InícioDicasEnemQuantos pontos preciso no Enem para passar em Medicina?

Quantos pontos preciso no Enem para passar em Medicina?

A faculdade de Medicina segue sendo um dos cursos mais procurados mundo afora. Ainda, no Brasil, temos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um vestibular nacional que viabiliza o ingresso em diversas instituições e cursos. Assim, neste artigo, responderemos a uma pergunta feita por muitos dos vestibulandos: quantos pontos preciso no ENEM para passar em Medicina?

Aqui falaremos tanto sobre a prova quanto sobre os seus critérios avaliativos. E, é claro, sobre a pontuação necessária para passar em Medicina pelo ENEM.

Vamos lá?

A prova do ENEM

Antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer não só a estrutura da prova, mas quem pode realizá-la. Então, vamos adentrar nas principais dúvidas sobre o exame.

Inscrições

A prova do ENEM pode ser realizada por toda e qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio. Também, jovens do segundo ano do ensino médio podem a realizar como treineiros.

Assim, siga os passos a seguir para realizar a inscrição:

  • Entrar no site do Inep, na página do participante – mas, atenção aos prazos, pois a inscrição só pode acontecer enquanto estiver em aberto;
  • Ao entrar na página do participante, você deverá incluir alguns dados pessoais que serão solicitados, como CPF, data de nascimento, RG, órgão de expedição, nome dos pais, nacionalidade, naturalidade, estado civil, cor/raça e CEP;
  • No momento da inscrição, você deverá informar se será necessário atendimento especializado, então, faz-se necessária a comprovação por meio de laudos;
  • Optar se a prova de língua estrangeira será de inglês ou espanhol;
  • Responder o questionário socioeconômico de 25 questões;
  • Escolher se fará o ENEM tradicional ou digital;
  • Enviar uma foto sua nítida e de resto junto da confirmação dos seus dados;
  • Gerar e pagar o boleto da inscrição (exceto aqueles que tenham realizado o pedido de isenção de taxa).

Estrutura da prova

A princípio, deve-se pontuar que o ENEM é uma prova extensa e conteudista que requer bastante estudo prévio. E, para estudar, deve-se ter planejamento, pois o conteúdo contempla todas as disciplinas e tudo que foi estudado nos três anos do ensino médio.

Desse modo, a prova é divida por áreas e eixos temáticos. Assim, as questões podem ser bastante pontuais ou até interdisciplinares, co-relacionando conteúdos de diferentes áreas de conhecimento. Em suma, a prova se dispõe da seguinte maneira:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira previamente selecionada (inglês ou espanhol), Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática, Álgebra e Geometria;
  • Redação.

A prova totaliza 180 questões e uma redação. As questões são de múltipla escolha, possuindo cinco possibilidades de respostas. No primeiro dia, o estudante realiza 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos, e a redação.

No segundo dia, realizará 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza. Assim, a prova se finaliza após dois dias intensos e repletos de desafios.

Redação

A princípio, saiba que a redação pode ser a grande virada de chave para uma prova ultra pontuada. Ou seja, sair-se bem na redação facilita o ingresso do estudante à faculdade.

Norma culta

O conhecimento e o uso da norma culta são obrigatórios na redação do ENEM. Assim, deve-se estudar a linguagem formal e gramática, pois, a banca desconta pontos do “mau uso” da língua portuguesa em âmbito formal. Então, errar pontuação e usar de termos coloquiais diminuem a nota do vestibulando.

Gênero dissertativo-argumentativo

Construir um texto dissertativo-argumentativo também é uma obrigatoriedade. Geralmente, os vestibulares cobram essa categoria de gênero textual. Assim, o estudante deve não só conhece-lo, como também construir dissertar sobre o tema.

Aqui, mencionaremos de maneira breve algumas dicas para construir um texto dissertativo-argumentativo:

  • A escrita deve ser em terceira pessoa;
  • Seu texto deve conter uma introdução, parágrafos de desenvolvimento (no máximo três) e uma conclusão. No caso do ENEM, a conclusão deve obrigatoriamente vir acompanhada de uma proposta de intervenção;
  • Você deve argumentar e convencer a banca tanto dos seus argumentos, quanto da sua relação com o tema. Portanto, usar de citações e dados de credibilidade científica são muito bem vistos;
  • As palavras de transição, também conhecidas como conectivos, não são uma obrigatoriedade desse gênero textual. No entanto, usa-las melhora não só a estrutura da sua dissertação, deixando-a coesa e bem construída, como também agrega valor nos conhecimentos da norma culta.

Fidelidade ao tema

Uma das coisas mais vistas ao longo da correção da redação, é a verificação de que o estudante não fugiu do tema. Assim, por mais que ao deparar-se com o tema, uma tempestade de ideias te ocorra, busque ser minimalista e manter-se firme à solicitação da banca, certo?

Proposta de intervenção

Dentre a quantidade mínima de sete e máxima de 30 linhas, o estudante deverá, obrigatoriamente, incluir uma conclusão em sua dissertação. No caso do ENEM, deverá vir acompanhada de uma proposta de intervenção ao problema exposto/discutido/argumentado e é claro, relacionado ao tema solicitado. Não se esqueça, hein.

Mas, afinal, quantos pontos eu preciso para passar em Medicina pelo ENEM?

Em primeiro lugar, é importante que o estudante saiba que a nota do ENEM é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este, é um método que não coloca um valor específico em casa questão, mas uma análise da taxa de acerto dentre questões fáceis, difíceis e por área de conhecimento.

Desse modo, é fundamental que para atingir a nota de corte de Medicina, o estudante acerte questões de valor ao curso. Então, mandar bem em Biologia, Química e Física, pode te ajudar no momento em que for calculado o TRI.

Mas, de forma objetiva, separamos algumas das notas de corte das principais faculdades do Brasil. Então, confira a seguir a pontuação para passar em Medicina no ENEM:

  • USP – Bauru: 827,86 pontos;
  • USP – São Paulo: 816,69
  • USP – Ribeirão Preto: 816,14
  • UFRJ – Rio de Janeiro: 813,55
  • UFMS – Três Lagoas: 809, 95
  • UFSC – Florianópolis: 805, 75
  • UFMG – Belo Horizonte: 794, 52.

Por fim, aqui levantamos as notas de corte de ampla concorrência. Então, fique atento caso você não a disputará em ampla concorrência, pois a pontuação tende a alterar. Veja, por exemplo, a nota de corte para estudantes de escola pública:

  • USP – São Paulo: 781,95;
  • UFRJ – Rio de Janeiro – 801,78;
  • UFMG – Belo Horizonte: 779,24

Viu, só? Portanto, mantenha-se antenado em todas as informações não só sobre o ENEM, o SISU e os vestibulares regionais, como também o que você pode fazer com essa nota em faculdades particulares.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas e até breve!

Confira também: 5 dicas para se dar bem no ENEM 2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 173

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.