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Todo mundo que faz administração deve ser empresário?

É comum pensar que após cursar Administração, a única opção seja ser um empresário. Porém, esse é um mito, afinal existem muitas outras possibilidades de carreira para os que estudam nessa área.

Assim, você descobrirá quais são os caminhos possíveis para um administrador e detalhes sobre o curso. Acompanhe a leitura!

O que um empresário faz?

A principal atividade de um empresário é relacionada à economia, seja nos setores industriais, nos serviços ou nos comércios. Dessa forma, esse profissional garante a movimentação do mercado e geração de lucros.

Assim, o empreendedor é aquele que possui seu próprio negócio ou empresa. Com isso, ele é responsável pela tomada de decisões em prol do crescimento de sua cooperativa e, ainda, garante o seu funcionamento.

Portanto, é essencial que esse profissional entenda de administração para comandar e liderar uma equipe. No entanto, essa não é a única carreira destinada aos formados na área. Logo abaixo, veja algumas opções alternativas.

Outras profissões além de ser empresário

Existem muitas opções de profissão além da carreira de empresário, então, confira a lista abaixo das áreas que serão tratadas neste artigo.

  • Gestão financeira;
  • Auditoria;
  • Consultoria;
  • Logística;
  • Recursos humanos;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de marketing;
  • Controle de produção.

Assim, vendo a lista acima, já é possível notar que ser empresário não é o único caminho para aqueles que se formam em Administração. Em seguida, confira os detalhes de cada carreira, acompanhe.

Empresário ou gestão financeira

Toda empresa precisa de uma área reserva para realizar a gestão financeira da companhia. Desse modo, esse setor consiste numa combinação de processos, atitudes e métodos que dão a chance de uma cooperativa controlar, organizar e fazer planejamentos financeiros.

Nesse sentido, a gestão financeira dá os recursos para que os formados em Administração possam analisar o cenário econômico, estipular metas e fazer de tudo para a empresa ter bons resultados e tornar os investimentos válidos.

Assim, o administrador deve ter controle sobre como o dinheiro é custeado, lucrado e como as despesas são usadas. Dessa forma, o profissional cria um orçamento com base em todas áreas da empresa e faz o pagamento de todos os contribuintes.

Além disso, é responsabilidade do gestor financeiro lidar com as burocracias relativas a esses processos econômicos. Por fim, a atividade principal do administrador é evitar que sua companhia gaste muito e privilegiar os lucros empresariais.

Auditoria

Nesta área, o objetivo final é garantir a organização dos processos de produção de uma companhia. Para isso, é necessário a avaliação e análise dos procedimentos da empresa. A orientação é verificar se as atividades previstas são realizadas da maneira combinada.

Assim, o auditor faz uma inspeção de todos os setores de modo a saber se tudo corre conforme as regras. Dessa forma, sua função é orientar os profissionais a seguirem os protocolos estabelecidos, para chegar ao resultado planejado pela empresa.

Consultoria

Essa é mais uma carreira que contraria a ideia de que todo mundo que faz Administração deve ser empresário. Nesse sentido, a consultoria é uma área que tem por objetivo, atingir a expansão dos conhecimentos de uma empresa sobre seus clientes e ter bons resultados.

Desse modo, o consultor é requisitado por companhias que estão no início de suas jornadas no mercado. Assim, as organizações ficam sabendo das tendências e podem melhorar seus processos, aplicar melhor seus recursos e conhecer seu público.

Logística

O curso de Administração conta com a disciplina de Logística para que os estudantes entendam qual é o produto correto, como fazer o seu trânsito e entregá-lo a tempo. Dessa forma, essa é uma das áreas em que o profissional pode atuar.

Além disso, a função do administrador é analisar o fluxo de produção da empresa, com o objetivo de melhorá-lo e manter um custo-benefício razoável. Outra atividade é assegurar que todos os processos ocorram com segurança e respeitem as regras empresariais.

Recursos humanos

Do mesmo modo que alguém formado em Administração pode ser um empresário, há a possibilidade de atuar na área de recursos humanos. Nesse setor, o administrador realiza os seguintes processos:

  • Recrutamento;
  • Treinamento;
  • Pagamento de salários;
  • Inclusão de benefícios;
  • Criação de plano de carreira.

Por outro lado, os recursos humanos também cuidam das estratégias que incentivam a produtividade dos empregados e tragam benefícios à empresa.

Planejamento estratégico

Além de ser um empresário, o administrador também pode seguir a carreira de planejamento estratégico, essencial para todas as companhias. A princípio, essa função é baseada em criar metas e visar o seu alcance.

Assim, para chegar ao objetivo, o profissional deve manter suas expectativas baseadas na realidade da empresa, ou seja, não é indicado estipular finalidades que vão além das condições possíveis.

Após traçar metas, é importante que o planejador verifique os resultados dos esforços de toda a equipe. Dessa forma, o próximo passo é decidir: continuar com a estratégia ou reformular o plano.

Empresário ou gestor de marketing

De maneira geral, o empresário possui uma relação com o marketing, pois precisa conhecer a linguagem que coloca seus produtos nos interesses dos clientes. Assim, quem se formou em Administração pode trabalhar com esse setor.

Nesse sentido, a atividade principal do profissional é conectar o público alvo à empresa. Por isso, o gestor de marketing se esforça na criação de estratégias para colocar o nome da marca em evidência, em busca de novos consumidores.

Controle de produção e o empresário

O controle de produção é beneficial ao empresário e ao mercado, afinal, permite um estudo de qualidade a respeito dos produtos e serviços de uma companhia. Assim, essa é uma das áreas que mais cresce e precisa dos profissionais formados em Administração.

Desse modo, o trabalho de um controlador de produção é acompanhar os processos de uma empresa, incluindo a fabricação, de modo a obter resultados que beneficiem as empresas.

O empresário e a Administração

Comandar uma empresa é a função essencial de um empresário. Dessa forma, a Administração é o conhecimento chave para construir o sucesso de uma cooperativa. Assim, veja abaixo a relação entre a profissão e a área.

O mercado e o empresário

Primeiro, é importante que o empreendedor esteja acompanhando as tendências do mercado. Afinal, esse é um dos conceitos básicos da Administração.

O empresário e o planejamento

Uma empresa sem planejamento e estratégias está correndo o perigo de fracassar. Assim, outra relação entre a Administração e o mundo empresarial, é traçar metas e planos que possibilitem o crescimento da companhia.

Dessa forma, é preciso calcular os gastos, despesas e lucros, antes de dar continuidade em uma produção ou serviço.

O capital de giro e o empresário

Toda empresa passa por fases de crises, por isso, é essencial que o empresário adote uma estratégia do mundo da Administração, que consiste em conhecer seu capital de giro. Assim, o profissional mantém o funcionamento de seu negócio em todos os momentos.

Possibilidades para administradores

Agora, você já sabe que existem muitas possibilidades além da carreira empresarial. Portanto, basta se aprofundar na área que mais se relaciona com os seus interesses e investir no seu caminho.

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