O Exame de Ordem da OAB, que ocorre em três edições por ano, é composto por duas fases. Na primeira, a prova consiste em questões de múltipla escolha em que o candidato deve ter um índice de acertos de pelo menos 50%.
Já na segunda fase, a prova é de caráter discursivo e conta com 4 questões e uma peça prático-profissional, em que o aluno escolhe a matéria no momento da inscrição. Para ser aprovado, é preciso ter uma nota igual ou superior a 6.
Contudo, se você mandou bem na primeira fase do Exame da OAB mas acabou sendo reprovado na segunda etapa, não precisa se desesperar. Aliás, isso é muito mais comum do que você imagina. Com a repescagem da OAB, você não precisa recomeçar tudo do zero. E acredite, tem muita gente que não sabe disso!
Então, que tal ficar por dentro de como funciona a repescagem do Exame da OAB? Acompanhe a leitura até o final e saiba como aproveitar esta oportunidade.
O que você verá neste artigo:
Para que serve a repescagem da OAB?
A prova de repescagem da OAB foi criada no ano de 2013, passando a fazer parte do edital a partir de 2014, no XIII Exame de Ordem. Sua principal vantagem é que os candidatos não precisam se preocupar com a prova objetiva, podendo focar apenas no estudo dos conteúdos da segunda fase.
Ou seja, a repescagem da OAB serve para que o candidato não precise recomeçar sua preparação desde o início, uma vez que já demonstrou condições de ser aprovado na primeira fase. Na prática, isso significa ainda mais tempo de estudo. São aproximadamente 4 meses em que o candidato pode ter foco total na preparação para a prova discursiva.
Quem pode se inscrever na Repescagem da OAB?
O edital complementar do Exame de Ordem da OAB prevê que somente alguns candidatos podem realizar a prova de repescagem. Para ter o direito de concorrer, é preciso ter sido aprovado na primeira fase do exame anterior. Vale destacar que o aproveitamento ocorre sempre no exame seguinte, não sendo válido por mais de uma edição.
Além dos candidatos aprovados na primeira fase e que foram reprovados na segunda, candidatos que não compareceram à prova também podem se inscrever na repescagem. Assim, caso haja algum imprevisto que inviabilize a participação na segunda fase, ela pode ser feita na edição seguinte do exame.
Qual o índice de reprovação no Exame da OAB?
O Exame da OAB é constantemente associado a uma prova difícil e que possui um alto índice de reprovação, o que assusta uma boa parcela dos candidatos que nunca realizaram a prova. Por ser um teste que certifica o conhecimento dos bacharéis em Direito e dá a licença necessária para exercer a advocacia aos profissionais da área, a prova é de fato desafiadora.
No entanto, você pode ser aprovado com bastante estudo e preparação, afinal, só depende de si para alcançar seu objetivo. Nos últimos anos, o Exame da OAB tem recebido uma média de 130 mil candidatos por edição. De acordo com o relatório Exame da OAB em Números, publicado em 2020 pela FGV, o índice de reprovação tem variado entre 70% e 80%.
Entre as regiões brasileiras com maior taxa de reprovação, estão o Norte e o Centro-Oeste, enquanto as regiões Sul e Nordeste possuem as maiores taxas de aprovação.
Vale a pena fazer a prova de Repescagem da OAB?
Se você se enquadra no público-alvo da prova, a resposta é simples! Aproveitar a oportunidade da repescagem é muito importante, por isso, vale a pena ficar atento em todas as regras e prazos estipulados no edital.
A boa notícia que as estatísticas do Exame da OAB nos revelam é que a imensa maioria dos candidatos aprovados conseguem passar nas primeiras tentativas. Ou seja, se você não conseguiu na sua primeira tentativa, a prova de repescagem é uma chance de ouro para conquistar a tão sonhada aprovação.
Assim, você pode focar totalmente no estilo de prova discursivo e treinar principalmente as suas habilidades práticas e interpretativas, que serão cobradas a partir das questões da prova.
Como se inscrever na Repescagem da OAB?
Caso o candidato cumpra os requisitos para participar da prova de repescagem, a inscrição deve ser feita na página da Fundação Getúlio Vargas. No portal, o candidato poderá alterar a cidade onde deseja realizar a prova, além de ter a possibilidade de mudar a matéria da peça profissional.
Outro aspecto positivo da prova de repescagem é que o candidato não precisa arcar com os custos totais de uma nova inscrição no exame completo. Para a repescagem, a taxa de inscrição é de R$ 147,50, metade do valor da inscrição na primeira e segunda fase da OAB.
Alguns candidatos ainda possuem o direito de solicitar isenção da taxa de inscrição. Para isso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Prepare-se para a Repescagem da OAB com os cursos da Voomp!
Se irá realizar a repescagem, ou seja, somente a segunda fase do exame, a Voomp é o lugar ideal para a sua preparação. Em nossa plataforma, você encontra cursos com foco em matérias específicas e voltados para a segunda etapa do exame.
Além disso, a Voomp reúne diversos cursos preparatórios para candidatos em qualquer estágio de estudos. Além de cursos focados em resoluções de questões, intensivos e extensivos, você aproveita ótimos materiais didáticos e apostilas que irão dar um up na sua jornada.
Então, não perca tempo e estude com o que você tem de melhor. Acreditamos no seu potencial, vamos juntos em busca da aprovação!
Obrigado pela companhia e até a próxima.