InícioGraduaçãoJornalismoQuais as vantagens de fazer Jornalismo EAD?

Quais as vantagens de fazer Jornalismo EAD?

Você sabia que pode cursar jornalismo no sistema EAD? O curso de Jornalismo é destinado a pessoas que possuam algo a dizer, mas principalmente, para aqueles que querem dar voz aos que precisam ser ouvidos.

Entretanto, a modalidade à distância é indicada para aqueles que não têm tempo para se deslocar todos os dias até o campus da faculdade, mas têm muita vontade de estudar. Nesse artigo, vamos te mostrar as vantagens de cursar Jornalismo em EAD. 

O que faz o jornalista?

O jornalista descobre, investiga, apura, entrevista, escreve, edita, reescreve, corrige, apresenta e publica. Por sua vez, esse profissional faz e refaz quantas vezes for preciso, porque, afinal, as notícias mudam constantemente.

O Jornalismo é uma profissão antiga, mas nunca deixou de estar na moda. Por isso existem muitas vantagens de fazer Jornalismo EAD. Em verdade, o mercado para esse profissional é amplo e cheio de possibilidades.  O jornalista pode trabalhar em redações de jornais e revistas, em canais de televisão, na assessoria de imprensa de uma empresa, ou até mesmo em agências de comunicação, integrando o time de produtores de conteúdos digitais. 

Esse profissional só precisa ter um dever: Estar disposto a se reinventar. Seja qual for o motivo, algumas vezes nessa carreira é preciso ter coragem para mudar. Por exemplo: no tipo textual, nas apresentações de um telejornal, ou mesmo em considerar uma nova área de atuação.

As vantagens de cursar EAD em Jornalismo são muitas, pois hoje em dia se trata de uma profissão que abrange muito da tecnologia. No entanto, posso te dizer que você provavelmente vai ter uma vida bem agitada.  Esse escritor corre atrás da notícia, volta para escrevê-la e, depois, vai atrás de outra. Em síntese, é uma das profissões mais antigas e conturbadas do mundo.

Como é o curso de Jornalismo EAD?

O curso de Jornalismo à distância é uma graduação de bacharelado que dura em torno de quatro anos. Nesse meio tempo, o aluno vai aprender com professores qualificados a transmitir notícias para meios de comunicação como rádio, televisão, revistas, jornais, sites ou blogs, por exemplo. Do mesmo modo que começará a escrever textos em diferentes moldes, aprenderá a fazer reportagens para segmentos distintos e, até mesmo, poderá produzir programas de rádio e televisão.

Separamos aqui algumas disciplinas que são abordadas no curso de Jornalismo EAD. Na grade curricular da Anhanguera, por exemplo, podemos ver como a carreira tem vantagens e pode ser extremamente versátil: 

  • Comunicação Integrada Organizacional;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Contextos Internacionais;
  • Design Editorial Em Jornalismo: Impresso E Digital;
  • Fotojornalismo E Fotografia Documental;
  • Gêneros Jornalísticos E Técnicas De Entrevista;
  • Gestão E Planejamento De Mídia;
  • História Da Comunicação E Jornalismo;
  • Idiomas Instrumentais Para Comunicação;
  • Imagem E Construção Social;
  • Jornalismo Audiovisual;
  • Jornalismo De Dados;
  • Jornalismo Literário, Cultural E Social;
  • Legislação, Políticas Públicas E Jornalismo;
  • Mídia E Sociedade Contemporânea;
  • Mídia Online;
  • Narrativas Contemporâneas;
  • Novas Tecnologias Aplicadas À Comunicação;
  • Pensamento Científico;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Realidade Socioeconômica E Política Brasileira;
  • Redação Jornalística – Rádio E TV;
  • Sistemas Brasileiros De Comunicação;
  • Telejornalismo;
  • Teoria Da Comunicação;
  • Teoria E Prática De Reportagem;
  • Teorias Avançadas Da Comunicação;
  • Teorias Do Jornalismo;
  • Webjornalismo.

Entretanto, essa lista não difere muito dos outros centros educacionais, pois o MEC (Ministério da Educação) que entrega as disciplinas de acordo com cada curso.

Por que fazer o curso de Jornalismo EAD?

É fato que de uns tempos pra cá, a modalidade de ensino à distância cresceu drasticamente no Brasil. Antes mesmo de começar a crise mundial da pandemia, muitas pessoas escolhiam cursar EAD porque é uma ótima opção para aqueles que tem o desejo de se formar, mas não possuem tempo livre para isso. Agora, é claro, essa porcentagem aumentou muito.

 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) obteve resultados interessantes no último ano. Em suma, os alunos de cursos EAD tiveram melhor pontuação do que os alunos de cursos presenciais em 7 das 13 áreas de ensino. 

Mas o que leva alguém a escolher fazer um curso EAD?

Um dos motivos mais óbvios certamente, são as vantagens que o curso de Jornalismo EAD oferece. Os horários são flexíveis, nos quais os alunos podem intercalar trabalho x estudos. 

Outra coisa muito interessante é que essa modalidade também sujeita o aluno a desenvolver um certo grau de autonomia e organização. Em tese, isso ajuda muito o jornalista formado.  Ser autodidata é uma das coisas que a maioria dos profissionais de comunicação, atualmente, já entram na faculdade sendo. Outra coisa é ser organizado. Ou  seja, ou você já entra organizado, ou precisará se tornar ao longo do curso.

Mas quais são as vantagens de fazer Jornalismo EAD?

O curso de Jornalismo tem como principal objetivo formar profissionais capazes de transmitir as noticias de forma concisa e eficiente. Já o EAD proporciona um modelo de  aprendizado independente.

Em tese, o aluno aprende por meio de aulas de videoconferências a dominar a Língua Portuguesa, sendo capaz de produzir textos para meios de comunicação. Ele será capaz de fazer entrevistas e terá praticidade para se expressar oralmente. Além do mais, ele poderá participar da aula e interagir com seus colegas e professores do mesmo modo que faria estando dentro da faculdade.

Somando tudo isso ainda temos o fato do curso de jornalismo ser um curso extremamente tecnológico e prático. Em síntese, temos uma combinação perfeita.

O estudante do curso de Jornalismo em EAD tem diversas vantagens, uma delas é poder fazer entrevistas e trabalhos online, (pelo celular ou pelo computador). Um trabalho rápido de um artigo ou perfil pode ser feito e entregue em um ou dois dias ao professor. Tudo é mais prático e rápido sem muita burocracia. 

Bom, vamos lá!

  • Conciliar o curso com o trabalho:

    Muitos estudantes (eu diria que até a maioria deles) precisam trabalhar pra ajudar em casa e bancar os seus estudos, mas nem sempre conciliar trabalho e estudo foi fácil. Hoje podemos dizer que, não é fácil, porém é mais prático. Visto que com a EAD você não precisa sair do trabalho correndo, pegar o ônibus e ir até a faculdade. Você pode ir direto do trabalho para casa. Até mesmo tomar um banho, comer, ligar o computador e ai sim começar a estudar. Ademais, é uma ferramenta extremamente simples e fácil de seguir. Para os jornalistas, melhor ainda porque podem fazer todo o tipo de trabalho, atividades e provas no conforto da sua casa e ainda mais entregar no mesmo dia.

  • Valores mais baixos:

    Apesar da modalidade EAD e Presencial terem  a mesma qualidade de ensino, o EAD é muito mais barato do que Presencial. Sobretudo isso se deve ao fato da faculdade não precisar gastar como gastava com um aluno presencial. Vale a pena investir! 

  • Flexibilidade para montar seus horários:


    Uma das melhores coisas do curso EAD são os horários flexíveis. Uma grande porcentagem das pessoas que gostariam de fazer Jornalismo EAD, desistem por não ter tempo de ir todos os dias à faculdade. Mas no ensino a distância o aluno tem total liberdade pra montar seus horários de acordo com sua rotina.

  • Mesma qualidade de ensino presencial:


    Como já dissemos, os cursos EAD tem valores mais baixos, porém o ensino tem a mesma qualidade. A grade curricular das faculdades EAD comporta todas as disciplinas que o aluno precisa. 

  • Praticar expertise e organização:

    O jornalista precisa ter autonomia pra desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo. Precisa ser organizado, ter uma boa memória e facilidade para lidar com mudanças de rotina. O curso de jornalismo EAD obriga o aluno a desenvolver tudo isso, a proatividade e organização. E, claro, disciplina com suas demandas e responsabilidade nas suas atividades.

Em suma, estudar Jornalismo à distância é unir o útil ao agradável, pois além do aluno poder estudar no conforto da sua casa, também tem flexibilidade em montar os seus horários de acordo com o que precisa.

O custo do curso é muito mais baixo do que o presencial, e cabe justamente naquele valor que sobra do salário no fim do mês.

O aluno desenvolve autonomia pra estudar por livre e espontânea vontade, sem ter aquela pressão de ir até o campus da faculdade ou mesmo de marcar presença nas aulas.

 Leia mais sobre vantagens do curso EAD aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.