de tudo isso caso você queira manter atividade.
Desde já, saber agir com ética também é essencial. Ao passo que serão indicados procedimentos que realmente farão os clientes se sentirem melhor, sem enganações. Para finalizar, se você possui um perfil empreendedor e proativo, talvez essa seja realmente a área certa. Assim, será possível atuar tanto como funcionário, quanto como autônomo. Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Estética e Cosmética, poderá escolher uma universidade que atenda às suas necessidades. Bons estudos!