InícioPós-graduaçãoDesign de Produto3 dicas para quem pensa em cursar Design de Produto

3 dicas para quem pensa em cursar Design de Produto

Quem escolhe cursar Design de Produto conta com diversas possibilidades de atuação e  boas oportunidades profissionais. Entretanto, se você deseja se especializar na área, é importante se atentar a alguns pontos.

Com abrangência de atuação no mercado, o designer de produto se tornou um profissional essencial. Além disso, os avanços da tecnologia abriram ainda mais portas para a atuação desse profissional. Dessa forma, para se destacar em um mercado tão aquecido, é preciso focar em questões específicas. Isso irá lhe possibilitar uma escolha assertiva e maiores chances de sucesso na profissão.

Continue a leitura e confira dicas essenciais para os interessados em cursar Design de Produto.

 

O que é o curso de Design de Produto?

Com duração média de 2 anos, o curso de Design de Produto é uma formação tecnológica. Ou seja, uma graduação com menor tempo de duração que enfatiza as necessidades do mercado. Assim como outras formações da modalidade, o curso visa formar profissionais qualificados para atender às demandas da profissão em menor tempo e com menor investimento. Dessa forma, a grade curricular contempla disciplinas práticas e alinhadas com a rotina deste profissional.

Na formação, o indivíduo é preparado para a elaboração e execução de produtos industriais. Além disso, após cursar Design de Produto, o profissional estará apto para avaliação e emissão de parecer técnico da área.

 

O que faz o designer de produto?

Denomina-se como designer de produto o profissional que atua no desenvolvimento estético e funcional de produtos. Com isso, esse torna-se responsável por todo o acompanhamento do produto durante o processo de produção. Isso inclui a seleção de matéria-prima adequada, definição de processos, além de acompanhamento da fabricação e venda do produto desenvolvido.

O profissional formado no curso de Design de Produto também trabalha de forma a desenvolver uma identidade visual assertiva para o produto conforme sua necessidade. Dessa forma, buscando atender questões estéticas, porém também voltadas para ergonomia, praticidade e sustentabilidade de sua criação.

Ou seja, trata-se de um profissional que atua na criação de produtos para diferentes frentes. Com o objetivo de solucionar questões cotidianas, ao cursar Design de Produto, este profissional é capacitado de forma a proporcionar a melhor experiência possível ao usuário.

O designer de produto especializado pode atuar em áreas como criação de produto, gestão de design de produto, desenho do produto, prototipagem, consultoria e staff de design de produto e diversas outras. Com a ascensão das tecnologias, surge também a possibilidade de atuação com criação de produtos digitais, por exemplo.

 

Dica 1: Escolha uma boa instituição de ensino

A fim de se diferenciar como profissional no mercado, a escolha da instituição para sua formação é de extrema importância. Isso porque possuir uma boa instituição em seu currículo poderá ser o diferencial em uma futura contratação. Além disso, a escolha da faculdade poderá determinar a qualidade do ensino que você irá receber.

O curso de Design de Produto pode ser encontrado de forma acessível e em modalidade digital na Unopar. Trata-se de uma formação tecnológica de 3 semestres que busca formar um profissional apto a atuar eticamente na área. Além disso, o estudante conta com disciplinas com temas atuais e conteúdos atualizados. Isso tudo somado à adaptação da grade para que a mesma atenda às necessidades mercadológicas do momento.

Você pode validar a qualidade da instituição de interesse através da avaliação concedida pelo Ministério da Educação (MEC), conhecimento acerca da infraestrutura e, até mesmo, da qualificação dos professores.

 

Dica 2: Estude a grade curricular do curso

Após escolher uma boa instituição para cursar Design de Produto, é importante que você dê uma olhada nas disciplinas da grade. Dessa forma, você poderá descobrir se realmente se identifica com o curso através de sua grade curricular. Essa análise irá ajudá-lo a ponderar se a formação realmente é o que você espera.

A grade da formação em Design de Produto da Unopar conta com disciplinas como:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Desenho Auxiliado por Computador;
  • Desenho de Expressão;
  • Desenho de Observação;
  • Ergonomia;
  • Gestão da Inovação;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Projetos;
  • História e Acepções do Design;
  • Marketing de Produtos e Serviços;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Organização do Trabalho Industrial;
  • Processos de Fabricação;
  • Projeto de Operações Produtivas.

 

Dica 3: Saiba qual é a modalidade de ensino ideal para você

Além de garantir que a instituição e a grade curricular do curso estejam alinhadas com seus objetivos, é importante escolher a modalidade de ensino que melhor atende suas necessidades. Conforme mencionado, você encontra facilmente o curso de Design de Produto na modalidade de ensino a distância (EAD).

Optar pela graduação a distância significa passar pela graduação 100% online. Essa modalidade oferece ao estudante uma formação com maior flexibilidade, praticidade e dinamismo. É o formato ideal para estudantes que possuem um estilo de vida mais corrido e  boa capacidade de organização. Isso porque, nesse formato, o estudante é o protagonista de seu processo de aprendizado e gerenciamento de tempo.

Os cursos ministrados a distância pela Unopar oferecem ao aluno um suporte virtual contínuo. Além disso, o graduando conta com constante auxílio de tutores especializados. Dessa forma, o comparecimento ao polo presencial acontece apenas duas vezes no semestre, para a realização de provas. A interação com os colegas de turma acontece normalmente através de fóruns interativos, e o estudante pode acessar a Biblioteca Virtual da faculdade.

Com isso, a formação possui toda a qualidade de uma graduação tradicional, porém, com maior liberdade para que você cumpra suas obrigações no momento que for mais oportuno.

 

Conclusão

Antes de se preocupar com o desenvolvimento de habilidades profissionais, o indivíduo interessado em cursar Design de Produto deve realizar um trabalho de pesquisa e autoanálise essencial para o sucesso na graduação. Isso porque existem detalhes que são de extrema importância para que a sua experiência na formação seja a melhor possível.

Com isso, se você pensa em cursar Design de Produto, não deixe de considerar os pontos mencionados.

Já está por dentro do curso e de como funciona o mercado? Então você pode gostar de saber, entre currículo e portfólio, qual é o formato de apresentação ideal para designers.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.