Para uma empresa se manter bem sucedida em um mercado concorrido é preciso que todos os setores trabalhem com qualidade, produtividade e competitividade. Então, um setor essencial para tornar esse objetivo real é a área de Gestão Comercial.
Sendo assim, o profissional formado em Gestão Comercial é preparado para trabalhar nos setores de serviços, varejo e atacado. Dessa forma, cabe ao gestor comercial cuidar da parte financeira, econômica, tributária e de estratégias de venda.
Ficou curioso para conhecer melhor essa profissão? Então está no lugar perfeito! Por isso, a Voomp preparou um artigo com todas as informações que você precisa conhecer sobre a área de Gestão Comercial. Como, por exemplo, a graduação, atribuições profissionais e o salário médio dessa categoria profissional.
Por isso, siga a leitura do texto e esclareça todas as dúvidas sobre o setor de Gestão Comercial. Além disso, descubra se essa formação profissional é a ideal para você!
O que você verá neste artigo:
Como é o curso de Gestão Comercial?
Para poder trabalhar no setor de Gestão Comercial é preciso se formar na graduação específica da área. Por isso, para iniciar o artigo, precisamos explicar melhor como é o curso universitário de Gestão Comercial.
Sendo assim, as instituições de ensino oferecem a graduação em Gestão Comercial na modalidade de Curso Superior de Tecnologia. Então, após completar a formação universitária, o estudante recebe o diploma de tecnólogo na área. Além disso, a graduação conta com quatro semestres. Ou seja, são necessários dois anos para o estudante completar a formação.
Assim, durante a graduação o aluno aprende conteúdos para controlar padrões de qualidade, além de entender sobre fluxo de informações gerenciais e comerciais. Ainda, o estudante aprende as habilidades necessárias para integrar os processos organizacionais da empresa.
Por isso, ao longo dos semestres do curso, são ministradas aulas sobre ferramentas básicas de gestão comercial, além de disciplinas que se dividem entre análise e estudos de operações comerciais. O estudante ainda entra em contato com disciplinas sobre gestão, consultoria, staff, planejamento comercial, promoção e vendas.
Dessa forma, o estudante de Gestão Comercial aprende a lidar com estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Além de elaborar análises comerciais, planejar pesquisas de mercado, gerenciar sistemas de informações comerciais. O aluno ainda aprende a fazer tudo isso seguindo padrões de qualidade, produtividade e lucratividade.
Qual a grade curricular do curso de Gestão Comercial?
O curso de Gestão Comercial conta com disciplinas básicas de gestão comercial e disciplinas específicas da área de atuação. Por isso, a grade curricular se divide entre análise de operações de todas as operações realizadas pelo gestor comercial.
Então, se você tem interesse em ingressar em uma faculdade de Gestão Comercial, é importante conhecer os conteúdos ministrados durante o curso. Dessa forma, confira a grade curricular completa da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
- Cenários Econômicos E Políticas De Compras
- Comércio Eletrônico
- Cultura Digital
- Design Thinking
- Marketing Digital
- Projeto De Vida
- Empreendedorismo E Inovação
- Estratégia Empresarial E Negociação
- Formação E Desenvolvimento De Equipes De Vendas
- Gestão De Pessoas
- Gestão De Projetos
- Gestão De Serviços E Varejo
- Gestão Mercadológica Na Era Digital
- Legislação Empresarial Aplicada
- Logística E Gestão Da Qualidade
- Matemática Financeira
- Métodos Quantitativos
- Modelos De Gestão
- Pesquisa E Inteligência De Marketing
- Sociedade Brasileira E Cidadania
Quais as atribuições profissionais?
O profissional formado no curso de Gestão Comercial é responsável pelo planejamento, avaliação e gestão de pessoas. Além de trabalhar com processos referentes a negócios e serviços. Por isso, influencia diretamente nos resultados da empresa que atua. Como, por exemplo, através da aquisição de novos clientes e a manutenção da satisfação dos clientes atuais.
Dessa forma, o profissional de Gestão Comercial tem habilidades para lidar com cuidar do planejamento econômico, financeiro e tributário nas empresas que atuam. Por isso, os profissionais podem trabalhar tanto no atacado quanto no varejo.
Além disso, o gestor comercial precisa estar sempre em contato com os colaboradores dos setores financeiro, marketing, produto e logística das empresas. Ainda é responsabilidade do profissional definir estratégias, preço e melhor mercado para atuação da empresa. Então, cabe ao gestor de vendas tomar as decisões embasadas em estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
Ainda estão entre as principais habilidades de um bom gestor de comercial a capacidade de organização, administração do tempo, entendimento da estratégia da organização. Além disso, também contam como boas características a flexibilidade, postura ética, habilidade de negociação e comunicação.
Logo, o profissional formado no curso universitário na área pode exercer diversas funções em uma empresa. Como, por exemplo:
- Planejamento econômico-financeiro-tributário para empresas;
- Assessoria comercial para micro e pequenas empresas;
- Gestão de equipes comerciais e de vendas;
- Supervisão de vendas nos setores comerciais, de serviços, varejo e atacado;
- Relacionamento com o cliente.
Qual o salário médio para o setor de Gestão Comercial?
O mercado de trabalho para o setor de Gestão Comercial está em pleno crescimento no país. Por isso, os profissionais especializados na área são cada vez mais necessários para as empresas.
Dessa forma, com o crescimento do mercado de trabalho da área, torna-se possível para o profissional do setor encontrar melhores oportunidades de emprego e até mesmo oportunidades para ocupar as melhores funções.
Por isso, o salário médio de um profissional do setor de Gestão Comercial é de R$ 8.669,93. Dessa forma, a jornada de trabalho é de 42 horas semanais. Além disso, o teto salarial para a categoria é de R$ 21.978,28. Este levantamento foi realizado por meio dos dados Site Nacional de Empregos (SINE).
Ainda vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do estado em que o profissional atua, onde trabalha e qual o porte da empresa com o setor de Gestão Comercial é especializado.
Vale ressaltar que para escolher a melhor área para você se especializar não pode somente considerar o valor do salário — não que o dinheiro não seja importante para a tomada de decisão. Por isso, é preciso considerar as habilidades, preferências e gostos pessoais.