InícioGraduaçãoO que a Ciência Política estuda na prática?

O que a Ciência Política estuda na prática?

A Ciência Política tem como objetivo interpretar a comunidade. Mas, é importante conseguir entender esse conceito de uma forma mais ampla. Por isso, o objetivo deste texto é apresentar esse campo e como ele funciona.

Entenda mais sobre a carreira, o curso e o mercado de trabalho. Assim, caso deseje seguir essa graduação já saberá o que lhe espera após formado.

O que é a Ciência Política?

Ter conhecimento político é importante para toda pessoa. Por essa razão, esse assunto está sempre presente nos mais diversos tipos de mídias. Já que assim, todos podem ter acesso à informação.

A maior motivação para buscar esse tipo de informação é a necessidade de saber o que esperar da sociedade. Porque, é com base na situação política que entendemos as organizações sociais. Também, a cultura e a economia dependem da mesma.

Essa área de estudos analisa os diversos aspectos de uma comunidade política. Para isso, é comum que se dedique a entender o processo de formação da comunidade. Além disso, as instituições, práticas e relações são focos da mesma.

História

Acredita-se que se iniciou na Grécia Antiga, com os filósofos e pensadores. Visto que, os mesmos refletiam sobre fatos relacionados ao governo. Com isso, influenciando a cultura ocidental.

Platão e Aristóteles foram os primeiros filósofos sobre o assunto. Assim, compreendiam a política como referência ao estudo da pólis e suas estruturas. Também, para o segundo, ela era a ciência mais importante do seu tempo.

Apenas no Renascimento, porém, que as duas tiveram contornos mais próximos. Com isso, Maquiavel foi considerado o pai da área, graças às suas buscas e estudos. Em especial a sua obra, O Príncipe.

Como é o curso de Ciência Política?

O aluno desse curso aprende a estudar os Estados, governos e instituições que detenham poder. Assim, englobando a teoria e prática de políticas, análise de sistemas e comportamentos.

É possível afirmar a sua relação com a história, economia e antropologia. Mas, também, ocorre com áreas como a sociologia, psicologia e direito. Logo, trata-se de uma profissão com um bom conhecimento social, econômico e cultural.

A formação de estados nacionais e independência das colônias no Renascimento fizeram com que essa ciência se fizesse necessária. Porque, apenas assim seria possível entender os fenômenos políticos mundiais.

O profissional desse ramo envolve a pesquisa acadêmica. Assim, promovendo um diálogo do passado com o presente. Mas, em simultâneo, o mesmo pode atuar como assessor parlamentar ou de políticos.

Áreas

Existem algumas especializações para quem deseja seguir no ramo. Por isso, veja algumas delas para que haja uma noção maior:

  • Teoria Política;
  • Comportamento Legislativo;
  • Estrutura e Transformação do Estado;
  • Políticas Públicas ou Internacionais.

Esses podem ser considerados os destaques entre os demais. Já que, costumam chamar a atenção de quem gosta de se envolver com a área.

Os quatro pilares dessa ciência

Existem quatro pilares profundos para que a Ciência Política se fortaleça. Porque, é graças a eles que a mesma existiu e ganhar os mais distintos focos de estudos. Logo, é importante conhecê-los e entender os seus papéis.

Primeiro pilar: cidades

O primeiro pilar é o que tem relação direta com a comunidade política. Visto que, com o surgimento de cidades, se fez preciso estudar a construção histórica e social para entender determinada comunidade.

Segundo o historiador francês F. de Coulanges, a religião teve grande influência para que essa mudança ocorresse. Portanto, a análise da mesma também acaba ocorrendo graças a este pilar.

Segundo pilar: cidadania

O segundo fator importante é a busca por entender quem seria o cidadão e como ele se faz importante na comunidade. O que, no que lhe concerne, se mostra presente desde a Grécia antiga. Na qual, via-se homens atenienses tendo o direito ao voto.

Para Maquiavel, o povo deve preservar a comunidade. Porque, o Estado tenderia, naturalmente, à ruína sem o mesmo. Portanto, a presença constante dele é essencial.

Terceiro pilar: direitos

A cidadania está muito ligada aos direitos civis e políticos. Por esse motivo, o terceiro pilar está ligado a isso. Afinal, é preciso garantir que os mesmos tenham algo além do básico para se assegurar.

Quarto pilar: estado

O mais reconhecido, é a base para entender a mesma de forma mais profunda. Já que, é ele que garante que a comunidade funcione corretamente.

Área de trabalho na Ciência Política

O cientista político analisa fatos históricos e atuais. Além disso, apresenta subsídios para a tomada de decisões, definições de projetos e políticas públicas. Logo, é possível trabalhar em empresas do setor privado ou órgãos públicos.

As faculdades, também, formam uma opção para aqueles que gostam de ensinar. por a sociologia ser uma matéria obrigatória para alunos do ensino médio.

O aluno de Ciência Política aprende a se dedicar às teorias e práticas da área. Também, a outros pontos, como, por exemplo, o desenvolvimento dos sistemas e as estruturas dos mesmos.

Atuação

Existem diversas opções para quem se forma na área. Portanto, é interessante ter um conhecimento sobre algumas delas. Para que, assim, a escolha seja feita com consciência e não haja nenhum arrependimento sobre o assunto.

A primeira opção é na antropologia, estudando as culturas do ser humano. Mas, também há a própria CP, que analisa o comportamento político. Ou então, no ensino, ministrando aulas sobre o assunto.

O jornalismo, por sua vez, também é uma opção, já que é possível apurar e realizar análises sobre temas de relevância social. Enquanto a sociologia se faz como outra opção de grande influência.

Geralmente, é possível encontrar um cientista em quatro tipos de trabalhos. Veja a seguir:

  • Pesquisas acadêmicas;
  • Cargos de assessoria e gestão em órgãos públicos;
  • Atuação em ONGs;
  • Assessoria a políticos.

A importância da Ciência Política

Quando analisamos todos os feitos por cientistas políticos, entendemos o quanto essa presença ajuda a sociedade. Porque, a sua atuação permite que haja mais entendimento sobre as pessoas.

Ao estudar uma comunidade, é possível observar tudo o que a compõe ajuda a sua funcionalidade. Logo, o trabalho dos mesmos faz com que haja uma compreensão maior sobre como vivemos.

Caso essa seja sua área de interesse, já sabe o que deve fazer. Portanto, escolha uma boa faculdade e dedique-se aos estudos. Assim, garante uma vaga dos sonhos para atuação.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.