InícioDicasComo pagar a faculdade em dia: confira 7 dicas

Como pagar a faculdade em dia: confira 7 dicas

Iniciar um curso superior é um sonho para muitas pessoas. Depois dessa conquista, é necessário que o estudante tenha um planejamento financeiro e organização para pagar a faculdade. Nesse período, geralmente de 2 a 4 anos, o pagamento é feito por mês.

Portanto, é um dinheiro que deve já ser separado assim que você recebe o seu salário. Além disso, podem haver outras contas para pagar e mais gastos. O que só reforça a necessidade de colocar todas as despesas em planilhas ou anotá-las em um caderno específico para isso.Também podem acontecer imprevistos, como perder o emprego ou a renda da família diminuir.

Mas, separamos algumas dicas de como você pode passar por essa fase e continuar a pagar a faculdade. Confira!

1. Faça uma reserva financeira

Muita gente acha que não consegue guardar dinheiro todo o mês, pois pensa que precisa reservar um valor alto. No entanto, qualquer quantia é válida. E, esse dinheiro deve ficar em uma conta separada, como a poupança, ou você pode aplicar em investimentos de baixo risco para obter maiores rendimentos.

Dessa forma, quando surgir algum imprevisto no mês, como a perda do emprego, haverá uma reserva. Assim, você terá tempo de procurar um trabalho e se reorganizar.

Outro ponto: essa é uma reserva financeira para imprevistos e necessidades, como pagar a mensalidade da faculdade. Então, nada de gastar com viagens, roupas etc. Isso é muito importante para a realização do seu sonho. Caso queira viajar nas férias, guarde outra quantia de dinheiro além dessa reserva financeira.

2. Tenha um controle financeiro

Essa é a parte principal do seu planejamento. Fazer uma planilha com todos os seus gastos. Tudo mesmo, desde o cafézinho que você toma na padaria. Anote as despesas incluindo a mensalidade da faculdade, que é paga todo mês.

Também inclua o que você gasta no cartão de crédito. A planilha de controle financeiro é feita para você verificar com o que anda gastando, se está comprando coisas supérfluas, gastos desnecessários e o que pode ser eliminado para economizar mais.

Depois, faça uma comparação com o quanto você ganha e o quanto gasta. Ter essa visão é essencial, até mesmo para saber o valor que deve ser colocado na reserva financeira. Aliás, seja fiel a essa quantia a ser guardada. Assim, você saberá o valor total que terá daqui um ano.

3.  Aproveite as bolsas e financiamentos acadêmicos

Atualmente, muitas universidades contam com bolsas próprias, como a Anhanguera, Pitágoras e Unopar. Essas universidades possuem bolsa incentivo para quem está iniciando a faculdade. Além de desconto na mensalidade para quem paga a faculdade em dia. Também bolsa primeiro semestre com valor de 20% nas mensalidades desse período.

São essas bolsas de estudos que podem te ajudar a não atrasar o pagamento. Então, no primeiro sinal de dificuldade, se informe sobre os financiamentos que sua universidade possui e como obtê-los.

4.  FIES

Outra maneira de conseguir pagar a faculdade é pelo Financiamento Estudantil (FIES). Esse programa é do Ministério da Educação (MEC) e custeia o pagamento das mensalidades para o estudante. Após o término da graduação, o beneficiado deve devolver o valor financiado em parcelas mensais.

As inscrições para o FIES abrem todo começo de semestre. Portanto, se você começou a faculdade sem se inscrever no programa, pode participar também no meio da faculdade. Todos os cursos de graduação presenciais com conceito maior ou igual a três participam do programa.

E, a partir de 2018, há 3 tipos de modalidades que se diferenciam conforme o valor dos juros.

  • Modalidade I: estudantes de todo o Brasil com renda per capita familiar de até 3 salários mínimos. São 100 mil vagas, sem cobrança da taxa de juros.
  • Modalidade II: estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos. São 150 mil vagas com taxa de juros variável, conforme a instituição financeira responsável pelo financiamento.
  • Modalidade III: todos os estudantes do país com renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos. São 60 mil vagas, também com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

5.  Estágio acadêmico e bolsas de monitoria

Mais uma dica de como pagar a mensalidade da faculdade em dia é procurar por estágios e bolsas de monitoria dentro da sua própria universidade. Alguns estudantes não sabem, mas a faculdade contrata alunos para dar monitoria a quem está começando a faculdade. Geralmente, tem um processo seletivo e o aluno precisa ter uma boa nota na disciplina da monitoria.

Ainda, oferecem estágios em seus departamentos como o administrativo, marketing, comunicação, financeiro etc. Caso a universidade possua laboratórios ou centros de pesquisa, há a possibilidade desses lugares precisarem de estagiários. Então, sempre fique de olho nos comunicados internos da faculdade.

6.  Bolsa de Iniciação Cientifica – PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um apoio para quem deseja fazer uma pesquisa científica na graduação. Contudo, o estudante precisa ser orientado por um pesquisador da própria universidade, geralmente um professor que tenha doutorado e que exerça pesquisa.

Cabe salientar que essa bolsa não é por todo tempo da graduação, ela tem validade de 12 meses. Logo, precisa ser renovada. No entanto, a pesquisa científica precisa evoluir e mostrar um novo desenvolvimento. É uma maneira de ter uma renda extra para pagar a faculdade durante um tempo.

Além disso, é uma experiência para você saber se tem vontade de seguir uma carreira acadêmica. Alunos de instituições públicas e privadas podem aderir ao PIBIC, lembrando que essas universidades precisam desenvolver projetos de pesquisa para participar do programa.

7.  Aulas particulares

Como já falamos aqui da bolsa de monitoria, outra ideia é a aula particular. Mas, você precisa ser bom na disciplina, ok? Tanto para matérias da faculdade ou do Ensino Fundamental e Médio. Alguns lugares especializados em reforço escolar contratam estudantes de Ensino Superior para dar aula particular.

Por exemplo, você estuda Engenharia Mecânica, portanto, é bom em matemática. Logo, pode dar aulas dessa disciplina. Só fique atento porque é preciso se dar bem com crianças e adolescentes. E, na faculdade, você pode dar aula para seus colegas de classe ou de outros anos.

Nesse ponto, vale a pena o boca a boca para divulgar suas aulas particulares, fazer um folder para fixar nos murais e ter um perfil nas redes sociais com esse objetivo profissional. É uma maneira de ajudar a pagar a faculdade em dia e até de ter uma grana extra.

Tenha em mente que às vezes passamos por períodos difíceis e temos vontade de desistir, mas este artigo foi feito justamente para estimular você a continuar seus estudos e encontrar uma maneira de pagar a mensalidade em dia.

Boa sorte na sua jornada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.