InícioPós-graduaçãoCiência de DadosO que faz o profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

O que faz o profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Conforme os dados são coletados das empresas, eles se tornam mais complexos e vastos, para que ocorra uma gestão deles, se faz necessário um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Neste post vamos mostrar o que ele faz.

De forma simples, esse profissional arruma os “dados desordenados” que podem dificultar a navegação de colaboradores em organizações e empresas de todos os tamanhos. E aí entra o profissional de Inteligência de Dados e Análise de Dados.  Com a finalidade de navegar, analisar e refinar dados a fim de obter percepções reais e aplicáveis.

Aqueles que fazem serviços baseados na Inteligência de Dados (conhecido como BI), ou na Análise de Dados, usam as informações coletadas para ajudar a empresa. A fim de aumentar sua eficácia e maximizar os lucros, são vasculhadas grandes quantidades de dados. Através de consultas eficazes, e depois a produção de relatórios, são identificadas tendências para gerar percepções de negócios.

O profissional de Inteligência de Mercado deve ter uma gama de habilidades de Análise de Dados que o ajudam bastante. O que é essencial em uma área que depende tanto de aptidões de trabalho em equipe e comunicação elaborada, seja em forma escrita ou verbal.

O que faz um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Esses analistas são parte crucial para tornar útil a grande quantidade de informações e dados disponíveis na maioria das empresas. Esse profissional busca unir o mundo dos negócios e a tecnologia da informação, tendo melhor especialização em um destes domínios.

Além disso, eles são capazes de minerar e analisar dados a fim de recomendar estratégias de crescimento para uma empresa. Dessa forma, quando um profissional de Inteligência de Mercado faz algum tipo de recomendação, eles são  conduzidos para seminários. Assim outros funcionários, o que inclui gerentes de treinamento, podem executar uma monitoria desses novos sistemas implantados.

Na atualidade, o trabalho de um profissional em Ciência de Dados e Análise de Dados busca avaliar tanto os dados da própria empresa em que está inserido, quanto os dados de concorrentes. Com a finalidade de descobrir formas de melhorar a posição de sua empresa no mercado como um todo.

Especialistas

Bons analistas de Inteligência de mercado examinam sistemas, funções, e procedimentos da empresa. Elesevão encontrar quais áreas podem aumentar a eficiência e, consequentemente, suas margens de lucro.

Esses especialistas de Inteligência de Mercado tendem a considerar novas formas por quais as empresas podem desenvolver novas formas de agir. Os analistas de dados que usam Inteligência de Mercado também podem ter a função de contratar outros especialistas, como arquitetos de dados.

Como fazer uma carreira em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Antes de mais nada, busque seu diploma de graduação. Seja em Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Ciência de Dados, Administração de Empresas, Engenharia Economia.  Ou em um campo relacionado que ofereça uma visão dos processos de negócios e operações de uma organização.

Será preciso entender o máximo que puder sobre toda estruturação de dados antes de entrar na profissão. Portanto, busque procurar aulas de Arquitetura de Dados, Design de Banco de Dados, Mineração de Dados, Visualização de Dados e outras matérias semelhantes. Também será preciso ter fortes habilidades em SQL e Excel antes mesmo de se formar.

Depois, é recomendado que você obtenha um estágio para conseguir experiência de trabalho, pelo menos em nível básico. Normalmente, sempre é esperado que o profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados tenha alguma experiência.

A não ser que o indivíduo seja capaz de complementar essa experiência com algum mestrado em Administração de Empresas, o que é suficiente para a maioria dos empregadores.

Busque estágios em setor financeiro

Uma ótima forma de começar na área é conseguir um estágio no setor financeiro, afinal, esse setor oferece um bom ponto de vista sobre como uma empresa deve funcionar.

Em seguida, após a formação considere ter um emprego como analista de dados, ou redator de relatórios de dados. Busque oportunidades para consultar bancos de dados em SQL e gerenciar o escopo de projetos.

Todas essas experiências provavelmente irão lhe dar contatos importantíssimos dentro da indústria em questão. Assim te dará  maior noção de como funciona todo o processo. .

Sem dúvidas, obter uma certificação profissional na área poderá ser um diferencial no momento de conquistar um novo cargo. Atualmente, a melhor certificação para esse tipo de profissional é o certificado de Data Analyst Associate da Microsoft. Esse certificado prova que você tem as habilidades essenciais para projetar em SQL e fornecer diversas soluções baseadas em dados.

MBA e especializações

De maneira geral, esse profissional não exerce função de nível básico. Ele precisa possuir  experiência de quatro a cinco anos para que seja possível ocupar o cargo.

Provavelmente, também será preciso ter dois anos de experiência em supervisão dentro de uma empresa, pois os analistas de mercado e os profissionais de Inteligência de Mercado costumam ter várias responsabilidades após a contratação.

Dessa forma, recomendamos que seja alcançado um grau avançado, como um mestrado em administração de empresas (MBA). Assim, o serviço será executado da melhor forma possível, de preferência, como o empregador deseja.

Veja como funciona a dinâmica de trabalho de um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados:

  • Se reunir com clientes para saber as necessidades e preocupações
  • Conduzir entrevistas para coletar informações e obter feedbacks de clientes e empregadores
  • Coletar dados e extrair dados de depósitos para uso em relatórios, usando técnicas avançadas de consulta
  • Analisar dados recentes com aplicativos de software
  • Criar relatórios de forma resumida das classificações atuais da empresa
  • Apresentar recomendações para a alta administração sobre as maneiras de aumentar eficiência
  • Supervisionar a implementação de iniciativas tecnológicas
  • Desenvolver novos modelos analíticos e técnicas para uma empresa padronizar a coleta de dados

Eventualmente, serão exigidas certas habilidades para que tudo que foi dito acima possa acontecer e ter efetividade. Um exemplo disso é possuir excelentes habilidades de comunicação e apresentação para compartilhar recomendações baseadas em dados.

Ou então, ter habilidades criativas para resolver problemas, além de pensamento crítico para conseguir encontrar soluções inovadoras.

Segundo o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, o mercado de trabalho para o profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados deve crescer 11% entre 2019 e 2029. Isso significa que empresas de todos os campos buscam maneiras de se destacar de forma inteligente, e os analistas de dados e de Inteligência de Mercado podem fornecer os insights tão necessários que podem criar vantagens e colocar sua empresa à frente das demais.

Ficou interessado? Então aproveite para ver outros conteúdos da Academia Tech, aqui na Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.