InícioCursinhos pré-vestibularPosso prestar vestibular como treineiro?

Posso prestar vestibular como treineiro?

Prestar o vestibular como treineiro é uma boa opção para os alunos que querem se preparar, já que fazer este estilo de prova ajuda a se livrar da ansiedade e entender o que os aguarda.

Os adolescentes ouvem falar muito sobre esse teste, portanto, ter uma chance de treinar é interessante. Além disso, eles podem conhecer melhor o ambiente da avaliação e ver como se preparar para o futuro.

Quem pode fazer o vestibular como treineiro

A opção de prestar essa prova é válida para qualquer estudante. Mas, o mais indicado é que os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio façam a avaliação.

É aconselhável que quem está no ensino fundamental ou no 1º ano do colegial não tente fazê-la, porque ainda não receberam o tanto de conhecimento necessário para realizar o teste.

O intuito dessa prova é auxiliar o aluno a se preparar para quando for utilizar a sua nota. Portanto, precisa ter os domínios básicos sobre as matérias que são cobradas em cada uma delas.

Saiba onde prestar o vestibular como treineiro

Quem quer prestar o vestibular dessa forma pode se inscrever em todos os que são aplicados no Brasil. Aliás, isso inclui o Enem e outras provas de destaque nacional, como:

  • ITA;
  • Vunesp;
  • UFRJ;
  • Comvest;
  • UERJ;
  • Fuvest.

O candidato pode se inscrever no curso que deseja entrar e acompanhar o seu desempenho. Isso possibilita que ele entenda como funciona o processo seletivo e onde estão as suas falhas. Dessa forma, pode se aprimorar para superar qualquer dificuldade.

As provas costumam ter taxas de inscrição, sendo que algumas podem oferecer isenção. Mas, no geral, quem presta vestibular como treineiro costuma precisar pagá-las, pois só são prioritárias a quem acabou de se formar.

Cada instituição tem um valor, alguns são mais baratos e outros mais caros. Então, é interessante se informar sobre os editais e os custos antes de confirmar a sua candidatura.

Veja porque você deve fazer o vestibular como treineiro

São vários os motivos que levam o aluno a realizar esse teste e se sentir mais seguro. Por isso, para entender melhor quais são eles, continue lendo e veja algumas vantagens de fazer a prova como um treinamento.

Vivenciar a experiência

Ser um treineiro garante que o estudante sinta na pele o momento, ou seja, entenda como é a ansiedade e o nervosismo e assimile o clima dos concorrentes.

Isso ajuda a perder o medo da estreia e ver quais são os seus pontos positivos e negativos. Além de mostrar como lidar com o tempo e como você pode utilizá-lo a seu favor. Todas as sensações vividas ajudam a entender as diferenças entre uma prova escolar e o teste.

Administrar o tempo de prova

Os cursinhos em geral tentam ensinar a medir os minutos por questão para ter um controle maior. Sem dúvida, isso é importante para manter um certo nível de organização durante a prova, o que garante tranquilidade para terminá-la sem perder tempo.

Prestar o vestibular como treineiro ajuda a lidar com as emoções

Quem treina para o vestibular assim pode ver como o seu corpo se comporta nessa situação de estresse, ou seja, você irá compreender o quanto precisa:

  • Tomar água;
  • Comer;
  • Ir ao banheiro;
  • Lavar o rosto.

Todas essas coisas parecem simples, mas podem te ajudar a manter a concentração e a fazer a prova até o fim. Logo, te ajuda a se destacar e se sair melhor que os concorrentes.

Entenda se é obrigatório fazer o vestibular como treineiro

Caso prefira não fazer a avaliação como treineiro, saiba que não é necessário para a sua formação. A maioria das escolas de ensino médio já tentam preparar o estudante para essas provas.

Eles aplicam vários simulados e analisam cadernos de anos anteriores para entender as questões. Além disso, buscam instruir os alunos em cada matéria necessária, mostrando os principais assuntos.

Lado negativo da atividade

Para alguns especialistas existem alunos que podem se sentir frustrados por realizar a avaliação antes da hora. Portanto, antes de se candidatar é preciso conhecer suas melhores habilidades.

Certas pessoas podem sentir o aumento de tensão ao prestar o vestibular como treineiro. Dessa forma, é importante saber que apesar de estar realizando uma prova, a sensação quando for de verdade será diferente.

É essencial que você tenha um bom autoconhecimento para saber lidar com a situação. Então, pratique sua confiança e a habilidade em se acalmar por vezes.

Cuidado com a pressão

Muitos jovens se levam ao limite ao tentar se preparar para entrar na faculdade. Portanto, é importante ter cuidado com o quanto você se cobra para se sair bem na prova. Caso não haja tempo para descanso e diversão é possível causar sérios danos ao seu bem-estar.

O estudante que se propor a fazer o vestibular como treineiro precisa se sentir à vontade para isso. Dessa forma, evitará que os picos de estresse se tornem muito altos e prejudiquem o seu potencial.

As consequências de exigir demais de si mesmo

Quem se cobra muito para passar no teste pode desenvolver crises de pânico e ataques de ansiedade. Assim, é preciso se organizar para estudar e ter um tempo de distração, com momentos em família e entre amigos.

Os alunos que se preparam para entrar na faculdade precisam dominar as matérias com antecedência. Então, procure aplicativos e ferramentas que possam ajudar a otimizar o seu tempo.

É ideal que o treineiro fique tranquilo e que a experiência traga mais benefícios do que preocupação. Logo, só faça se estiver confiante em sua preparação.

Como o vestibular como treineiro pode te ajudar

A prova serve para auxiliar o estudante a testar o seu potencial futuro, de modo a ver se está mais próximo da realidade. Ele pode ser realizado em quase todas as universidades do país, tanto públicas quanto particulares.

Quem quer inscrever para prestar esse teste precisa arcar com todas as despesas que existem. Hoje em dia, a única limitação do treineiro é que ele não pode se matricular na vaga concorrida.

Estar registrado de forma regular permite que as pessoas possam comparar os seus pontos com os outros. Assim, seu desempenho pode ser medido da maneira correta e oferecer comparações para o futuro.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.