InícioGraduaçãoGestão ComercialGestão Comercial: o curso para vendas!

Gestão Comercial: o curso para vendas!

Até as pequenas empresas devem considerar cuidadosamente como estruturar seus negócios. Pensando nisso, a Gestão Comercial é o curso para vendas… E também para vários outros fatores que vamos explorar neste artigo.

Engana-se quem pensa que só vender produtos amplamente aceitos no mercado pode garantir um grande lucro.

A questão é que apenas vender um monte de coisas pode manter a empresa por um tempo, mas não é o suficiente para mantê-la no mercado e prosperar.

Por isso, é necessário que o empreendedor invista em uma estrutura coerente e dinâmica, com departamentos específicos para a realização de trabalhos de responsabilidade de todos.

Gestão Empresarial

É necessário ter departamentos, como por exemplo:

  • Administração;
  • Finanças;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Relacionamento interpessoal.

Além disso, as responsabilidades de cada pessoa devem ser definidas e seus papéis não devem ser confundidos, o que prejudicará a eficiência da equipe.

Gestão comercial e Gestão de vendas

No fundo, pode-se dizer que a principal diferença está na forma como funcionam a gestão empresarial e a gestão comercial. Quando o primeiro é planejado, o segundo é executado.

Ou seja, a gestão do negócio é estratégica, por isso determina a ação mais adequada a cada momento, pois diferentes aspectos devem ser considerados para o sucesso das vendas.

Por outro lado, a gestão de vendas tem uma função tática, ou seja, implementar as estratégias operacionais do setor empresarial e atingir as metas de vendas planejadas.

Portanto, o gerente de vendas deve coordenar diretamente a equipe de vendas e fornecer todos os recursos necessários exigidos por cada membro.

Função dos gestores

Gestor comercial

Para uma gestão empresarial bem-sucedida, os gerentes do departamento e suas equipes devem ter um bom entendimento do mercado e do público-alvo em que atuam e determinar questões como:

  • Ponto de venda;
  • Estratégia de vendas;
  • Demanda;
  • Outras atividades.

Entre eles, esses parâmetros devem ser sempre reavaliados para entender quando as alterações devem ser feitas.

Os executivos de negócios também podem trabalhar com equipes de marketing para colaborar em campanhas publicitárias para ao mesmo tempo conseguir:

  • Impulsionar vendas;
  • Fornecer de informações.

Com esses dados, os gestores podem definir com mais segurança o preço do produto a ser implementado.

Ele também pode definir um plano de comunicação para orientar o trabalho da equipe de vendas de campo.

Os gerentes de negócios também precisam melhorar a eficiência e a lucratividade das vendas e reduzir despesas. Isso significa que seu comportamento deve ser consistente com a gestão empresarial.

Gestor de vendas

Para saber mais sobre a diferença entre as duas áreas de gestão, no que diz respeito ao gerente de vendas, pode-se dizer que ele deve zelar pela excelência do processo de negócio.

Isso pode ser feito vendendo, entregando e registrando tudo adequadamente.

Também é importante saber que, quando há confusão entre vendas e gerenciamento de negócios, os gerentes geralmente recebem funções que na verdade não pertencem a eles.

Isso pode causar mal-entendidos entre departamentos e até prejudicar sua empresa. Um exemplo de funções delegadas incorretamente tem a ver com estoque.

Em uma empresa bem estruturada, os dois gerentes podem participar do gerenciamento de estoque.

Todas essas informações são essenciais para entender o porque Gestão Comercial é o curso para vendas.

O curso de gestão comercial

O curso de gestão comercial dura 4 semestres e permitirá que você atue nas áreas de negócios e serviços, como por exemplo:

  • Varejo e atacado;
  • Planejamento econômico;
  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento tributário;
  • Estabelecer e manter o relacionamento com os clientes.

Para isso, você aprenderá:

  • A manter e controlar os padrões de qualidade;
  • Lidar com o fluxo de informações gerenciais e de negócios;
  • Integrar os processos da sua organização.
  • Técnicas e ferramentas básicas de gestão de negócios;
  • Analisar e pesquisar operações de negócios;
  • Gerir;
  • Prestar consultoria;
  • Recursos humanos;
  • Planejamento de negócios;
  • Promoção e vendas.

O conhecimento adquirido na universidade permitirá que você conduza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária, prepare análises de negócios, planeje pesquisas de mercado, gerencie sistemas de informações de negócios e se concentre na qualidade, produtividade e lucratividade.

Perfil do profissional

tecnólogo em gestão comercial pode ocupar cargos de gerente, diretor, gestor ou agente comercial em empresas de diversos segmentos – bens e consumo, planejamento e desenvolvimento de projetos, produtos e serviços ou, ainda, consultoria comercial. Veja algumas opções:

  • Gestão e supervisão de vendas nos setores comercial, de serviços, varejo e atacado;
  • Planejamento econômico-financeiro-tributário para empresas;
  • Gestão de equipes comerciais e de vendas;
  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Assessoria comercial para micro e pequenas empresas.

Grade curricular

A grade curricular possui componentes diversos para a formação técnica e teórica do curso, por exemplo a Anhanguera segue a seguinte grade.

  • Composto Mercadológico;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégia Econômica E Empresarial;
  • Formação De Preços E Custos;
  • Gerência De Vendas;
  • Gestão De Pessoas;
  • Gestão De Projetos;
  • Gestão De Serviços E Varejo;
  • Legislação Social E Trabalhista;
  • Logística E Gestão Da Qualidade;
  • Matemática Financeira;
  • Metodologia Científica;
  • Modelos De Gestão;
  • Negociação E Gestão De Conflitos;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento E Inteligência De Marketing;
  • Planejamento Estratégico;
  • Responsabilidade Social E Ambiental;
  • Sistemas De Informação Gerencial.

Mercado de Trabalho

Com certeza agora você sabe um pouco mais sobre o profissional de gestão comercial e sua relação com vendas. Sendo assim, vamos agora falar da parte mais interessante que são os ganhos e oportunidades.

O salário vai variar muito de acordo com vários aspectos, como por exemplo:

  • Se a empresa é grande, média ou pequena;
  • A localização, já que empresas que estão em grandes centros urbanos oferecem melhores remunerações;
  • Os salários também variam para o mesmo cargo, isso porque diferentes segmentos possuem diferentes ganhos.

Porém, qual seria de fato o salários do gestor comercial? Para responder isso precisamos entender a base salarial que está girando em torno de R$ 3.100,00.

É uma base relativamente alta tendo em vista um cargo de gestão. Além disso, a média salarial é de R$ 5.863,00 em uma empresa de grande porte.

Mas, apesar desses números, ainda é possível que o profissional alcance vagas de gerente com seu tempo de experiência e projetos, neste caso o salario alcança valores de R$ 10.223,00.

E não é só isso! Uma vez que o profissional tenha bons requisitos técnicos no currículo, pode também exercer cargos de diretor, e aí o salário pode chegar a R$ 18.600,00.

Toda empresa precisa de um setor de vendas para seguir seus negócios, ou seja, esse profissional tem alta empregabilidade. Dessa forma, um profissional que saiba negociar e comprar é essencial.

Gostou de saber mais sobre como Gestão Comercial é o curso para vendas!? Dessa forma confira também nosso artigo sobre 5 áreas para quem quer trabalhar com gestão da inovação.

Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.