InícioGraduaçãoOdontologiaQual a nota de corte para Odontologia em 2022?

Qual a nota de corte para Odontologia em 2022?

A nota de corte para Odontologia é a pontuação exigida para entrar neste curso de ensino superior, a partir do seu desempenho no Enem. Então, confira qual deve ser a média para conseguir uma vaga por meio do Sisu, ProUni, Fies e universidades privadas.

O que significa nota de corte?

A nota de corte é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso, como o de Odontologia. Portanto, ao conseguir muitos pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, você terá mais chances de ingressar na faculdade que deseja.

Existe uma quantidade de pontos necessária para ingressar em cada curso e universidades. Assim, no momento das inscrições, você verá que nota é essa e se você está apto a estar dentro desta seleção.

Além de cada curso possuir uma nota própria, uma mesma graduação também possui notas de corte diversas, variando de acordo com cada local de ensino. Dessa forma, a nota de corte para Odontologia possui valores diversos, sobre os quais se fixa uma média.

Existe um valor fixo para isso?

Cada universidade estabelece um valor para a nota de corte de seus cursos. Logo, não é um valor fixo que deve ser comum a todas as instituições brasileiras.

Mas, engana-se quem pensa que a mesma não usa dados rígidos para fixar seu valor, pois ela se dá de acordo com a relação do número de vagas e da quantidade de candidatos. Portanto, quanto maior a concorrência, mais a nota vai subir e se tornar alta.

SISU 2022 para a formação do dentista

A nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a menor nota para o aluno ficar entre os selecionados. Assim, ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total dos inscritos naquele curso.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante a monitorar sua inscrição. No entanto, não se garante a aprovação por estar acima da nota de corte, pois a nota muda durante o prazo para se inscrever no SiSU.

O prazo de inscrições para o SiSU dura alguns dias. A partir do segundo dia, liberam-se as notas de corte parciais para todos os cursos oferecidos nos locais de ensino superior participantes. Seu acesso se dá pelo site do MEC.

Então, os números podem mudar ao longo das inscrições, pois, segundo o MEC, as notas de corte dependem do número de inscritos para cada curso ou instituição. Como os dados são atualizados uma vez por dia, divulga se as notas de corte somente no resultado final.

Média da nota de corte para Odontologia

A média da nota de corte para Odontologia, em 2020, foi de 740.46. Entretanto, a maior pontuação para este curso foi de 872.42. Enquanto o menor valor para a mesma foi de 699,07.

Importância das notas do SiSU

A nota de corte do SiSU serve como base para saber qual a chance do aluno entrar para a vaga que deseja. Dessa forma, ao realizar sua inscrição, você deve ficar atento ao site e monitorar sua situação.

O aluno pode fazer quantas alterações quiser, trocando de curso e instituições, desde que a inscrição ainda esteja vigente. Desse modo, ele pode checar em qual carreira e lugar tem mais chances de ser aprovado.

Nota de corte em universidades particulares

As faculdades particulares também permitem entrar no curso que deseja com a nota obtida no Enem. Logo, nesse caso, ao se sair bem na prova, o aluno pode entrar direto, sem passar por outros processos de seleção.

Diferente dos processos unificados, no entanto, neste não existe um parâmetro fixo que permita saber quanto você precisa tirar para conseguir a vaga. Isso porque cada instituição define a nota mínima e outros critérios de aprovação

Você precisa, então, ficar atento aos critérios adotados pela faculdade em que deseja estudar, para não perder o período de inscrição. Em alguns locais, por exemplo, exige-se uma nota mínima de apenas 200 pontos.

Nota de corte do ProUni para Odontologia

A nota de corte para Odontologia do ProUni (Programa de Seleção Unificada) segue alguns critérios que valem para todo o país. Ou seja, para criá-la, deve se levar em conta:

  • Número de vagas disponíveis;
  • Turnos;
  • Modalidades;
  • Campus;
  • Rendimento do aluno.

Por exemplo, se na ampla concorrência para o curso de Odontologia estão disponíveis 20 vagas, a nota de corte será igual à nota do 20° candidato selecionado.

A maior nota de corte para este curso em 2021 foi 731.2. Contudo, a menor pontuação encontrada no mesmo ano foi de 450,4.

Nota de corte ProUni 2022

A pontuação dos alunos da prova do Enem serve de base para a nota de corte para o curso de Odontologia . Portanto, ela ainda não foi calculada e não é possível informá-la. Todavia, a mesma é baseada nos fatores listados acima.

Como conseguir Bolsa do ProUni?

As bolsas de estudos do ProUni 2022 destinam-se para os alunos que fizeram o Enem 2021. Além disso, obter um resultado acima de 450 pontos e não ter zerado na redação, são alguns dos requisitos.

Há duas bolsas de estudos disponíveis:

  • Bolsa integral: Equivale a 100% do valor do curso gratuito. E será preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1 salário mínimo e meio
  • Bolsa parcial: Equivale a 50% do valor do curso. E será preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos

Nota de corte para Fies

A definição da nota de corte do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa do governo, também se dá de acordo com os mesmos fatores presentes no ProUni.

Há uma grande diferença na nota mínima exigida para a formação do dentista, conforme o local do ensino. Portanto, fique sempre de olho em qual faculdade tem menos concorrência.

Lembrando que, a partir de 2021, instituiu-se um desempenho mínimo de 450 pontos na prova objetiva e 400 na redação para se inscrever.

A média para entrar no programa em 2021 ficou em 621 pontos, cabendo ao aluno conseguir uma nota igual ou maior que a informada.

Aproveite o Enem para entrar na faculdade

O Enem dá mais chances de entrar em um curso superior usando a pontuação obtida em sua prova. Então, aproveite o seu desempenho neste exame e confira a nota de corte para Odontologia em diferentes instituições, para encontrar uma que encaixe no seu valor.

Confira mais conteúdo como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.