Se você busca se inserir no mercado de trabalho, cursar Marketing ou Administração no ensino superior pode ser uma boa opção para a sua carreira.
Além de serem tendências para o desenvolvimento do mercado de trabalho e para gestão de negócios, essas duas áreas apresentam grandes oportunidades de desenvolvimento profissional.
Mas, você sabe diferenciar a função de um profissional de marketing da função de um profissional de administração?
Caso ainda não conheça muito sobre esses dois cursos e pretenda escolher a melhor opção para seguir sua carreira, venha com a gente e fique por dentro das diferenças e semelhanças entre ambas as profissões. Assim, você possui as opções corretas para fazer sua melhor escolha.
O que você verá neste artigo:
Entenda o curso de Administração
O curso de Administração é muito versátil e permite que os profissionais formados se insiram em diversas áreas do mercado de trabalho. O principal foco dessa graduação é estudar a gestão de negócios, a fim de garantir um bom funcionamento de uma empresa, setor ou departamento.
Desse modo, o estudante de Administração sai da faculdade preparado para atuar na área de recursos humanos, materiais e financeiros. Essa visão ampla do funcionamento do negócio é adquirida através de disciplinas como:
- Ciências Sociais;
- Administração Estratégica;
- Economia;
- Ética e Responsabilidade Social;
- Gerenciamento de Projetos;
- Legislação Trabalhista;
- Marketing;
- Entre outras.
A partir do estudo comportamental e prático das disciplinas que explicam o funcionamento de uma organização, o profissional da área se prepara para atuar na gestão inteligente em diversos âmbitos da economia.
Entenda o curso de Marketing
O curso de Marketing é focado na comunicação. Sendo assim, essa graduação aborda matérias teóricas e práticas que explicam a história da profissão e as aplicações no mercado. O objetivo do Marketing, portanto, é aproveitar essas oportunidades a fim de promover uma marca, um serviço ou aumentar a competitividade de uma determinada empresa.
Seguindo essa linha, os profissionais formados são instruídos a entender as oportunidades do mercado de trabalho e a compreender, de forma analítica, o cenário organizacional. Dessa maneira, algumas disciplinas como Economia, Psicologia, Comunicação Pública e Estatística são essenciais para qualquer curso voltado para essa área.
A seguir, você pode ver algumas das principais disciplinas estudadas durante a graduação de Marketing:
- Teoria da Comunicação;
- Planejamento e Gestão;
- Administração em Marketing;
- Comunicação Organizacional;
- Comunicação Pública;
- Defesa do Consumidor;
- Introdução às Mídias Sociais;
- E outras.
É importante destacar que a grade curricular varia de acordo com as especificações de cada instituição que oferece o curso na área de Marketing. Por isso, sempre verifique as matérias tratadas em cada universidade antes de escolher em qual delas ingressar.
Qual a diferença entre a Administração e o Marketing?
Apesar de ambas as profissões terem o foco no sucesso de uma organização, cada uma lida de maneira distinta para que esse objetivo seja alcançado. As duas áreas adotam estratégias para alcançar a sustentabilidade de um negócio, mas é importante diferenciá-las na prática.
Analisando o contexto do curso de Administração, entende-se que o foco da formação é aplicar conhecimentos de gestão e gerenciamento de recursos de uma empresa, de modo a alinhá-los às oportunidades do mercado. Além disso, o profissional da área pode atuar na função de assegurar a prosperidade das relações entre a empresa e seus colaboradores.
Já em relação ao Marketing, a gestão é muito mais comunicacional do que de gerenciamento de recursos. Os profissionais da área são capacitados a promover a imagem de uma organização, assim como seus serviços, por meio de estratégias que engajam o público e agregam valor à empresa.
Quais as oportunidades para cada uma dessas profissões?
As oportunidades são várias dentro do mercado de trabalho, visto que cada vez mais as empresas se preocupam com a gestão correta de recursos e também com a promoção de seus ideais, serviços e diferenciais em relação aos concorrentes.
Para profissionais de Administração, o campo de atuação é muito amplo e a demanda por trabalhadores é distribuída por diversos setores da economia. O mercado de trabalho precisa de profissionais da área para se manter rentável e organizado, por isso há uma gama de oportunidades. Entre as principais áreas de atuação, temos:
- Recursos Humanos;
- Gestão Financeira;
- Logística;
- Empreendedorismo;
- Gestão de Projetos;
- Vendas.
Já pensando no âmbito do Marketing, a tendência atual está concentrada no meio digital, espaço no qual as organizações possuem um potencial global de comunicação com o público-alvo. No entanto, as oportunidades vão desde a formação da identidade corporativa até a criação de campanhas publicitárias. Veja a seguir algumas possíveis áreas de atuação:
- Endomarketing;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing Digital;
- Neuromarketing;
- Marketing Social;
- Branding.
Dessa maneira, é possível perceber a proximidade entre as duas áreas, mas também distinguir as especificações profissionais de cada uma delas.
Qual a diferença de faixa salarial?
Para os profissionais de Administração, a faixa salarial varia, em média, entre R$ 2.500,00 para recém-formados e R$ 6.000,00 para profissionais que já possuem experiência no mercado de trabalho.
Já em relação ao Marketing, a faixa salarial varia entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, dependendo do nível de experiência do profissional.
Mas lembre-se: a média salarial pode variar de empresa para empresa, dependendo do cargo ocupado.
Devo escolher Marketing ou Administração?
A escolha é válida para ambas as profissões. Mas cabe a você analisar o cenário no qual seus interesses melhor se encaixam. O perfil ideal para ambas as profissões possui semelhanças, mas também destacam-se algumas habilidades específicas que ajudam o profissional a se consolidar tanto na área de Administração quanto na área de Marketing.
Por exemplo, uma das principais características de um bom profissional de Administração é o senso de liderança e a organização. Além disso, é importante que o profissional seja analítico, uma vez que precisa entender o contexto geral do mercado de trabalho.
O curso de Marketing, por sua vez, exige além do perfil analítico, uma pessoa comunicativa, já que o principal mecanismo estudado é a própria comunicação. Além disso, é essencial que o profissional dessa área esteja atualizado em relação às tendências atuais do mercado e saiba como usar a criatividade e a inovação para promover suas estratégias de conteúdo.
Por fim, podemos concluir que o Marketing e Administração são duas profissões que permitem atuação conjunta, por meio do planejamento, da gestão eficiente e das estratégias de promoção de marca, questões pertinentes a diversos setores da economia.