InícioGraduaçãoDesign de AnimaçãoDesign de Animação: tudo sobre a faculdade

Design de Animação: tudo sobre a faculdade

Há pouco mais de 100 anos, as animações surgiram com tudo na sociedade. Hoje em dia os vídeos animados representam um fenômeno cultural capaz de atender a todos os gostos. Além disso, as técnicas de produção de animações foram refinadas ao longo do tempo.

Neste post, você irá conhecer como é a faculdade que forma profissionais habilitados para trabalhar com a produção de animações. Vem com a Voomp e vamos descobrir juntos como é a faculdade de Design de Animação!

Como é a faculdade de Design de Animação?

A faculdade de Design de Animação é um curso que pode ser do tipo bacharelado ou tecnólogo. No tecnólogo, o curso possui menor duração e forma alunos visando sua atuação profissional no mercado de trabalho. Neste caso, o objetivo é formar pessoas capazes de realizar animações com diversas finalidades, tanto para filmes como para publicidade.

Existem diversas técnicas possíveis para construir uma animação. Algumas mais simples, que exigem menos recursos, e outras que utilizam softwares sofisticados. Desta forma, uma das características do curso é a familiarização com os programas de desenho e animação. Nesta faculdade, estar por dentro do que há de novo na tecnologia é essencial!

Desta forma, os alunos irão encontrar neste curso as múltiplas formas de construir animações. Isso inclui conhecer as técnicas, procedimentos, características de animações em 2D e 3D e ferramentas para fazer ilustrações e modelagens.

O perfil dos estudantes é de muita criatividade e senso artístico. Esta é uma faculdade que permite bastante experimentação. Se você tem desejo por descobrir coisas novas e trabalhar com o universo criativo, você pode se dar muito bem na faculdade de Design de Animação!

Como funciona a faculdade de Design de Animação EAD?

Embora os cursos à distância tenham se tornado uma realidade no ensino superior, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funcionam os cursos nesta modalidade. Algumas faculdades utilizam muitas ferramentas online, como é o caso do curso de Design de Animação, o que facilita ainda mais a adequação ao ensino a distância.

Assim como é possível fazer desenhos e animações no ambiente virtual, você pode acompanhar aulas e debates e conversar com professores e colegas através da internet. Normalmente, as instituições de ensino dispõem de plataforma própria para o processo de aprendizagem. 

Os cursos de ensino a distância são ideais para quem possui rotinas pouco flexíveis e não conseguem frequentar aulas presenciais. Nesta modalidade, você estuda de onde quiser e na hora que for melhor para você!

Qual o preço do curso de Design de Animação?

Antes de começar a sua faculdade, é muito importante fazer um planejamento financeiro para que você consiga cumprir com as obrigações financeiras e sua única preocupação seja o estudo. Por isso, é bom colocar na sua planilha os gastos com mensalidades, transporte, materiais de estudo e equipamentos de trabalho.

No curso de Design de Animação, é interessante que você adquira pelo menos um computador para processar softwares mais pesados e desenvolver seus trabalhos. Alguns gastos podem surgir para adquirir programas de computador.

No entanto, você pode compensar economizando de outras formas. Em cursos EaD, as mensalidades costumam ser mais acessíveis, além disso, você poupa dinheiro com transporte até a sua faculdade. Você encontra ofertas por até R$ 200 em instituições reconhecidas pela qualidade. Um bom custo-benefício, não acha?

Design de Animação: o que é estudado na faculdade?

Nesta faculdade, são estudadas as múltiplas etapas que compõem a criação de uma animação. Desde o projeto gráfico até a criação de um roteiro, os estudantes devem conhecer todos os processos de um projeto de animação.

Desta forma, o currículo dos cursos de Design de Animação oferece matérias sobre temas como desenhos, ferramentas de edição digital, animação em 2D e 3D, processos de renderização, efeitos visuais e direção de arte

Além do conhecimento técnico, os alunos estudam sobre as possibilidades de atuação profissional. Desta forma, temas como audiovisual, cinema, games e criação de personagens são estudados com certa frequência. 

Conheça algumas das matérias mais frequentes do curso de Design de Animação!

  • Modelagem e Animação de Personagens
  • Captação, Edição e Mixagem de Áudio
  • Processos de Renderização e Pós-Produção
  • Indústria Criativa
  • Efeitos Visuais
  • Roteiro e Direção
  • Ilustração Digital
  • Design de Cenários

Quanto tempo dura a faculdade de Design de Animação?

O curso de Design de Animação do tipo tecnólogo possui duração média de dois anos. Já a faculdade de bacharelado dura em torno de quatro anos. A diferença ocorre em razão da natureza das duas formações. Enquanto o bacharelado aborda questões mais teóricas e de pesquisa, o curso tecnólogo valoriza temas mais técnicos e práticos. 

Apesar do tempo reduzido, você pode ficar tranquilo! Você irá aprender os conhecimentos necessários para ter uma boa formação na área e mandar bem no seu futuro trabalho!

Como é o mercado de trabalho para Design de Animação?

A formação em Design de Animação permite que o profissional atue em diversos cargos na indústria criativa. Tanto em vagas de caráter mais técnico, como ocorre no início da trajetória profissional, quanto em funções de direção, geralmente desempenhadas por pessoas com mais experiência no ramo. 

Desta forma, um designer de animação pode atuar como roteirista, ilustrador, produtor ou diretor, tanto de animação como de personagens. São profissões onde o profissional pode construir cenários, objetos, criar histórias e colocar em prática todo o seu repertório criativo.

Mas afinal, quais são os lugares em que um designer de animação pode atuar? Muitas empresas de comunicação contam com profissionais da área. Emissoras de televisão, agências de publicidade, produtoras de audiovisuais, estúdios de animação e de games. Enfim, os espaços e as oportunidades são bem diversos! 

Também há a possibilidade de trabalhar sob demanda, realizando projetos específicos para determinados clientes. É o caso de quem atua como freelancer, podendo trabalhar em diferentes projetos ao mesmo tempo. 

Nosso conteúdo fica por aqui, mas você pode seguir acompanhando tudo sobre faculdades aqui na Voomp. Conte conosco para a sua carreira decolar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.