InícioGraduaçãoGestão ComercialQual o perfil do estudante de Gestão Comercial?

Qual o perfil do estudante de Gestão Comercial?

A indecisão na hora de escolher uma carreira é normal. Por outro lado, entender as principais características do profissional que você deseja se tornar deixa tudo mais claro e fácil.

Em primeiro lugar, é necessário estar atento ao mercado no qual você será inserido após a formação, quais as características esperadas do profissional e como aprimorá-las.

Agora, iremos entender qual o perfil do estudante de Gestão Comercial. Está interessado no curso? Quer seguir carreira na área, mas não sabe se faz o perfil profissional? Tire todas as suas dúvidas a seguir.

O curso de Gestão Comercial

Em primeiro lugar, vamos entender como funciona a graduação de Gestão Comercial. O curso de Gestão Comercial é ofertado no formato tecnológico. Ou seja, seu modo é mais curto e dinâmico (em média, 6 semestres). Assim, prepara o estudante para uma inserção rápida no mercado de trabalho.

O graduado tecnólogo acaba por ter contato prático com a profissão durante o curso, bem como exemplos reais do dia a dia da profissão. Dessa forma, ao sair da graduação, o profissional tecnólogo já está pronto para colocação no mercado profissional, o que acaba acontecendo rapidamente.

Por se tratar de um conteúdo mais prático, muitos estudantes acabam optando pelo formato EAD de Gestão Comercial. Entretanto, o curso é ofertado em todas as modalidades: presencial, semipresencial e a distância.

Conheça algumas opções de faculdades que oferecem o curso de Gestão Comercial!

A grade curricular de Gestão Comercial

O curso tem como foco principal a área de vendas. Contudo, isso não significa que é a única atuação possível para o profissional. Durante a graduação, o estudante terá contato com matérias variadas e de diversos segmentos.

A grade proporciona ao estudante conhecimentos variados e um leque de oportunidades após a conclusão do curso. Algumas das matérias abordadas no curso de Gestão Comercial são:

  • Administração de Vendas e Relacionamento
  • Marketing
  • Direito Empresarial
  • Processos Gerenciais
  • Comportamento Organizacional
  • Gestão de Serviços e Varejo

Nesse sentido, podemos ter a certeza que o profissional de Gestão Comercial estará preparado para atuação em diversos segmentos da carreira após a conclusão do curso.

Essas são só algumas, das muitas matérias abordadas durante a graduação, de forma prática e sucinta.

Saiba como analisar a grade curricular de um curso e definir qual o melhor caminho a se trilhar.

Áreas de atuação em Gestão Comercial

À primeira vista, fica claro que, com uma grade curricular rica em conhecimentos variados, as áreas de atuação de um Gestor Comercial vão além de vendas.

Mesmo o foco principal de atuação sendo esse, ainda assim existem muitas outras possibilidades para adentrar e formar uma carreira de sucesso.

Confira algumas das possibilidades de atuação na área de Gestão Comercial:

  • Gestão de relacionamento com o cliente
  • Planejamento de investimentos
  • Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing
  • Consultoria de negócios
  • Gestão financeira e tributária

As possibilidades são muitas, por se tratar de um curso com uma extensa lista de matérias abordadas. Em outras palavras, o gestor comercial é útil e se faz presente em muitos segmentos de uma mesma empresa.

Quem deve cursar Gestão Comercial?

O curso é destinado a todos que possuem interesse e vontade de atuação em áreas voltadas ao processo de vendas.

Posteriormente, pelas diversas opções de atuação, Gestão Comercial pode ser interessante a quem ainda não decidiu exatamente onde quer atuar, mas possui afinidade com algumas as áreas ofertadas ao gestor comercial.

Isso porque, ao passo que a graduação vai se desenvolvendo, o estudante pode descobrir novos horizontes e possibilidades de atuação. Aproveite a caminhada!

Para quem é indicado o curso de Gestão Comercial?

Como dito anteriormente, o curso de Gestão Comercial tem como foco a área de vendas. É indicado, principalmente, a quem já possui afinidade (seja pratica ou não) com o ramo.

Entusiastas e admiradores de vendas também estão inclusos nas indicações. O curso pode abrir ainda mais o horizonte de possibilidades para quem deseja atuar nesse segmento tão vasto e cheio de possibilidades!

Qual o perfil do estudante e profissional de Gestão Comercial?

Finalmente, vamos entender se você possui as principais características esperadas de um Gestor Comercial.

Como já abordado neste artigo, são diversas as áreas de estudo, bem como, as de atuação. Logo, não se assuste caso você não “preencha” todos os requisitos esperados de um Gestor Comercial. As habilidades também são aprofundadas durante o curso!

Confira algumas das principais características presentes em grande parte dos profissionais de Gestão Comercial, tal qual nos estudantes e futuros estudantes do curso:

  1. Capacidade de Liderança

O Gestor Comercial, muitas vezes é o responsável por gerir e organizar o time de vendas. Nesse sentido, ser um bom líder, saber como se portar e lidar com diferentes personalidades e processos no trabalho, se torna indispensável em um bom profissional de Gestão Comercial.

  1. Ser organizado

Definitivamente, alguns dos processos de Gestão Comercial podem ser complexos e demorados. Saber se organizar e organizar a equipe atuante no projeto, é indispensável para um especialista na área.

  1. Capacidade de Planejamento

A princípio, todo o processo de gestão envolve um planejamento prévio. Andando lado a lado com a organização, a capacidade de planejamento é fundamental para um Gestor Comercial.

  1. Ser resiliente

Mesmo com todo planejamento e organização necessária durante os projetos, imprevistos acontecem. Seja como for, o estudante e futuro Gestor Comercial, deve ter em mente que conseguir se adaptar às adversidades que podem surgir e continuar produzindo é o que importa.

  1. Bom relacionamento interpessoal

Por lidar com diversas pessoas, em ambientes distintos, é importante desde a graduação que o relacionamento interpessoal seja aprimorado. Dessa forma, o contato com outras pessoas e respeito mutuo, faz com que o processo de graduação e os projetos no trabalham fluam de maneira natural.

Entenda com detalhes a importância do relacionamento interpessoal para a carreira.

  1. Proatividade

Um bom estudante de Gestão Comercial, assim como um profissional já formado, deve ter iniciativa para tomar decisões e estar a frente de grandes projetos. Ser disposto a aprender e melhorar o processo que se está inserido, é imprescindível para atuar na área.

Gestão Comercial e o futuro

Em constante crescimento, a área de Gestão Comercial é uma das principais apostas em empresas que desejam sucesso de vendas e crescimento. Como resultado, as áreas para atuação do profissional só tendem a crescer nos próximos anos.

Comece sua graduação em Gestão Comercial agora e colha os frutos de uma profissão promissora em pouco tempo!

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