InícioDicasInscrições para o Enem 2021 encerram nesta quarta (14)

Inscrições para o Enem 2021 encerram nesta quarta (14)

Os estudantes brasileiros de todos os estados têm até as 23h59 desta quarta-feira (14 de julho) para efetivarem sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021. As inscrições para o exame nacional iniciaram no dia 30 de junho.

Confira, abaixo, as informações sobre a inscrição, as datas da prova e muito mais. Acompanhe aqui pela Voomp as notícias sobre o Enem 2021 e saiba como se preparar para o exame.

Inscrição no Enem 2021

 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que o estudante que pretende realizar a prova deve se inscrever através da Página do Participante.  Na página, o participante deve preencher dados como o número do CPF e a data de nascimento.

Para realizar a inscrição no Enem 2021, o estudante gera um login de acesso aos serviços do governo federal através do site acesso.gov.br. Se você ainda não possui o login de acesso, deve se cadastrar e guardar a senha. O login servirá para, além da inscrição, consultas aos locais de prova, averiguação de resultados individuais e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Caso você esqueça a senha, é possível recuperá-la informando seu CPF no mesmo endereço eletrônico e solicitando a opção “Esqueci minha senha”.

Pagamento e isenção na taxa

A taxa de inscrição para o Enem 2021 é de R$85,00. Após o preenchimento dos dados, é gerada uma guia de pagamento no sistema do exame.  Portanto, aqueles candidatos que garantiram a isenção no valor da taxa devem se inscrever normalmente. Já aqueles que não receberão isenção têm até o dia 19 de julho (segunda-feira) para realizarem o pagamento da guia. 

O direito à isenção na taxa do exame é concedido aos que estão cursando a última série do Ensino Médio em 2021, em qualquer modalidade (presencial ou remoto), em escola de rede pública cadastrada no Censo Escolar. Assim, esses estudantes podem realizar a inscrição sem gerar boleto de cobrança.

Escolha da prova no momento da inscrição

Além do pagamento, o estudante deverá ficar atento à modalidade da prova no momento da inscrição no exame. Durante a inscrição, será feita a opção entre a prova digital ou impressa. Porém, as vagas para a versão digital da prova são limitadas. Assim, a prova pode ser realizada nessa modalidade apenas pelos estudantes que já concluíram – ou concluirão – o Ensino Médio em 2021.

Atendimento especializado

Também durante o momento de inscrição, cabe ao estudante solicitar atendimento especializado. A solicitação pode ser feita através da Página do Participante. Desse modo, o estudante deve informar as condições e anexar documentação comprobatória.

O governo federal informa que os casos de atendimento especializado se aplicam às situações de: baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, dislexia, deficit de atenção, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nesta edição do Enem, o estudante poderá solicitar recursos para acessibilidade, como um tradutor-intérprete de Libras. Além do tradutor, provas com letra ampliada, tempo adicional e acesso facilitado às salas de prova também poderão ser solicitados.

Provas do Enem 2021

Neste ano, tanto a versão digital quanto a versão impressa do exame serão compostas das mesmas provas, incluindo o tema da redação. Ambas serão aplicadas aos estudantes nos dias 21 e 28 de novembro.

O Enem 2021 é composto de quatro provas (objetivas) e uma redação em língua portuguesa. Cada uma das quatro provas possui 45 questões de múltipla escolha. Assim, cada prova avalia quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.

As notas no Enem são utilizadas para diversos fins. Entre esses, acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento governamental no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Se você ainda não realizou a sua inscrição, corra lá e não perca a oportunidade!

Calendário do Enem 2021

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: 19 de julho
  • Solicitação do atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
  • Aplicação do exame: 21 e 28 de novembro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.