InícioGraduaçãoGestão Comercial8 áreas de atuação em Gestão Comercial

8 áreas de atuação em Gestão Comercial

Com o mercado em constante crescimento, a área de Gestão Comercial se tornou indispensável para grande parte das empresas. Acima de tudo, isso se dá pelo vasto conhecimento adquirido durante a graduação, e possibilidades de atuação no ramo.

Ou seja, cada vez mais o gestor comercial possui a possibilidade de escolher onde e como atuar. Agora, iremos entender a apresentar 8 áreas de atuação em Gestão Comercial para que você possa entender a grandiosidade desse curso e todas os segmentos praticáveis.

O crescimento da Gestão Comercial

Primeiramente, é importante entender o valor que um gestor comercial agrega a empresa que atua. Processos sem planejamentos, organização e visão estratégica dificilmente alcançam um bom resultado.

Nesse sentido, ter um profissional qualificado na grade de funcionários se torna indispensável para um bom rendimento e resultados satisfatórios. Felizmente, a maioria das empresas entendem isso.

Nos últimos anos, a procura por profissionais qualificados na área de Gestão Comercial cresceu de forma a contribuir com o sucesso dos negócios.

A previsão é que isso se torne ainda mais comum e necessário daqui pra frente. Ou seja, cada vez mais, o gestor comercial deixa de se tornar um diferencial no mercado e passa a ser parte obrigatória dos projetos.

Como resultado, atuar na área será cada vez mais fácil e rápido para recém formados e especialistas consolidados.

O que faz um gestor comercial?

Primordialmente, é preciso entender qual a função de um profissional de Gestão Comercial e qual sua importância para a efetividade dos negócios.

O especialista em Gestão Comercial pode trabalhar com diversas áreas relacionadas a vendas, produtos e serviços. Em geral, a atuação do profissional de Gestão Comercial está ligada a comercialização. Ou seja, todos os estágios que envolve o projeto.

Desde a pesquisa de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e tendências do setor até o esquema posto em prática.

Portanto, a presença de um gestor comercial é imprescindível para qualquer plano de sucesso.

Características esperadas de um bom gestor comercial

Ao passo que as funções atribuídas ao qualificado de Gestão Comercial estão presentes em diversas etapas do mesmo projeto, existem algumas características profissionais que garantem o destaque do profissional em questão.

Bem como o conhecimento teórico das funções e adaptabilidade profissional se tornam indispensáveis para garantir o futuro promissor e repleto de oportunidades na carreira.

Conforme as ofertas e possibilidades de trabalho aumentam, também aumentam as exigências para um bom especialista.

Confira algumas das principais características que formam um bom gestor comercial e garanta visibilidade e vantagem:

  • Habilidade para liderar
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Visão estratégica
  • Capacidade para trabalhar com metas e prazos
  • Desenvoltura informacional

Em suma, um bom gestor comercial sabe se comunicar com diversos setores e pessoas diferentes. Além disso, está sempre atento às mudanças no mercado e como se adequar a elas.

Quer saber se você possui o perfil indicado para a profissão? Confira detalhadamente tudo que é esperado de um bom profissional da área de Gestão Comercial.

8 áreas de atuação em Gestão Comercial

Agora, iremos apresentar e detalhar áreas promissoras na Gestão Comercial.

Sabemos que o principal foco do curso e profissão em si são as vendas. Entretanto, as possibilidades de atuação se dispersam em vários segmentos dentro do ramo.

Ou seja, são um leque de oportunidades que se abre para o profissional de Gestão Comercial, quando esse está inserido no mercado.

Dentre as principais funções do especialista, estão:

  1. Prospecção de novos clientes

O profissional capacitado terá como objetivo mapear o comportamento do consumidor, tendências do mercado de atuação e formas de consumo, afim de prospectar novos clientes para empresa. Ao passo que as tendências e formas de consumo são alteradas ao longo dos anos, os consumidores também mudam de foco. Cabe ao gestor comercial acompanhar essas mudanças e notificar a empresa para obter um melhor resultado nas vendas.

  1. Gestor de contas e carteira de clientes

Assim como a prospecção, a fidelização de clientes é extremamente necessária para o bom andamento da empresa. O gestor comercial pode atuar como responsável pela satisfação do cliente. Conforme realiza pesquisas e levantamentos a respeito das preferencias do consumidor, o profissional fica apto para garantir a melhor experiencia do usuário.

  1. Gestor de parcerias

Constantemente, temos acesso a vendas de produtos ou serviços, que levam em consideração as especialidades de mais de uma empresa. O responsável pelas parcerias terá de atuar de forma a reconhecer possíveis aliados aos negócios. Isso levando em conta o publico em comum e área de atuação.

  1. Desenvolvimento de estratégias de vendas

Para uma empresa focada em vendas, o processo para garantir a efetivação pode ser um tanto quanto problemático quando não direcionado da forma correta. Nesse sentido, o olhar especializado e atento do gestor comercial será indispensável. O profissional capacitado possui todas as habilidades necessárias para garantir uma boa trilha de vendas e sucesso em todos os negócios.

  1. Gestor de inteligência comercial

Responsável por garantir novas oportunidades para a empresa, o gestor de inteligência comercial deve colocar em prática diariamente os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Em outras palavras, esse profissional tem como objetivo a otimização nos processos da empresa, afim de garantir resultados satisfatórios.

  1. Representação comercial

Frequentemente, uma empresa que utiliza as praticas de Gestão Comercial faz negócios com parceiros ou fornecedores distantes. Cabe ao representante comercial avaliar as possibilidades, entender onde vale a pena dedicar tempo e trabalho e, por fim, representar a companhia durante todo o processo.

  1. Supervisão de vendas

Seja qual for o segmento da empresa, se o seu foco principal for vendas, o time dedicado a isso terá de ser supervisionado. O capacitado em Gestão Comercial possui habilidade para treinar e fiscalizar todo o processo de vendas, garantindo, assim, os melhores frutos.

  1. Consultoria Comercial

À primeira vista, pode parecer que a atuação do gestor comercial se dá exclusivamente dentro das empresas, como funcionário. Todavia, é possível atuar de forma autônoma, prestando serviços e oferecendo análises e resultados satisfatórios à diversas empresas ao mesmo tempo. O consultor comercial age dessa forma, ou seja, utiliza suas habilidades afim de auxiliar questões pontuais.

Gestão Comercial no mercado de trabalho

Em conclusão, fica claro que o gestor comercial é parte extremamente relevante para o mercado de vendas.

Uma profissão que só tem a crescer e abrir novas oportunidades há quem se aventurar pela área.

Faça sua capacitação e se torne um profissional de sucesso o quanto antes, e ganhe vantagem no mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.