InícioDicasEstudosEncceja: como estudar para participar da prova?

Encceja: como estudar para participar da prova?

Concluir a formação escolar básica é importante para ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, conquistar o diploma do ensino médio é requisito mínimo para poder ingressar em um curso universitário.  Por isso, se o seu sonho é terminar os estudos para poder entrar em uma faculdade, saiba que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma excelente oportunidade. 

Dessa forma, o Encceja tem o objetivo de certificar que os adultos compreendem as competências do ciclo básico de aprendizagem escolar. Além disso, o exame  fornece o diploma de Ensino Fundamental e Ensino Médio para aqueles que não terminaram os estudos em escolas regulares. 

Por isso, essa prova é tão importante para os brasileiros que querem conquistar o diploma do ciclo básico de aprendizagem. Sendo assim, a Voomp preparou um artigo com todas as informações que você precisa saber para ir bem no Encceja. Como, por exemplo, como a prova funciona, quem pode participar e o que se deve estudar para realizar o exame.

Então, se você está se preparando para realizar o exame, siga a leitura do texto e esclareça todas as dúvidas.

O que é o Encceja?

Para começar o artigo é importante esclarecer o que é o Encceja e como o exame funciona. Sendo assim, o Encceja é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação do país. 

Então, por meio dessa prova, os brasileiros têm a oportunidade de obter os certificados tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio. De acordo com o Governo Federal, o objetivo do projeto é construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar. 

Além disso, o Encceja tem a finalidade de dar continuidade  na formação educacional dos brasileiros e na inserção dessa população no mundo do trabalho do país. Ainda vale ressaltar que a prova de certificação segue os requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Quem pode realizar o exame? 

Como dito anteriormente, o Encceja é destinado aos brasileiros que não completaram o ciclo básico da educação em escolas regulares. Contudo, o grupo de pessoas que podem realizar o exame é dividido em quatro categorias principais. 

Sendo assim, a prova conta com quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos. Dessa forma, entre essas categorias estão: 

  • Encceja Nacional para residentes no Brasil; 
  • Encceja Nacional PPL – organizado para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativa; 
  • Encceja Exterior – organizado para brasileiros que moram em outros país; 
  • Encceja Exterior PPL – organizado para brasileiros residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Dessa forma, as provas no exterior são aplicadas por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Além disso, é requisito obrigatório ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame para quem busca a certificação do ensino fundamental. Já no caso do certificado do Ensino Médio é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos.

Como funciona a prova do Encceja?

A prova do Encceja é aplicada em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. Contudo, as datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. 

De acordo com as informações do Governo Federal, a avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Além disso, os conteúdos do exame são divididos de acordo com o nível do certificado escolar que o participante deseja obter.

Sendo assim, confira abaixo as áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares que o Encceja avalia.

Ensino fundamental: 

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Para se inscrever na prova é gratuito? 

Você quer realizar o Encceja para obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio, mas está preocupado com a taxa de inscrição na prova? Pode ficar tranquilo! Ao contrário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a inscrição no Encceja é totalmente gratuita. 

Sendo assim, para poder participar do exame só é preciso contar com o Cadastro de Pessoas Física (CPF) no momento de se inscrever na prova. 

Afinal, qual a melhor maneira para estudar para o Encceja? 

Como dito anteriormente, as avaliações do Encceja são compostas por 30 questões objetivas em cada turno e uma redação. Dessa forma, a diferença entre os exames voltados para Ensino Fundamental e Médio são conteúdos abordados. Além disso, o que os participantes precisam estudar também é diferente. 

Contudo, não precisa ficar nervoso pensando como vai fazer para estudar sozinho para avaliação. Sendo assim, o Inep disponibiliza o Livro do Estudante para os participantes conhecerem os principais conteúdos cobrados pelo Encceja. 

Dessa forma, é possível se preparar para a prova por meio das apostilas disponibilizadas pelo órgão do Governo Federal. Assim, estão disponíveis livros para os participantes que querem o certificado para o Ensino Fundamental e o Médio.  

Além disso, os conteúdos preparados pelo Inep são divididos por disciplinas. Sendo assim, o participante encontra explicações sobre todas as principais matérias do ciclo básico de educação.

As apostilas ainda estão divididas entre os conteúdos principais de cada matéria cobrada na prova. Como, por exemplo, nas apostilas de Matemática é possível encontrar conteúdos voltados para Geometria e Estatística. 

Por isso, é importante ressaltar que as apostilas para estudos são disponibilizadas gratuitamente pelo Inep. Dessa forma, o estudante pode baixar os conteúdos por meio do site do Ministério da Educação (MEC). Além disso, também é possível conferir as edições anteriores do Encceja e os gabaritos na plataforma. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.