InícioPós-graduaçãoGestão ComercialQual a duração do curso de Gestão Comercial?

Qual a duração do curso de Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial te capacitará para o mercado em apenas dois anos. Ou seja, em apenas quatro semestres você será capaz de trabalhar nas áreas de comércios e serviços. E fará isso podendo escolher entre varejo e atacado.

De maneira geral, podemos dizer que o aluno que fizer o Curso Superior em Tecnologia (CST) em Gestão Comercial terá a capacidade de gerir a organização da qual fizer parte. Isso quer dizer, enfim, que vai cuidar do planejamento econômico, financeiro e tributário das empresas. Principalmente com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes. Para que isso ocorra da melhor forma, no curso você vai aprender a manter e controlar padrões de qualidade. Nesse sentido, também será necessário controlar os padrões de qualidade e trabalhar no fluxo de informações gerenciais e comerciais, de modo a integrar os processos da sua organização.

Eventualmente, durante o curso de Gestão Comercial em nível Tecnólogo, serão estudadas ferramentas básicas muito usadas neste ramo. Além delas, disciplinas que se dividem entre análise e estudos de operações comerciais, gestão, consultoria, staff, planejamento comercial, promoção e vendas. Atualmente, o conhecimento que você adquire na faculdade permitirá que você realize estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. E também elaborar análises comerciais, planejar pesquisas de mercado e gerenciar sistemas de informações. Sempre com foco na qualidade, produtividade e lucratividade da empresa em que o profissional estiver inserido.

Sem dúvidas, tudo que é ensinado durante o curso de Gestão Comercial serve para prepará-lo para ter uma carreira na supervisão e gestão na indústria e comércio. Além de fornecer uma qualificação que permitirá que você progrida na carreira como um todo. Então, esse é um curso que ensina para os alunos habilidades distintas, que podem ser aplicadas na maioria dos segmentos comerciais e industriais. Depois da conclusão do curso, é possível realizar especializações correlatas.

O que é o curso?

De forma simples e resumida, a gestão Comercial é uma área tecnológica da área de negócios, na qual o profissional gerencia o setor comercial de uma organização. Porém, não se engane com isso: as habilidades desse ramos são mais complexas do que podem aparentar. Podemos dizer que a maioria das organizações comerciais vende seus produtos e serviços. Porém, nem todas elas possuem o profissional com as competências necessárias para gerenciar esse setor. Então, a Gestão Comercial é o ato de gerir o setor de vendas de uma empresa. Seja ela indústria ou organização. Para isso, é preciso ter habilidades diversas, desde administração e gestão de pessoas, até Recursos Humanos, Marketing, vendas e muito mais.

A Gestão Comercial abrange desde serviços de planejamento, avaliação, gestão de pessoas e de processos referentes a negócios e serviços. Estas atividades são muito necessárias em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação. Nesse sentido, como um gestor comercial, será seu dever gerenciar equipes, definir preços e criar estratégias para melhorar a atuação de sua empresa no mercado. Tudo isso é feito e executado por meio de bastante estudo, baseado na viabilidade econômica, financeira e tributária.

O que é estudado durante o curso de Gestão Comercial?

Hoje em dia, o curso de Gestão Comercial ainda é um curso relativamente novo nas instituições de ensino superior. No entanto, pelo fato de ser uma graduação em Tecnólogo, que fornece em torno de dois anos de duração, suas matérias são bastante focadas no mercado de trabalho. Em outras palavras, elas são bem práticas, principalmente focadas no mercado de trabalho. Assim, você já vai sair do curso bem preparado para os desafios da profissão.

De maneira geral, esse curso é oferecido em várias modalidades de ensino. É possível fazer totalmente à distância, presencial, ou realizar no modo de ensino híbrido. Dessa maneira, você contará com a vantagem de poder estudar enquanto trabalha, por exemplo. Enfim, dependendo da modalidade escolhida, dá para escolher os horários em que você poderá estudar. Então, estudar a área de negócios que envolvem o curso de Gestão Comercial é aprender um pouco de humanas e exatas. Ou seja, as exatas entram em matérias como Contabilidade e Matemática Financeira. Porém, o lado humano não será deixado de lado, com lições sobre Economia, Administração, Ética e Direito Empresarial.

Além do mais, outras disciplinas, como o Marketing, são bem importantes e estão presentes durante essa graduação. Aqui, são estudadas matérias que representem o comportamento do consumidor em canais de marketing, por exemplo. Já no empreendedorismo são ensinados os procedimentos fundamentais da base de uma organização, podendo, dessa forma, abrir a própria empresa e gerir o próprio empreendimento. Em outras palavras, o curso de Gestão Comercial é considerado um dos mais completos quando falamos da área de negócios. Confira algumas das matérias ensinadas na grade curricular da graduação:

  • Composto Mercadológico
  • Estratégia Econômica E Empresarial
  • Formação De Preços E Custos
  • Gerência De Vendas
  • Pesquisa Mercadológica
  • Planejamento E Inteligência De Marketing
  • Planejamento Estratégico

Como é o mercado de trabalho para quem fez o curso de Gestão Comercial?

Como dito anteriormente, o mercado de trabalho para quem fez o curso de Gestão Comercial é bem amplo. Afinal, são disponibilizadas diversas oportunidades de atuação em possivelmente todos os nichos existentes. Isso acontece porque o principal objetivo do gestor comercial é aumentar a qualidade dos resultados, que podem potencializar os números das vendas. Isso, consequentemente, faz com que a empresa, independentemente do porte, possa estar presente no mercado de trabalho, de forma marcante e competitiva.

Por essa razão, esse cargo deverá estar presente em todas as empresas e organizações. Até mesmo indústrias, com o objetivo de trazer as vantagens competitivas e fazer com que a empresa alcance bons resultados. Por isso, sempre existe a necessidade de cada vez mais profissionais qualificados na área. Simplesmente porque cada vez mais os negócios se desenvolvem. Além disso, muitos deles são virtuais, com suas vitrines online, que precisam de um profissional de negócios especializado no curso de Gestão Comercial. Ele cuidará de assuntos como a logística dos objetos e mercadorias. Juntamente com a gestão adequada de estoque e armazenamento.

Portanto, é possível presumir que o mercado de trabalho para esse tipo de profissional seja bem fértil. Ainda mais porque o gestor comercial muitas vezes é uma peça chave para o sucesso da empresa. Dessa maneira, este é um profissional bem valorizado, fazendo com que seu salário acompanhe este reconhecimento. Em resumo, quem fizer o curso de Gestão Comercial tem que gostar da área de negócios e procurar uma boa remuneração. Afinal de contas, é isso que a graduação vai te oferecer.

Gostou da ideia? Então clique nesse outro conteúdo e veja mais detalhes sobre a grade curricular do curso de Gestão Comercial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.