InícioGraduaçãoO que faz um técnico de radiologia?

O que faz um técnico de radiologia?

De início, um técnico em radiologia é um profissional de saúde especializado que faz exames em imagens com raios-X. Além de ressonância magnética e tomografias computadorizadas, realizadas principalmente com finalidades diagnósticas.

Podemos dizer que alguns técnicos em radiologia buscam se especializar em certas disciplinas relacionadas a certas áreas do corpo. Um bom exemplo são os profissionais que se especializam em mamografias, ou apenas em tomografias cerebrais. Dependendo do tipo de especialização a remuneração pode variar bastante. Basicamente, o técnico radiologista vai preparar os pacientes para usarem os equipamentos de radiologia. Além de realizarem testes e a manutenção preventiva do equipamento.

A princípio, as empresas buscam um técnico de radiologia qualificado para trabalhar de perto com os pacientes. Principalmente durante a realização de procedimentos de imagem radiológica. As responsabilidades do técnico em radiologia podem incluir posicionar os pacientes nos equipamentos, realizar exames, revelar filmes. Um fator importante deste serviço consiste em evitar exposição desnecessária à radiação. Para evitar problemas de saúde no futuro.

Um método para ser ter sucesso como técnico de radiologia, você deve ter fortes habilidades técnicas, bem como as habilidades interpessoais ao trabalhar com clientes. E elas nem sempre estão em condições saudáveis, é preciso ser bem atencioso neste aspecto. É recomendado que o perfil do técnico em radiologia seja compassivo e possuir resistência física. Pois, às vezes é necessário levantar equipamento pesado ou até mesmo pacientes com algum tipo de deficiência física.

Geralmente existem dois tipos de cursos de Radiologia no mercado de ensino superior. O técnico em radiologia é uma formação mais baseada no conhecimento prático, com duração entre um e dois anos. Já quem realiza uma graduação tecnológica em Radiologia se torna um tecnólogo na área e tem um leque maior de opções para atuar durante sua carreira.

Quais são as responsabilidades de um técnico em radiologia?

É elementar que, quando um técnico em radiologia completar o processo de admissão dos pacientes, ele deve obter um histórico completo deles. Principalmente se eles já tiverem feito um procedimento anterior. Isso consiste em fazer uma revisão completa nos prontuários dos clientes e nas anotações do médico antes do exame. Para que não aconteçam enganos ou pior ainda, erros durante a execução do trabalho.

Uma função bem importante é a preparação de radiofármacos. Estas são basicamente substâncias para criar contraste nas imagens dos diagnósticos. Saber administrar essas substâncias com maestria irá permitir análises diagnósticas mais complexas. Bons exemplos são os diagnósticos gastrointestinais que podem revelar diversas doenças.

Outro fator que também se deve ter cuidado é no momento de capturar a área correta que precisa ser analisada. O técnico em radiologia trabalha com crianças e pessoas feridas, então é preciso bastante perícia para conseguir capturar a área correta. E também saber os melhores métodos para tirar as imagens mais nítidas. De modo que os procedimentos não cheguem a ser refeitos mais tarde por alguma falta de conhecimento prévio.

Fazer a calibragem do equipamento também é essencial para que as imagens claras fiquem garantidas e sejam utilizáveis. Para isso ocorrer elas devem ser tiradas de forma correta, conforme foi especificado pelo médico nos documentos. Depois, é realizado o processo de registro e organização dos resultados das imagens. De maneira que possa revelar o filme e facilitar ao máximo a compreensão e interpretação dos resultados das radiografias. Caso seja necessário, é bom garantir a esterilização e armazenamento adequados do equipamento radiográfico. Além de reportar qualquer tipo de falha que possa vir a ocorrer nos equipamentos.

Requisitos para ser um especialista na área

Em geral, os técnicos em radiologia são estudados em anatomia, posicionamento do paciente, técnicas de exame, protocolos de equipamentos, segurança de radiação, proteção contra radiação, entre outros. Muitos técnicos em radiologia se especializam especificamente em uma área de imagens médicas, como a tomografia computadorizada, por exemplo.

A preparação para este tipo de profissão é normalmente exercida em hospitais, faculdades e universidades. As instituições de saúde, em sua maioria, preferem contratar um especialista com treinamento prático formal comprovado. Para isso é exigido um diploma de bacharelado ou curso técnico em Radiologia. Além de que é preciso possuir uma boa habilidade de comunicação, e ter um bom relacionamento interpessoal no atendimento com os pacientes.

Um diferencial para ser um técnico em radiologia de sucesso é ter uma boa capacidade analítica e ser bom em resoluções de problemas. Saber operar e compreender a tecnologia dos equipamentos radiológicos é o básico, mas que precisa ser bem feito. Pois, a todo momento sai novos equipamentos, com novas configurações e maneiras de se manusear.

Do mesmo modo, possuir uma capacidade física e resistência é muito necessário. Isso se deve pelo motivo desse profissional ficar de pé por longos períodos e operar máquinas pesadas em certos momentos e posições. Por último, e não menos importante, fica mais fácil se o técnico em radiologia tiver boa flexibilidade para trabalhar em turnos, fins de semana e feriados prolongados.

O que os hospitais procuram quando vão contratar um técnico em radiologia?

O que os empregadores mais buscam em pessoas que possam preencher suas vagas de técnico em radiologia é um perfil analítico. Isso ocorre porque os profissionais trabalham bastante em conjunto com diversos médicos. Que por sua vez fazem uso deste profissional para produzir representações visuais de certas áreas do corpo humano. Tudo com o intuito de diagnosticar problemas médicos e monitorar o tratamento posterior. Seu papel é extremamente relevante para verificar o estágio atual do câncer, ou se algum outro tratamento está fazendo o efeito desejado.

Para ser um técnico em radiologia de sucesso, você deve ser capaz e ter maestria em usar tecnologias de imagens médicas de todos os tipos. E, ainda por cima ter a competência de interpretar com êxito as imagens médicas, para ajudar o médico ao máximo em sua tarefa. De qualquer forma, para saber o que mais os hospitais procuram em um técnico em radiologia, procure por vagas de emprego relacionadas e leia suas descrições. Depois disso, busque desenvolver estas aptidões ao máximo, para você poder estar preparado(a) a executar essa profissão importante para a sociedade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.