O curso de Jornalismo dura quatro anos, e visa à formação de alunos com responsabilidade social para conduzir e veicular informações em diferentes âmbitos. No entanto, você já se perguntou como são os primeiros anos do curso de jornalismo? Nesse artigo da Voomp, vamos te mostrar!
Esse profissional de comunicação precisa ter certa habilidade na hora de se expressar, pois vai lidar com diferentes tipos de pessoas e cenários, por exemplo, na hora de checar as fontes ou de fazer entrevistas.
Há 74 anos no Brasil, o curso de jornalismo forma profissionais com responsabilidade social e paixão pela notícia. Sobretudo, para este especialista, o mais importante é dizer a verdade e dar voz aos que precisam ser ouvidos.
O que você verá neste artigo:
Como é o curso de Jornalismo?
O curso de jornalismo é uma graduação de bacharelado que dura quatro anos. Nesse meio tempo, o aluno vai aprender com professores qualificados a transmitir notícias para meios de comunicação, como rádio, televisão, revistas, jornais, sites ou blogs, por exemplo. Do mesmo modo que começará a escrever textos em diferentes moldes, aprenderá a fazer reportagens para segmentos distintos e, até mesmo, poderá produzir programas de rádio e televisão.
O que preciso saber sobre os primeiros anos do curso de Jornalismo?
Em tese, os primeiros anos do curso são mais focados nas aulas teóricas. Ou seja, o estudante terá acesso às disciplinas de Língua Portuguesa, História, Teorias da Comunicação e Antropologia. Em seguida, o curso passa a ser mais prático. A partir daí, a grade começa a ficar mais atraente, e com matérias mais específicas. Alguns bons exemplos são: Fotojornalismo, Jornalismo Laboratório, Web Jornalismo e, até mesmo, Rádio Jornalismo.
O motivo disso é que, desde o inicio dessa carreira, foi estabelecido que, para que uma pessoa tivesse a capacidade de administrar informações, seria necessário estudar as Ciências Humanas.
Falando assim parece uma coisa fácil. Entretanto, na prática, é bem mais complicado. O jornalista precisa ter autonomia para perceber uma informação relevante, apurá-la, produzir a matéria. Só então, com tudo feito, poderá publicá-la. Tudo isso é um processo complexo, e que demanda certa perspicácia.
Por isso, é parte dos aspectos de aprendizagem nas faculdades colocar disciplinas que estudem de fato o ser humano. Isso engloba a compreensão dos seus comportamentos, relações sociais e desejos. A base faz com que o aluno desse curso passe pela Psicologia, pela Sociologia e pela Filosofia antes de nascer um jornalista.
Como são as disciplinas do curso de Jornalismo?
O objetivo da faculdade é despertar a curiosidade do aluno. Um aluno curioso é um jornalista observador e atento aos fatos. O profissional dessa área precisa estar sempre em alerta, apto para receber uma informação e filtrá-la, observando se ela pode virar notícia.
Deste modo, o estudante terá acesso, primeiro, a uma base teórica ministrada pelos professores. Tudo com a finalidade de preparar o aluno para alguns semestres à frente. É esse o ponto em que as aulas práticas serão realizadas em laboratórios de jornalismo e salas de redação.
O estudante precisa ser capaz de apurar a informação até ela virar notícia. Ou seja, os alunos precisam praticar a escrita e a leitura de artigos em atividades de classe, com a supervisão dos professores.
Em muitas universidades, a grade curricular tem uma vasta carga horária de disciplinas teóricas e atividades em laboratório. Em suma, a graduação é praticamente divida em Ciências Humanas, Práticas do jornalismo e as Teorias da Comunicação.
Deste modo, o aluno participará de debates em sala de aula envolvendo tópicos polêmicos da atualidade. Ao mesmo tempo que estará envolvido na preparação de textos e dinâmica com os colegas. Portanto, o estudante terá experiência de como é o dia a dia de um jornalista com práticas da profissão.
-
Fotojornalismo:
A disciplina de fotojornalismo geralmente é dada no segundo semestre da faculdade de Jornalismo. Nela, o aluno aprende a valorizar aspectos sociológicos das fotografias. Bem como introduzir análise e a crítica às fotos. As imagens jornalísticas precisam ser mais explicativas e informativas possíveis.
-
Teorias da Comunicação:
Nessa disciplina, o aluno vai aprender quais são as Teorias da Comunicação. Como esse conjunto de estudos sociológicos pode não somente interferir, mas também implicar diretamente na profissão de Jornalismo.
-
Web Jornalismo:
É uma aula específica que visa ensinar o aluno os aspectos do Jornalismo Digital, bem como seus mecanismos, médias e públicos, gêneros jornalísticos digitais e suas definições. Produção e edição de notícias online, criação e execução de projetos editoriais fazem parte da disciplina.
-
Design Editorial Em Jornalismo:
Trata-se da disciplina que vai ensinar aos jornalistas como diagramar jornais e revistas em programas próprios para o curso.
-
Laboratório de Jornalismo:
Nessa aula os alunos costumam migrar para o laboratório de informática ou sala de redação para a execução de textos, sempre de acordo com a aula que o professor oferece.
-
Ambientes de Marketing:
Uma das primeiras disciplinas de Marketing dentro do Jornalismo. Nela, o futuro jornalista vai aprender como os fatores mercadológicos podem influenciar dentro do segmento jornalístico.
-
História da Arte:
Uma das principais habilidades que o jornalista deve ter é a compreensão humana. Precisa ser capaz de observar e analisar o mundo diante dos fatos, para poder transmitir isso de forma clara. O jornalista funciona como um filtro de notícias… E, para isso, uma das disciplinas do curso é a História da Arte. Em essência, trata-se do conhecimento do desenvolvimento do ser humano por meio da história. Ela, portanto, amplia sua visão crítica sobre o mundo. Incrível não é?
-
Radio Jornalismo:
Uma disciplina específica que acompanha o jornalismo de rádio. O aluno vai aprender mecanismos e técnicas para executar um programa de rádio.
-
Antropologia Social:
Em algumas faculdades o nome é diferente, mas o tema é o mesmo. A Antropologia Social é uma das ciências da sociedade voltadas à compreensão do comportamento. Nessa aula, o aluno vai aprender a observar o comportamento humano orientado pela cultura. É uma disciplina necessária para que o futuro jornalista desenvolva a ética e a crítica a partir das relações sociais.
-
Interpretação e produção de textos:
O jornalista, de fato, precisa escrever bem. Precisa dominar a Língua Portuguesa de forma prática. Sabemos que nossa língua é difícil e, por esse motivo, nessa matéria, além do aluno conhecer a língua portuguesa a fundo, vai mais uma vez poder praticar a execução de textos e leituras. Afinal, como dizem por aí, “quanto mais você lê, melhor você escreve”, certo?
-
Sociologia da comunicação:
Outra disciplina voltada à sociologia e a compreensão humana. Como disse no principio, os primeiros anos do curso de jornalismo são voltados às Teorias da Comunicação. Além disso, são destinados a ensinar o jovem a realmente compreender as relações humanas e o mundo em que vivemos, porque estamos aqui, porque pensamos assim… O dom da crítica não vem de berço, precisa ser desenvolvido com muita leitura e estudo. O jornalista será um eterno estudante!
Onde fazer o curso de Jornalismo?
- Anhanguera: A Anhanguera oferece um curso com ampla formação. O aluno sairá da faculdade com a capacidade de atuar com jornalismo em diversos meios de comunicação.
- Unopar: Por meio de aulas práticas e dinâmicas, a faculdade Unopar visa a formar profissionais que possam executar diversos trabalhos jornalísticos, como a criação de textos, produção de entrevistas, apuração das notícias e publicação nos meios de comunicação.
- Pitágoras: A graduação em jornalismo da Pitágoras tem a missão de preparar os futuros jornalistas para cobrir eventos e efetuar a produção de pautas para diversos veículos de comunicação.
Gostou desse conteúdo? Se quiser saber mais, aqui vão 4 dicas para se preparar para o curso de Jornalismo EaD.