InícioGraduaçãoRadiologiaTudo o que você precisa saber sobre o CST em Radiologia

Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Radiologia

O CST em Radiologia está ganhando cada vez mais destaque entre os interessados na área. Sem dúvida, o fato dessa profissão estar em alta influencia muito nesta popularidade. No entanto, é fundamental que você entenda sobre como essa modalidade funciona.

Aqui você vai conhecer tudo sobre esse sistema de ensino e sobre a profissão em si. Veja ainda o que é necessário para se tornar um bom especialista, e quais as perspectivas dentro do mercado de trabalho.

CST em Radiologia: a modalidade é muito importante

Antes de falar mais sobre o CST em Radiologia, é interessante conhecer o que é CST. Então, a sigla significa Curso Superior de Tecnologia, e quem se forma na categoria ganha o título de tecnólogo.

Essa modalidade tem uma série de características relevantes. Assim, o CST em Radiologia também incorpora isso, ainda que indiretamente. Então, primeiro de tudo, os cursos CST possuem um tempo de duração bem menor.

Isso, claro, quando comparado a outras formas de graduação, como bacharelado e licenciatura. Sendo assim, o CST muitas vezes possui metade do tempo de duração do que esses tipos.

A formação, como consequência, é mais rápida, mas não pense que isso interfere na qualidade do curso. Muito pelo contrário.

Mercado de trabalho

Outro ponto fundamental do CST é que ele prepara os alunos para o mercado de trabalho. Por outro lado, quem se forma em uma modalidade mais tradicional sabe que nem sempre sai pronto para construir uma carreira.

O CST em Radiologia não apresenta esse problema. Então, o curso foca bastante na parte prática. Isso é importante para que você já saiba o que fazer em situações do dia a dia da profissão.

Agora, a parte teórica também não é negligenciada nesta modalidade. De fato, mais adiante, você vai ver como ela é bem complexa nesse sentido.

O curso em si

Aqui o objetivo é formar profissionais para trabalhar na área da saúde. Por isso, existe a opção de fazer um curso técnico apenas de radiologia. No entanto, essa não é a alternativa mais recomendada, e mais para frente você vai perceber o motivo.

Primeiro de tudo, no CST em Radiologia existe a chance de integrar todos os conhecimentos do curso. São muitos conteúdos, e todos de extrema importância para o desempenho profissional.

Durante o seu período de formação, você vai estudar muito ciências exatas, humanas e biológicas. Dessa forma, todo o preparo é para integrar a área médica. Sem dúvida, não é à toa que a parte prática é muito evidente nesse curso.

Quem opta por se especializar com esse CST vai aprender tudo sobre os equipamentos usados na profissão. Além disso, o aluno entende a parte física e matemática por trás dessas máquinas.

O curso também foca muito na parte de lidar com os pacientes. Por último, todo o CST em Radiologia aborda bastante sobre procedimentos de segurança. Afinal, radiação é algo perigoso e precisa ser bem manuseada.

Atuação do profissional

Depois de formado, o aluno está capacitado para ajudar na realização dos seguintes exames.

  • Densitometria óssea;
  • Mamografia;
  • Radiologia veterinária;
  • Medicina nuclear;
  • Irradiação de alimentos;
  • Radiologia industrial;
  • Tomografia computadorizada;
  • Radiologia odontológica;
  • Raio-x;
  • Ressonância magnética;
  • Terapia radiológica.

Veja para quem é o CST em Radiologia

O CST em Radiologia é indicado para pessoas que têm interesse pela área da saúde. Sendo assim, a função do profissional é ajudar nos diagnósticos de doenças. Portanto, é uma preparação bem intensa e completa.

Esse curso é para quem busca aprender tudo sobre os protocolos de imagem. Afinal, os diagnósticos serão feitos por meio deles. Dessa forma, é necessário gostar desse ramo, bem como ter facilidade com física, biologia e biossegurança.

Para quem o curso não é recomendado

O CST em Radiologia não é indicado para quem não gosta de lidar com pessoas. Além disso, profissionais dessa área precisam ter uma sensibilidade extra, isso porque será necessário ajudar pessoas em situações vulneráveis.

Perceba que ele exige um perfil bem específico. Logo, é importante analisar se você de fato se encaixa nele antes de tomar a sua decisão final. Caso se identifique com os pontos aqui falados, fique tranquilo que a formação é para você.

Qual é a duração do curso?

Como ele está incluso na modalidade CST, o seu período de duração é bem curto. Então, em no máximo 3 anos você já pode receber o diploma e ingressar no mercado de trabalho.

O tempo de curso depende muito também da faculdade escolhida. No entanto, não existe muita diferença quanto a isso, pode ficar tranquilo. Portanto, a dica é sempre procurar a grade curricular da cada instituição para conferir sobre o CST em Radiologia de cada uma.

Principais atividades de um profissional em CST em Radiologia

O formado em radiologia vai ser o responsável por preparar as máquinas de radiação para o uso. Além disso, é sua função operar os equipamentos para que os exames aconteçam de forma correta. Dessa forma, os diagnósticos de imagem não ficam prejudicados.

Para se ter uma ideia da importância dessa profissão, vale à pena ressaltar um ponto: são esses exames que vão ajudar os médicos a detectar alguma doença no paciente. Logo, quem trabalha com radiologia precisa estar sempre atento a isso.

Hoje, a medicina moderna não consegue prevalecer sem o uso desses aparelhos. Assim, só isso já mostra o quão importante é esse trabalho.

Atuação nesta área da saúde

O CST em Radiologia deixa bem claro que essa profissão não é simples. Preparar um ambiente para que se consiga imagens de qualidade demanda muito esforço. Além disso, o tecnólogo em radiologia precisa entender bem sobre preparações químicas.

Isso porque muitos exames requerem o uso de contraste radiológico. Então, isso é o que vai ajudar a obter boas imagens em alguns testes. Além disso, o profissional precisa ter muito cuidado na parte de radioproteção.

É necessário ter total conhecimento sobre as normas de como manusear esses equipamentos, a fim de dar instruções para o paciente sobre como se comportar.

Por essa razão, todo o CST em Radiologia abrange diversos temas, todos eles interligados. Afinal, o intuito é te preparar para essas situações.

O que se estuda no CST em Radiologia

Até aqui você já viu que o curso é bem complexo. São muitos conteúdos que precisam ser assimilados pelo profissional, portanto, a grade curricular da área costuma ser bem extensa.

Cada faculdade pode apresentar um cronograma de disciplinas diferente. No entanto, as bases são sempre as mesmas, não precisa se preocupar quanto a isso. Para te dar um exemplo mais prático, veja a matriz curricular da Fama em CST em Radiologia:

  • Anatomia das imagens;
  • Fisiologia humana;
  • Biossegurança;
  • Física aplicada à radiologia;
  • Tomografia computadorizada;
  • Exames radiológicos em contraste e especiais;
  • História da radiologia;
  • Legislação em radiologia;
  • Mamografia e densitometria óssea;
  • Bem como, medicina nuclear e radioterapia;
  • Orientação profissional;
  • Radiologia odontológica;
  • Primeiros socorros;
  • Radiologia convencional e industrial;
  • Dosimetria das radiações;
  • Radiologia veterinária;
  • Patologia geral e radiológica;
  • Ressonância magnética;
  • Técnicas radiológicas;
  • Proteção radiológica.

Diversificação do curso

Logo de cara é possível perceber que os conteúdos são voltados para a área da saúde. Porém, mais para frente você vai ver que essa não é a única possibilidade para o formado no CST em Radiologia.

Mesmo assim, a maioria das pessoas resolve seguir pela saúde, de modo que as oportunidades são enormes. No entanto, nada impede que você crie seu próprio caminho profissional.

Descubra qual é o preço desse curso

Por ser bem completo, é de se esperar que o preço dele seja mais alto, mas a verdade não é essa, de modo que você vai se surpreender com o valor.

Esse CST vai precisar de um investimento até mesmo um pouco baixo. Então, a partir de R$ 189,90, já é possível ingressar no curso. Esse valor tem como base a faculdade Fama.

O preço vai variar de acordo com a instituição que você escolher. Ainda, o fato de o CST em Radiologia ser presencial ou EAD também influencia muito nessa questão. Portanto, é importante pesquisar bem antes de tomar a sua decisão final.

Valor acessível

O curso por si só já tem um investimento interessante. Ainda, é importante lembrar que ele se categoriza como um CST. Dessa forma, você vai pagar esse valor por um período de tempo bem menor, de no máximo 3 anos.

Esse fator é o que faz muitos estudantes optarem pelo CST. Sem dúvida, essa é uma das suas principais vantagens, isto é, o preço.

Mesmo sendo acessível, esse é um custo que você precisa ter atenção. Logo, vale à pena se programar com cuidado antes de fazer a matrícula. Sendo assim, é possível evitar imprevistos que te obriguem a parar sua formação no CST em Radiologia.

CST em Radiologia: as características do profissional

O perfil do profissional em CST em Radiologia é bem específico. Como esse é um trabalho muito complexo, é necessário possuir algumas características importantes. De fato, a primeira delas é o foco.

Trabalhar com equipamentos que emitem radiação pode ser muito perigoso. Assim, qualquer deslize tende a gerar um problema bem sério. Portanto, as noções de biossegurança precisam estar sempre presentes na rotina do profissional.

Outra característica importante é gostar de estudar e se manter atualizado. Afinal, trabalhar com aparelhos é saber que eles vão estar em constante evolução. Para se manter no mercado, é necessário estar ciente disso durante o CST em Radiologia.

Empatia é um elemento fundamental

Trabalhar na área da saúde requer que você tenha empatia e inteligência emocional. Nem sempre é fácil lidar com pacientes, principalmente os que apresentam doenças graves. Dessa forma, é necessário ter uma sensibilidade a mais para atender essas pessoas.

Essas são as principais características que você precisa ter para atuar no ramo. Então, vale à pena analisar se você se identifica com elas antes de decidir seguir essa carreira profissional.

Por último, saiba que o curso também te ajuda a desenvolver isso. Portanto, sempre leve isso em consideração, pois o CST em Radiologia te ensina a lidar com as situações que a profissão exige.

Áreas de atuação do profissional

O setor de saúde é sempre o mais falado, tendo em vista que é o que mais dá oportunidades. No entanto, é interessante conhecer outras possibilidades, a fim de abrir o seu leque.

As opções são muitas

Confira a seguir algumas das áreas de atuação mais famosas hoje no mercado em CST em Radiologia. Veja ainda se você se interessa por alguma delas em especial:

  • Operação de raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética (e outros exames de imagem);
  • Radiologia industrial (em portos e em empresas de transporte de produtos);
  • Em aeroportos e em prisões (scanners de bagagens e de pessoas visitantes);
  • Trabalho em cargos de docência, como coordenador de curso de graduação (nível técnico ou superior);
  • Medicina nuclear;
  • Pesquisa;
  • Terapia radiológica;
  • Irradiação de alimentos (conservação por meio de técnica radiológica);
  • Cargos de gestão de equipes em hospitais, clínicas, indústrias (dentre outros estabelecimentos);
  • Comercialização de equipamentos radiológicos.

O CST em Radiologia te prepara para atuar em cada uma dessas áreas. Então, perceba que apesar da saúde estar bem presente, você tem outras inúmeras oportunidades. Dessa forma, caso não se identifique com a parte de diagnóstico, existem caminhos alternativos.

CST em Radiologia: mercado de trabalho

Muitas pessoas que gostam de radiologia têm dúvida quanto à remuneração. Isso se aplica principalmente para aqueles que não querem seguir a carreira na área da saúde. De fato, esse é um questionamento válido.

A renda de um profissional formado neste CST fica em torno de R$ 5 mil. No entanto, esse valor pode chegar até R$ 15 mil. Essa diferença de renda depende de alguns fatores, como experiência e especialização.

Veja que o CST em Radiologia é capaz de te proporcionar uma carreira bem sucedida financeiramente falando. Compare o que você vai ganhar após a formação com o investimento na faculdade.

Sem dúvida, as coisas ficam bem mais interessantes nesse sentido. Agora, se o profissional tem essa renda, você já deve imaginar como deve ser o mercado de trabalho.

O mercado de portas abertas para os radiologistas

A radiologia é algo muito presente em diversos ramos do mercado, logo, saúde e indústria são os mais famosos. Apesar disso, ainda há poucos profissionais aptos a mexer com aparelhos que emitem radiação.

Dentro desse cenário, o mercado busca constantemente pessoas especializadas na área. O CST em Radiologia tem como objetivo te deixar pronto para atender a essa demanda, portanto, você não precisa se preocupar.

Hoje há muitas oportunidades para quem é tecnólogo em radiologia. Então, construir sua carreira nesse ramo é possível, pode acreditar.

Encontre uma boa faculdade para fazer CST em Radiologia

Muitas instituições oferecem esse curso, de modo que a escolha pode ser difícil. Assim, o importante é que você reconheça qual faculdade está de fato comprometida em oferecer a melhor formação.

Além de encontrar uma faculdade legal, é essencial achar uma que atenda às suas necessidades. Confira alguns pontos interessantes abaixo.

1- Grade curricular

O CST em Radiologia tem uma matriz curricular extensa e completa. Dessa forma, confira se a faculdade também segue esse mesmo padrão com suas disciplinas. Lembre-se que os conteúdos ali expostos vão impactar de forma direta na sua formação.

2- Mensalidade

Esse ponto é mais para que você consiga algo dentro da sua realidade financeira. Mais acima, foi mostrado o valor cobrado pela faculdade Fama. Então, assim como ela, existem outras instituições com preços acessíveis.

Claro que algumas faculdades por aí vão cobrar bem mais caro, mas, nesse caso, vale conhecer mais sobre as marcas do grupo Kroton. Além disso, é bom sempre fazer uma boa relação de custo-benefício.

3- Histórico da instituição

Muitas faculdades são conhecidas pela sua excelência, portanto, sempre procure elas para fazer o seu CST em Radiologia. Por outro lado, tem aquelas que não possuem um histórico tão interessante.

A pesquisa será sempre a melhor maneira de descobrir qual é a mais indicada. Enfim, invista um tempo nisso, vai valer à pena.

4- Atendimento ao aluno

Toda faculdade de renome presta um atendimento de qualidade ao aluno. Isso é fundamental, principalmente se você escolher uma EAD.

E então, CST em Radiologia compensa?

Você já sabe tudo sobre essa profissão até o momento. Agora é com você a decisão de fazer ou não o curso. É importante que cada ponto exposto neste artigo seja levado em consideração.

Isso vai te ajudar a ter mais certeza se é isso que você quer para o seu futuro. Todo mundo sabe que optar por uma faculdade é um grande passo para a sua carreira. Portanto, a dica é sempre tomar muito cuidado nessa escolha.

O curso vale sim à pena

Um CST em Radiologia vai te colocar direto no mercado de trabalho. Não esqueça que essa é uma área que está em constante evolução e sua demanda é enorme. Dessa forma, estabelecer um caminho profissional nesse ramo está longe de ser impossível.

Por fim, se você se identifica com a área, invista nessa formação. O salário futuro vai compensar tudo aquilo que foi gasto no início da sua caminhada para o sucesso.

Com um bom curso e uma faculdade de renome, você vai longe. Então, não perca mais tempo e dê mais esse passo na sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.