Ciência que estuda o mercado consumidor e desenvolve estratégias para agregar valor a produtos e serviços existentes, o Marketing, cada vez mais gera interesse, com abertura de vagas para diferentes campos de trabalho.
Porém, aqui você vai compreender o que é Marketing, sua importância como disciplina de Administração, e como é possível se tornar um bom profissional da área aproveitando oportunidades de trabalho.
O que você verá neste artigo:
O que é Marketing?
Segundo a definição da AMA (American Marketing Association), publicada em 2005, Marketing é: “uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.
Em 2008, a mesma instituição publicou como definição: “é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.
Ou seja, o objetivo principal do Marketing é agregar valor para negócios e marcas, por meio de estratégias e ações.
Para isso, são analisados e trabalhados os comumente chamados 4 “Ps” do Marketing: Produto, Preço, Promoção e Ponto de Distribuição.
Devido ao fato, de entre as ações mercadológicas serem criadas propagandas ou divulgações em mídia, há uma constante comparação com o curso de Publicidade e Propaganda, porém, estas se tratam de algumas disciplinas do Marketing, sendo apenas uma parte dessa ciência.
Marketing na faculdade de Administração
Agora, vamos falar também, da conhecida como Mercadologia ou Estudos de Mercado. O Marketing é uma disciplina, geralmente presente na grade curricular dos cursos de graduação em Administração a partir do segundo período.
Além disso, na graduação em Administração também são abordadas outras disciplinas auxiliares nos conhecimentos sobre a área, como: Estatística, Comportamento Organizacional, Comportamento do Consumidor, Sistemas Mercadológicos, entre outras.
Por isso, os alunos de Administração precisam estudar esta disciplina para compreender a importância das estratégicas mercadológicas e seus impactos em uma empresa.
Então, após concluir uma graduação em Administração, o estudante que se interessa em mais conhecimento da área, poderá procurar uma especialização em alguma das ramificações desta ciência, ou investir em um MBA em Administração e Marketing.
Para compreender melhor as diferenças entre as faculdades de Marketing e Administração, recomendamos a leitura do artigo Administração x Marketing: qual carreira seguir.
Ramificações do estudo de Marketing
Esta ciência é dividida em diversos conhecimentos específicos, como por exemplo: Marketing de Conteúdo (com estratégias para Internet e redes sociais); Endomarketing (que foca nos colaboradores da empresa e processos internos); Marketing Social (voltado para o Terceiro Setor); Gestão de Sistemas de Informação; além de Tecnologia, Gestão e Estratégia de Vendas.
Nesse sentido, uma área em crescimento é o Marketing Digital, voltado para o mundo virtual da internet e redes sociais, que possui especialização com disciplinas específicas e grande procura.
Para conhecer mais sobre Marketing Digital, recomendamos a leitura do artigo da Academia Tech: O que é Marketing Digital.
Mercado de trabalho na área de Marketing
Entre as diversas áreas desta ciência, a mais comum é o planejamento de estratégias para divulgação e consolidação da imagem de empresas, indústrias e comércios, além dos produtos e serviços ofertados.
Portanto, o profissional de Marketing pode atuar com pesquisas de mercado, voltadas não só para empresas e instituições, mas também para avaliação de marcas, produtos ou pessoas.
Consultoria de Qualidade, Gestão de Visual de Loja, ações publicitárias, e merchandising, também são algumas das áreas de atuação voltadas para pontos de venda.
Também pode atuar com Marketing Político, realizando estratégias de campanhas eleitorais, pesquisas, gestão de relações públicas e imagem de candidatos, visando a vitória em eleições municipais, estaduais ou federais.
Além disso, também pode ser um profissional de Marketing para o Terceiro Setor, atuando em divulgação de entidades e campanhas beneficentes, assim como campanhas de esclarecimento e educação.
O que é preciso para ser um bom profissional
Entre as habilidades desejadas para se tornar uma referência nesta profissão, está a facilidade e conhecimento para lidar com ferramentas de tecnologia, pois cada vez mais é necessário o uso de aplicativos para gerenciamento e criação de campanhas mercadológicas.
Então, é importante ter criatividade, boa comunicação, exercer a liderança nos trabalhos em equipe, habilidades de gestão, lidar com números para calcular orçamentos ou planilhas.
Um dos possíveis caminhos é progredir nos estudos, cursando uma pós-graduação para se especializar em um dos ramos do Marketing, ou até mesmo prosseguir para um mestrado ou doutorado, que enriquecem o currículo.
Por vezes, em alguns locais do país, há uma carência de profissionais especialistas, com ofertas de áreas em diferentes campos de atuação, como a educação, com a possibilidade de lecionar disciplinas de Marketing em cursos e universidades.
Motivos para investir em uma carreira em Marketing
Como todo mercado em expansão, as carreiras nesta área oferecem inúmeras oportunidades para trabalho nos diferentes campos de atuação que a área permite.
Por analogia, focar em uma destas áreas de acordo com as competências e habilidades e se especializar é uma boa dica. Além de se atualizar em cursos, pois é uma ciência em constante mudança.
O aumento do interesse em redes sociais, a convergência digital, em que cada vez mais o mundo passa a maior parte do tempo conectado, recebendo novidades na palma da mão por meio dos dispositivos móveis e o crescente consumo de novos produtos, faz deste estudo uma necessidade para o crescimento das empresas.
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