InícioGraduaçãoFaculdade de Radiologia: tudo o que você precisa saber

Faculdade de Radiologia: tudo o que você precisa saber

O trabalho com radiologia faz parte de uma série de avanços tecnológicos na área da saúde. Através da radiação, são realizados muitos esforços para promover e garantir a saúde da população. Essa tecnologia pode ser vista em diversos exames de prevenção e diagnóstico, como em raios-x. 

Neste post, você irá conferir como é a faculdade que forma os profissionais que atuam neste ramo. Acompanhe conosco!

Faculdade de Radiologia: como é este curso?

A faculdade de Radiologia possui caráter tecnólogo. Assim como os cursos de bacharelado, são considerados uma formação de nível superior, com obtenção de diploma, realização de estágio e trabalho final de curso. No entanto, é um curso mais compacto e com bastante foco na atuação profissional

O curso de Radiologia visa formar profissionais capazes de trabalhar com obtenção de imagens a partir da radiação, auxiliando todas as áreas da medicina. Enquanto médicos radiologistas solicitam e interpretam as imagens, os tecnólogos em Radiologia trabalham com a execução e o processamento das imagens através de exames. 

Uma vez que estudantes e profissionais estão constantemente em contato com a radiação, um dos pontos principais do curso é zelar pela saúde, tanto a dos pacientes quanto a sua própria. Isso não significa que é uma carreira arriscada, mas que é preciso ter um bom domínio sobre as técnicas de radiologia para executar um bom trabalho.

Se o seu desejo é atuar com a promoção da saúde individual e/ou coletiva de uma forma muito prática, a faculdade de Tecnologia em Radiologia tem tudo a ver com você. Esta é uma formação que garantirá que você atue em diversas etapas dos diagnósticos e avaliações de saúde, como em exames de tomografia e raio-x, maximizando a eficácia desses procedimentos.

O que se estuda na faculdade de Radiologia?

De forma geral, alunos de Tecnologia em Radiologia estudam formas de obter imagens através da radiação, realizando exames com segurança e auxiliando os demais profissionais da saúde em sua promoção. Assim, alunos do curso aprendem a gerenciar o ambiente de trabalho, organizando salas de exame e garantindo as devidas condições para os processos de exame.

Além de trabalhar com equipamentos e materiais, os profissionais desta área são formados para preparar os pacientes que irão passar por procedimentos, garantindo a sua segurança. Desta forma, é preciso ter conhecimentos sobre química, anatomia, fisiologia e biossegurança.

Além da estreita relação com a medicina, estudantes de Tecnologia em Radiologia estudam a atuação no ramo da odontologia, da veterinária e no setor industrial. Essa formação diversifica as possibilidades de atuação e acaba proporcionando oportunidades mais amplas no mercado de trabalho. 

Para ilustrar, confira algumas matérias presentes no curso de Radiologia da Faculdade Unic:

  • Anatomia Das Imagens
  • Anatomia E Fisiologia Humana
  • Dosimetria Das Radiações
  • Exames Radiológicos Especiais
  • Física Aplicada À Radiologia
  • Mamografia E Densitometria Óssea
  • Medicina Nuclear E Radioterapia
  • Patologia Geral E Radiológica
  • Primeiros Socorros
  • Proteção Radiológica
  • Ressonância Magnética
  • Técnicas Radiológicas
  • Tomografia Computadorizada 

Quanto tempo dura a faculdade de Radiologia?

Geralmente, os cursos de caráter tecnólogo possuem a duração um pouco mais curta do que os cursos de bacharelado. Em algumas áreas, é possível encontrar faculdades que duram entre 1 ano e 3 anos. No caso do curso de Radiologia, a duração é de 3 anos.

A duração de 3 anos é uma média, com base no que as faculdades costumam ofertar. É o tempo indicado para cumprir com todas as matérias, estagiar e realizar o trabalho de conclusão do curso. 

Isso não significa que, caso ocorra algum contratempo e você não consiga se formar dentro de 3 anos, você perderá seu tempo e seus esforços. Nesta situação, é sempre importante estar em contato com a instituição de ensino que você estuda e ajustar uma forma de você concluir seus estudos.

Quanto custa a faculdade de Radiologia?

Cursos de curta duração e que te habilitam para entrar no mercado de trabalho sem muitos gastos são sempre ótimas opções. Este é o caso do curso de Tecnologia em Radiologia. Por ser um curso tecnólogo, as mensalidades costumam ser mais baratas. Na modalidade presencial, as mensalidades podem chegar a R$ 900, em razão da estrutura que o curso demanda.

No entanto, se você deseja cursar economizando um pouco mais, os cursos na modalidade à distância podem cumprir com as suas expectativas. Uma vez que você estuda de casa e não utiliza as dependências da instituição de ensino, os valores são bem menores. 

Faculdades reconhecidas como a Unopar, Anhanguera, Unic, Unime e Pitágoras oferecem o curso de Tecnologia em Radiologia na modalidade EaD e os valores são bem atraentes. Você pode conferir clicando aqui.

Como é o mercado de trabalho nesta área?

A formação cursada por profissionais tecnólogos em Radiologia os habilita para que atuem em diversas áreas como em espaços de diagnósticos e radiologia, atuando em conjunto com médicos, veterinários e dentistas. Outras áreas como radioterapia, radioisotópica, biossegurança e indústrias costumam oferecer oportunidades para profissionais com esta formação.

Desta forma, profissionais de Tecnologia em Radiologia podem atuar em salas de exames e laboratórios, lidando com protocolos de segurança, conceitos de física, química e saúde. Assim, profissionais revelam chapas e filmes radiológicos, controlam as radiografias, cuidam dos equipamentos e executam o trabalho com as máquinas.

A perspectiva para a profissão é interessante. Afinal, trata-se de uma área essencial na promoção da saúde e da prevenção e tratamentos de doenças. Embora a radiologia tenha surgido com os avanços da medicina, não há indícios de que será descartada no futuro. Aliás, muito pelo contrário. E aí, o que você achou? A gente espera que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a faculdade de Radiologia. Conte com a gente e dê um Voomp na sua carreira! Até a próxima! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.